Eu não consigo parar de imaginar cenas na minha cabeça eu tento controlar mas não consigo, oque poss

34 respostas
Eu não consigo parar de imaginar cenas na minha cabeça eu tento controlar mas não consigo, oque posso fazer para isso parar?
O fato de você estar constantemente imaginando cenas em sua mente pode ser algo normal, mas se isso está causando desconforto ou interferindo em sua qualidade de vida, você pode tentar algumas estratégias para lidar com essas imaginações intrusivas, como meditação ou atividades físicas. Procure identificar qual o gatilho para esses pensamentos intrusivos também. Mais importante ainda é buscar o acompanhamento de um profissional de saúde mental. Um terapeuta pode ajudá-lo a entender e lidar com esses pensamentos de forma mais eficaz.

Olá!
Imaginar cenas frequentemente pode está ligado a episódios traumáticos, estresse pós traumático entre outros.
Busque ajuda, tente associar o que são.
Uma análise pode ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 150
Olá.
Se isso a esta incomodando ,procure sem dúvida ajuda profissional de saúde mental para ser avaliada.
Breno Schweller
É normal fiar imaginando cenas sim, fazemos isso desde quando somos crianças. O devaneio excessivo pode ser um sintoma de ansiedade, como de evitação, frustração... Vai depender do contexto o qual ele se apresenta.
O importante é perceber o quanto essa imaginação pode reverberar em sua vida e comprometer sua produtividade cotidiana.
Olá! A imaginação é uma das funções mentais mais poderosas da mente. Se vem lhe causando sofrimento sugiro iniciar uma psicoterapia. Abc
Olá! A primeira questão a ser esclarecida é: você deve procurar um profissional que possa te acompanhar nesse processo de desconstrução e(ou) enfraquecimento de imagens perturbadoras e reconstrução de novas imagens baseado em ampliação da consciência, ou seja, descoberta dos acontecimentos que originaram esses pensamentos obsessivos, e percepção dos atuais "gatilhos" que provocam a repetição dessas imagens.
Seguindo para a resposta que, repito - nunca poderá substituir um processo psicoterapêutico -, sugiro que você realize alguns exercícios que podem melhorar a sua qualidade de vida com novas imagens e pensamentos mentais:
1. Perceber com mais atenção quando começar a surgir esse tipo de imagem;
2. Observar as circunstâncias que geraram essas imagens (ambiente, palavras, imagens, pessoas);
3. Critique: qual o fundamento para eu imaginar isso? Existem outras razões ou valores que eu ache importantes para gerar outras imagens? Que imagens eu aprecio e que eu quero que se fortaleçam?
4. Construa uma pequena história ao redor dessa nova imagem.
5. Repita o processo sempre que as imagens indesejadas surgirem na sua mente.
Esse é apenas um exemplo de recurso utilizado na psicoterapia para a melhoria da qualidade dos pensamentos.
Os primeiros dias são os mais difíceis, por causa da acomodação com o que já é conhecido e do trabalho gerado pelo esforço para mudar (dentre outras razões). Por isso, o primeiro passo é querer mudar e acreditar que pode! Espero ter ajudado de alguma forma.
Olá! Os pensamentos acelerados e intrusivos revelam sintomas importantes de perda de saúde mental, estes causam muitas angustias. Em acordo com as suas informações, te aconselho a buscar ajuda profissional, de preferência um terapeuta cognitivo comportamental.
Diante de perda de energia e de tempo relatado, com pensamentos que provavelmente são muito desagradáveis e ansiogênicos, o seu caso deve ser conduzido com o tratamento adequado para retomada de seu bem estar. Te desejo muita saúde e prosperidade. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 240
Olá, quais são as cenas ? Me conte aqui.
Ola boa noite! O fato de imaginar cenas é normal, o que precisa de atenção é o quanto estas cenas tem te impactado, gerado ansiedade, preocupações. Quando o excesso te causa desconforto e se torna negativo é o momento de procurar acompanhamento psicológico para lidar com estes pensamentos e entender sua origem, se está relacionamento a um quadro de ansiedade, a traumas, se são pensamentos repetetitivos - toc.
Me coloco a disposição para que possa conhecer meu trabalho.
Um abraço @psiluanamarys
Como por alguns colegas a imaginação é algo normal. Porém em alguns momentos essas imaginação pode ser catastrófica e remeter a algumas experiências já vivenciadas. Considero importante a procura por um profissional para que consiga lidar com a imaginação. Estou a disposição! Abraço,
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
