Eu já fui diagnosticado com depressão e borderline, vi que tenho sintomas sim dos dois, mas tem uma

34 respostas
Eu já fui diagnosticado com depressão e borderline, vi que tenho sintomas sim dos dois, mas tem uma coisa que eu sou, muito ansioso, queria saber se isso é normal?
A ansiedade pode ser controlada com um tratamento medicamentoso auxiliado com a Terapia. Identifique que fatores estressantes no seu dia podem fazer com que se sinta mais ansioso. O seu nível de ansiedade prejudica suas atividades básicas como trabalho, estudo, relações sociais? Você precisa de cuidados. Em relação aos diagnósticos que já recebeu, como está o tratamento? Sugiro que volte ao seu médico para que ele ajuste a medicação para que você tenha ganhos em qualidade de vida. A terapia junto com a medicação pode auxiliar muito. Procure um psicólogo e veja como através de uma escuta profissional, você terá um lugar de acolhimento e cuidado onde poderá cuidar dessa e outras questões que surgirem durante o processo. Cuide-se. Veja-se além dos sintomas como uma pessoa de possibilidades ! Um abraço!

Olá, O transtorno de personalidade borderline é um transtorno crônico que inicia geralmente no final da adolescência. Diferente da depressão, do transtorno bipolar e das psicoses não há uma medicação específica para o transtorno borderline (apesar de algumas ajudarem a reduzir alguns sintomas), assim o tratamento é principalmente realizado com psicoterapia. Atualmente as melhores evidências terapêuticas para transtorno borderline envolvem as terapias contextuais (Dialética por exemplo). Digo isso pois o transtorno borderline mimetiza sintomas de outras condições mentais (irritação, impulsividade, tristeza, raiva, medo e inclusive ansiedade). Apesar de ser possível a ocorrência de outras condições concomitantes (depressão e ansiedade, por exemplo) é comum que ocorram alguns erros diagnósticos, pois estes sintomas são comuns durante o transtorno borderline independente de outros diagnósticos.
Então a primeira pergunta que te faço é: como tem sido o teu tratamento? é muito importante que tu elejas um profissional capacitado (preferencialmente com experiência em transtornos de personalidade) para te acompanhar de forma longitudinal. Estas dúvidas que tu expressa aqui são elementos que tu precisa discutir com teu psicólogo / psiquiatra para que vocês possam juntos compreender a tua estrutura psíquica e a partir disso direcionar as estratégias de forma longitudinal.
Olá! Sim. É possível ter diagnóstico de depressão e também ser ansioso. Como está sendo acompanhado pelo médico oriento que converse com ele a respeito deste sintoma e seria importante procurar um acompanhamento psicológico para tratar dos aspectos emocionais. O tratamento farmacológico junto com a terapia tem resultados muito positivos. É um espaço para você falar de si, do que te incomoda, das suas dores. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Um abraço.
Olá
Ter ansiedade é normal, no mundo da ansiedade existem ansiedade adaptativa e ansiedade patológica. O problema está quando essa ansiedade resulta em prejuízos psiquicos a você.
Acho interessante agendar uma consulta psicológica.
Comportamentos/sintomas de ansiedade podem compor diversos tipos de "transtornos" enquanto "componente ansiogênico" assim como outros (como alterações no sono p. ex.). Além disso é possível ainda haver comorbidades. O que deve ser levado sempre em conta não é bem a questão de ser normal ou anormal, mas a relevância destes quanto ao nível de prejuízos na sua vida.
O transtorno de personalidade boderline pode ter como comorbidade quadros de depressão e ansiedade,no entanto,como alguns aqui já disseram é que essas condições (depressão/ansiedade) podem ser diagnósticadas erroneamente,pois o transtorno de personalidade tem como características oscilações de humor e alterações psicológicas similares a quadros de ansiedade e depressão. É importante fazer acompanhamento psicológico e psiquiatrico para avaliar se há necessidade de medicamentos que sejam moduladores de humor.
A necessidade de “ser normal” pode trazer questões bastante interessantes sob a ótica da psicologia. Agora uma tendência a ter muita influência na vida pela ansiedade obviamente não é saudável. É natural ter experiências agradáveis e desagradáveis, contudo é mais inteligente desenvolver uma boa relação com ambas as situações, o que inclui o que surge apenas mentalmente. Sem dúvida, a consideração da relação corpo-mente e mente-corpo são contempladas nas estratégias de tratamento da Terapia EMDR e Dor. Um abraço!
Olá! Tendo em vista o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Boderline, é comum ocorrerem sintomas típicos de um quadro depressivo e outros relacionados à ansiedade, devido a intensa instabilidade de humor. Recomendo que persista no tratamento psicoterapêutico e encontre um psiquiatra de confiança pois os medicamentos, em conjunto com a psicoterapia, podem te trazer um ganho significativo em qualidade de vida.
Desejo uma vida plena para você! Um abraço.
Entendemos que normalidade tem um sentido muito amplo. Você já possui diagnóstico de dois transtornos que interferem bastante em sua saúde mental e que precisam estar em constante acompanhamento por profissionais de psicologia e psiquiatra. A ansiedade está muito próxima da depressão, entretanto, sabemos que devido as circunstâncias causadas pela pandemia, os sintomas tem se agravado. Converse com seus profissionais a respeito. Forte abraço.
Olá, meu amigo!
O normal é você viver focado no seu momento presente, consciente das duas experiências e em paz. Tanto o transtorno de bordelaine, depressão e ansiedade representam anormalidade. Você deve procurar um psicólogo para identificar as causas desses distúrbios e ajudá -lo na cura para que você tenha uma vida saudável.
Estou à disposição.
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Os diagnósticos psiquiátricos são importantes no sentido de fornecerem um caminho para qual intervenção deve ser aplicada a cada caso. No entanto, alguns diagnósticos podem não ser precisos em virtude de diversos fatores como experiencia do profissional, relato do paciente, evolução do caso, variações de comportamento do paciente. Todas essas variaveis devem ser consideradas para que um diagnóstico bem feito seja produzido. Não raramente pessoas com TAB, são diagnosticadas com depressão, pois na fase depressiva a pessoa é diagnosticada, mas não continua acompanhando com o psiquiatra posteriormente para saber se houve a virada da fase de mania ou hipomania. Além disso, existe a possibilidade de haver comorbidades clinicas no curso do caso, o que significa que uma pessoa pode apresentar mais de um transtorno, ou seja, ela satisfaz tanto os criterios para um quanto para outro diagnóstico. Portanto, é importante seguir um acompanhamento psiquiátrico e psicológico para que o diagnóstico possa ser aperfeiçoado e o curso de tratamento de ambos profissionais seja mais adequado e preciso às necessidades do seu caso.
Olá
Claro que você é normal, assim como todo mundo, você tem doenças/patologias que precisam ser tratadas. Você não é melhor e nem pior que ninguém.
Se trate com um psiquiatra e um psicólogo da sua confiança para poder ter uma melhor qualidade de vida.
Boa sorte