A mente humana é criativa, imaginativa. Contudo, você parece estar tratando de algo que está em um nível exacerbado e incontrolável. Procure auxílio profissional para a melhor compreensão das razões e também estratégias de alívio, redução.
Se está gerando desconforto o ideal é buscar ajuda psicológica para entender o que está despertando esses pensamentos, o que fazer quando eles surgirem…
Evitar, tentar se esquivar deles não ajuda, só vai intensificar. No processo terapêutico você aprenderá a como lidar com eles e reduzir a intensidade/frequência.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! A mente é algo altamente complexo e não é possível controlá-la. O que podemos fazer é compreendê-la e orientá-la para que ela, a partir de um foco neutro ou positivo, se reorganize e tenhamos paz mental. Mas isso envolve treino e paciência. Mindfulness pode ajudar ou uma psicoterapia. Espero ter te ajudado de alguma maneira. Boa sorte.
Olá! A imaginação é uma capacidade importante na subjetividade. Talvez seja importante você procurar análise para poder falar sobre essas cenas que repetem. Se repete, é porque algo precisa ser elaborado!
Bom dia
Psicoterapia cognitivo-comportamental com foco em pensamentos invasivos. Procure um especialista em transtornos de ansiedade com experiência para seus sintomas não tomarem conta da sua vida diária
É normal ter imaginações vívidas e cenas que acontecem na sua cabeça. Muitas pessoas têm uma imaginação ativa e isso pode ser considerado uma característica criativa. No entanto, se você está enfrentando dificuldade em controlar ou lidar com essas imagens, pode ser útil explorar algumas estratégias para gerenciar isso.
Uma opção é praticar técnicas de relaxamento, como a meditação ou a respiração profunda. Essas práticas podem ajudar a acalmar a mente e reduzir a intensidade das imagens que você está vendo.
Outra estratégia é direcionar sua imaginação de maneira construtiva. Em vez de lutar contra as imagens em sua mente, tente usá-las para inspirar sua criatividade. Se você gosta de escrever, desenhar ou pintar, por exemplo, pode tentar transformar essas cenas em histórias ou obras de arte.
Se essas imaginações estão afetando negativamente seu dia a dia ou causando desconforto emocional, pode ser útil procurar orientação profissional. Um terapeuta ou psicólogo pode ajudar a entender melhor suas experiências e fornecer estratégias específicas para lidar com elas.
Lembre-se de que, embora a imaginação ativa possa ser uma qualidade criativa positiva, é importante equilibrá-la com uma vida funcional e satisfatória. Se esse aspecto da sua experiência mental está afetando negativamente sua qualidade de vida, é válido buscar apoio adequado.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Boa tarde. Penso que o mais adequado, pois me parece que essas cenas são desconfortáveis, é tratar delas em um processo psicoterapêutico. Você poderá, desta forma, aprender a lidar com estas questões. Além disso, poderá entender melhor sobre estas cenas.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia individual - R$ 190
Bem-vindo ao meu consultório on-line! Caso os pensamentos estejam persistentes e constantes busque a terapia imediatamente. Muitas vezes compromete o trabalho, estudo, socialização e até mesmo o sono e alimentação. Caso tenha chegado a esse ponto procure ajuda imediatamente. Alguns casos necessitam de avaliação psiquiátrica, contudo somente a psicologia trata as causas dos sintomas. Pensamentos intrusivos ou os ruminantes, absorvem muita energia, tornando as pessoas exaustas., podendo gerar somatizações. O processo de tratamento envolve técnicas de associação livre, reconhecimento de gatilhos, identificação de traumas entre outros. Não banalize o seu incômodo, busque um profissional qualificado. A perpetuação desses sintomas podem piorar caso não tratado. Seja benevolente com você mesmo. Um forte abraço,
Olá, tudo bem?
Essas cenas ou imagens mentais que você relata, podem estar associadas a algum acontecimento importante que te marcou. Se te incomoda a ponto de você querer fazer parar, é provável que tenha sido um evento traumático. Nesse caso, oriento buscar ajuda profissional, pois é impossível deixar de pensar ou imaginar algo, e nessa tentativa por tentar parar de pensar, os pensamentos e imagens só se intensificam, causando mais dor e mais danos. Fico a disposição caso precise de ajuda. Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos
Olá! Ter pensamentos ou imagens intrusivas pode ser desconfortável. Estes tipos de pensamentos são comuns e podem ser causados por uma variedade de fatores, incluindo estresse, ansiedade ou preocupações pessoais. É importante lembrar que, na maioria dos casos, esses pensamentos não representam uma ameaça real.

Para lidar com isso, você pode tentar algumas estratégias. Praticar a atenção plena (mindfulness) pode ajudar a focar no presente e reduzir pensamentos intrusivos. Quando você perceber esses pensamentos, tente redirecionar sua atenção para algo mais positivo ou construtivo. Se esses pensamentos estiverem causando sofrimento significativo ou interferindo em sua vida, é aconselhável procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Eles podem oferecer orientação e tratamentos específicos, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), para ajudar a gerenciar esses pensamentos de maneira mais eficaz. O mais importante é que você não está sozinho e há apoio disponível para ajudá-lo a lidar com isso.
Trabalhar essas cenas no processo psicoterapêutico pode ajudar bastante! Poderá buscar compreender mais sobre o conteúdo dessas cenas de forma a ressignificá-las pra você.
Olá, Imaginar é natural e saudável, mais se esta acontecendo desvaneios incontroláveis é importante entender o motivo, pois realmente o comportamento descontrolado vai aos poucos minando suas relações, sejam elas estudos, pessoal ou profissional. Sugiro que busque ajuda o quanto antes para compreender os motivos dos pensamentos insidiosos e persistentes. Busque um profissional qualificado que possa realmente lhe ajudar a trabalhar ansiedade que compromete significativamente o seu dia e vem causando esse desconforto. Não desconsidere o alerta que seu corpo esta dando. Espero ter ajudado. abços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180

Olá! É importante reconhecer que ter pensamentos ou imaginações é algo natural e comum para a maioria das pessoas. No entanto, se você está achando esses pensamentos perturbadores ou intrusivos, pode ser útil buscar algumas estratégias para lidar com eles:

Aceite seus pensamentos: Tente não lutar contra esses pensamentos, pois a resistência pode torná-los mais persistentes. Em vez disso, aceite que eles estão acontecendo sem julgamento.

Meditação e Mindfulness: Práticas como a meditação podem ajudar a acalmar a mente e aprimorar o controle sobre seus pensamentos. A atenção plena (mindfulness) pode ajudá-lo a se concentrar no momento presente, em vez de se perder em pensamentos.

Terapia: Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode ajudá-lo a entender a origem desses pensamentos e fornecer técnicas específicas para lidar com eles.

Distração: Envolva-se em atividades que o mantenham ocupado e distraído, como hobbies, exercícios físicos ou passatempos.

Exercícios de Respiração: Aprenda técnicas de respiração profunda ou ioga, que podem ajudar a acalmar a mente.

Redução do Estresse: Identifique e trabalhe para reduzir fontes de estresse em sua vida, pois o estresse pode intensificar padrões de pensamento indesejados.

Avalie seu Ambiente: Certifique-se de que seu ambiente seja seguro e confortável, pois um ambiente seguro pode reduzir a ansiedade e os pensamentos intrusivos.

Evite Estimulantes: Reduza o consumo de cafeína, álcool e outras substâncias que possam aumentar a ansiedade e os pensamentos indesejados.

Exercício Regular: A atividade física regular pode ajudar a liberar endorfinas, que podem melhorar o seu humor e reduzir a ansiedade.

Seja Gentil Consigo Mesmo: Lembre-se de que todos têm pensamentos indesejados às vezes. Não se critique por tê-los; em vez disso, seja gentil consigo mesmo.

Se esses pensamentos estiverem causando um impacto significativo em sua qualidade de vida, é fundamental procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Eles podem oferecer suporte personalizado e técnicas específicas para o que você está passando.
Você pergunta o que você pode fazer para parar estes pensamentos. Se você quer parar é porque estão gerando mal estar. 1. Use as contribuições da Psicologia Terapêutica procurando um PSICOTERAPEUTA COMPETENTE. ( nem tidos são. Aprenda a avaliar o profissional ) 2. Use as contribuições dos EXERCICIOS FISICOS. 3. Use as contribuições da VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE (aprenda a desenvolver sua fé e isso nada tem a ver com falsos dogmas das religiões; aprenda conceitos sadios sobre você mesmo, os outros e Deus; aprende a fazer orações verdadeiras) 4. Use as contribuições da MEDITAÇÃO TRANSCEDENTAL (monges, santos e sábios tem se especializado nisso) 5. Aprenda a dizer NÃO a esses pensamentos perturbadores.
Olá tudo bem?
Pensar é inerente ao ser humano por isso a primeira coisa não é possível evitar os pensamentos mais sim desacelerar com meditação, yoga e contemplação vai te ajudar a se manter no presente.