Não é incomum que pessoas diagnosticas com um Transtorno de Humor, como a depressão, ou de Personalidade, como o Borderline, tenham comorbidade (associação) com outros transtornos como o de ansiedade. O diagnóstico correto quem pode fazer é um Psiquiatra, e o tratamento mais indicado para casos como o seu é através do acompanhamento com um Psiquiatra que poderá te ajudar com medicação se for necessário e com um Psicólogo que te ajudará a entender quais padrões cognitivos e comportamentais corroboram para manutenção dos sintomas e te ensinará técnicas para lidar com cada um deles.
Olá, agora que você tem esse diagnóstico, fica mais. fácil o tratamento, pois será mais certeiro, e sim a ansiedade é comum dentro destes transtornos. Para melhor ter uma qualidade ed vida , te indico nesse primeiro momento a procurar ajuda com um psicoterapeuta. Espero ter te ajudado. Abraço!
A ansiedade no quadro Bordeline é bastante comum pela dificuldade nas relações sociais e pela forma de perceber o mundo. A psicoterapia é fundamental nesses casos para que você possa desenvolver uma capacidade de conter as emoções que surgem tão intensamente. O psicoterapeuta é o profissional indicado para isso. Espero que fique bem! Estou a disposição para ajudar! Forte Abraço!
Olá, venha conversar comigo e dizer o que é essa ansiedade.
Eh necessário ver a origem desta ansiedade .
Busque ajuda . Vc se sentirá melhor .
Olá, boa tarde. Os quadros depressivos e de borderline são considerados doenças que devem ser tratadas com psicólogo e psiquiatra. É muito comum a ansiedade aparecer como um sintoma "secundário" dentro desses diagnósticos, é normal. Busque tratamento para que possa ter uma melhor qualidade de vida e que possa aprender a lidar melhor com essas questões e emoções tão intensas.
Olá! Pelo seu relato do diagnóstico acredito que você já faça acompanhamento com Psiquiatra. Mas e a Psicoterapia? Você tem feito? O tratamento dessas condições é feito também com o suporte do Psicólogo. A Psicoterapia é uma importante ferramenta no manejo dos sintomas. Combinar os dois tratamentos é o que tem trazido melhores resultados. Sobre a ansiedade, ela é uma emoção natural. Ou seja, faz parte da vida de todas as pessoas. Então é absolutamente normal senti-la. Porém, se ela se apresenta de maneira exagerada, essa questão também precisa ser trabalhada. Fale sobre isso com o seu médico e dê início a Psicoterapia. Com o tratamento adequado ficará mais fácil diferenciar a ansiedade normal da patológica e você aprenderá a lidar melhor com o que te causa angústia. Espero ter ajudado. Cuide-se bem!
Olá! Na realidade, a depressão e a ansiedade podem, sim, coexistir em uma mesma pessoa. Muitas vezes os sintomas acontecem simultaneamente e a relação entre elas pode não ser tão simples de ser identificada. Por isso, é importante compartilhar sua ansiedade com seu médico psiquiatra e com um psicólogo, para que seja avaliado a intensidade e se está provocando prejuízos na sua vida. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar a aprender a lidar com sua ansiedade. Será um prazer te ajudar! Fico à disposição para possíveis dúvidas. Abraços!
Olá boa noite ! A ansiedade quando experimentada em níveis mais elevados precisa ser tratada não importando ao transtorno que esteja associada. Busque ajuda psicólogica, vc merece esse apoio para ter uma vida mais saudável. Abraço
Oii! Depende do grau da ansiedade. É comum borderlines sentirem ansiedade, mas talvez seja uma comorbidade com transtorno de ansiedade generalizada. Acho importante mencionar a ansiedade e de que forma ela te prejudica ao consultar seu psicólogo e psiquiatra :)
É comum que a depressão, por exemplo, tenha sintomas ansiosos associados. O mesmo vale para outras condições, que normalmente acompanham outros transtornos, o que chamamos de comorbidade. Em caso de dúvida, consulte seu médico psiquiatra ou psicólogo.
Olá! É possível essa comorbidade.
Olá. Por natureza, se é Border você apresentará o quadro de ansiedade. Importante é controlar seus gatilhos e as vezes ter o auxílio medicamentoso devido à depressão. De mais, a partir da idade ir avançando o transtorno de personalidade borderline vai se amenizando. Mas a terapia associada poderá lhe ajudar e muito nesta ansiedade.
Abraço.
É comum aparecerem pessoas com sintomas deste três aspectos sim, neste caso, importante começar já um processo terapêutico, entenda que essa será uma decisão muito assertiva, o processo é leve e tende a gerar muitos resultados positivos.
A Depressão associada ao Transtorno Borderline tende a gerar muitos sintomas de ansiedade. Isso é esperado para o seu quadro. Procure ajuda! Atenciosamente.
Sim, normalmente é comum termos comorbidade nesses casos. É importante o tratamento psicoterápico e caso seja necessário o tratamento medicamentoso. De toda forma, procure ajuda para a melhora dos sintomas.
O conceito de "normal" é muito relativo.
Na psicologia, convém pensar se o que é vivido pelo paciente causa algum tipo de incomodo ou prejuízo social, e procurar ajuda especializada sempre que responder 'sim' a alguma dessas alternativas.