Um Abraço
Podem ser pensamentos intrusivos. São pensamentos geralmente negativos e que não param, independente da nossa vontade.
Em terapia, podemos investigar o conteúdo desses pensamentos e ir desatando esses nós afetivos um de cada vez, até que essas questões deixem de representar intrusões.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá. Falar sobre isso com um profissional capacitado é de suma importância, para poder entender melhor o teor desses pensamentos e de onde eles veem. Isso é capaz em um trabalho de psicoterapia ao lado de um psicólogo capacitado e acolhedor.
Olá. Será preciso investigar com mais detalhes para poder entender o que fazer. De qualquer forma, é importante buscar ajuda de um psicólogo. Abraço.
Olá, como você está? Entendo que você está passando por um momento difícil com pensamentos constantes. Isso pode ser um sinal de uma mente ativa e criativa. No entanto, se isso está causando desconforto ou ansiedade, existem algumas estratégias que podem ajudar. Práticas de meditação e mindfulness podem acalmar a mente e torná-la mais focada, reduzindo a quantidade de pensamentos indesejados. Atividades físicas, como caminhada, corrida ou yoga, também podem ajudar a limpar a mente e reduzir o estresse. Além disso, ter uma boa noite de sono pode ajudar a regular os pensamentos e a manter a mente mais focada durante o dia. Outra técnica útil pode ser escrever seus pensamentos no papel, o que pode ajudar a esclarecer o que você está pensando e a colocar as coisas em perspectiva. Se essas técnicas não ajudarem ou se você se sentir sobrecarregado, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental. Me coloco à disposição! Abraços @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Olá, se imaginar estas cenas tem te causado desconforto, recomendo que procure um profissional para te ajudar a identificar o que essas cenas representam e como minimiza-las. A Terapia Cognitivo Comportamental pode te ajudar com técnicas para reduzir ou eliminar esses pensamentos.
Me coloco a disposição!
Olá, como tem passado?
Seria interessante procurar um(a) psicólogo(a) para começar uma terapia, é um bom ponto de partida, nela você poderá falar sobre o que te incomoda, o que te angustia, o que te faz sofrer, sobre esses pensamentos repetitivos e obsessivos, como eles são, em quais momentos surgem mais e o que eles simbolizam quando aparecem, além disso o profissional saberá mais se precisará te encaminhar para um(a) psiquiatra ou não.
Espero ter ajudado.
Olá, tudo bem? Pelo teu relato estou entendendo que as cenas que imaginas causam angústia e sensações desagradáveis, pois estão intrusivas, você não consegue se desligar deles. Pode ser um sintoma obsessivo, para poder entender o que se passa, as razões dessas cenas em específico tomarem conta dos teus pensamentos, importante buscar auxílio psicológico.
A nossa mente funciona basicamente de duas maneiras, uma parte consciente que se expressa através do pensamento dirigido, causal, objetivo. E outra parte inconsciente que se manifesta por meio da fantasia. Quando temos imagens que nos acometem, pensamentos intrusivos ou ruminantes, normalmente a fonte desses pensamentos é inconsciente. Nesses casos é importante aprofundar na imagem, entender o porquê dela voltar repetidamente, basicamente devemos compreender a sua função naquele momento. Quando alguém bate na nossa porta é educado atender, parece que algo dentro de você está querendo um pouco mais de atenção. Pode parecer contraintuitivo, mas uma das formas de cessar a imagem é justamente se aprofundar nela, e entender de onde ela vem e qual a sua função.
Espero poder contribuir. Na realidade, o que descreve parece-me compatível com pensamentos intrusivos. Podemos estimar o tamanho do desconforto pois se trata de uma atividade psíquica sobre a qual não há controle algum pela consciência. Existe uma lógica e um significado para tais pensamentos que podem ser pensados e descobertos no processo analítico, trazendo alívio destes sintomas e maior autoconhecimento.