Exemplo didático:
Posso me sentir ansiosa quando tenho uma festa com os meus amigos. Posso estar nomeando como "ansiosa", o comportamento de pensar na roupa que vestirei com antecedência, colocar o endereço no waze para estimar o tempo de deslocamento e etc. Percebam que esta ansiedade, não me causa nenhum tipo de problema ou prejuízo.

Agora imaginem que eucomeço a suar frio só de pensar, fico noites sem dormir pensando em tudo de ruim que pode acontecer. É diferente, não? Neste caso, há prejuízo.

Agora ficou mais fácil, saber se é ou não "normal"?
Olá, tudo bem?

Apesar de o conceito de "normalidade" ser bastante relativo, é importante saber que os Transtornos do Humor, como o Depressivo, e os de Personalidade, como o Borderline, comumente são acompanhados de sintomas de ansiedade, ou até mesmo, se apresentam como comorbidades com os Transtornos de Ansiedade.
Considero essencial que relate esses sintomas ao profissional com quem faz acompanhamento, para que, assim como a depressão e o TPB, ela seja investigada e tratada de acordo com o seu contexto.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço!
Olá boa tarde! Só o fato de ter se aberto aqui ja significa muito. Aconselho que busque um processo psicoterapeutico para te auxiliar nessa sua busca de autoconhecimento. Os dois diagnósticos vem acompanhado de ansiedade, mas não só isso, pois tem outros critérios. Porém temos que pensar para além de seu diagnóstico, e sim sobre seu .tratamento, pois com tratamento adequado os sintomas podem diminuir muito.
A psicoterapia pode de auxiliar com tudo isso, e aos poucos você vai se sentir confortável para conseguir falar sobre seus sentimentos não só com a psicóloga(o) mas também com outras pessoas. Me coloco a disposição, sou a letícia e sou psicóloga
Sentir ansiedade em algum grau é normal, mas de forma geral ela nçao traz desconfortos. Na sua escrita parece que você julga que sua ansiedade é mais do que o normal, se incomoda com ela de alguma forma, então seria interessante buscar ajuda de um psicólogo para lidar com ela. Abraço
É perfeitamente normal sentir ansiedade, especialmente quando se vive com condições como depressão e transtorno borderline. A ansiedade é uma resposta natural do corpo ao estresse e às incertezas da vida. No entanto, se você está enfrentando uma ansiedade excessiva e constante, é importante buscar suporte profissional para entender e tratar essa questão.

Conversar com um psicólogo ou psiquiatra especializado pode ser muito útil. Eles podem ajudá-lo a identificar as causas subjacentes da ansiedade, desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis e, se necessário, considerar opções de tratamento, como terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou medicamentos específicos para ansiedade.

Lembre-se de que cada pessoa é única e experiências variadas em relação à ansiedade. O importante é buscar o apoio necessário e desenvolver habilidades para lidar com a ansiedade de maneira saudável, proporcionando um bem-estar geral para sua vida.