Eu não sinto mais prazer na vida, não sinto mais vontade de esforçar para nada, eu gosto de fazer co

16 respostas
Eu não sinto mais prazer na vida, não sinto mais vontade de esforçar para nada, eu gosto de fazer coisas como jogar e assistir filmes mas a minha vida pessoal parece chata, eu tenho conversas rasas com as pessoas, não consigo evoluir relação com ninguém, um grande desânimo em tudo, a minha memória tem falhado muito, parece que não me importo mais com nada, estou apenas existindo, não parece ser depressão pois ate tristeza eu não sinto contantemente, parece mais que estou neutro a tudo, vazio, sem expressão e eu não era assim, era ate bem empático e muito emocional
A princípio, quando a gente vê você falando parece que realmente que você está disposto a continuar tendo a vida que você tem.
A princípio parece que você até já se conformou com o estilo de vida que você tem, parece que se conformou com a indiferença que você descreve.
Contudo, eu penso que só pelo fato de você estar escrevendo não há conforto no estilo de vida que você conta.
E quando ao desconforto da vida, talvez seja a hora  de começar a pensar se é isso realmente que o você quer.
Você até fala que não parece depressão, contudo antes disso você dá descrições de um de uma situação de depressão.
Mas ainda assim, você quer olhar para isso?
Qual é a importância que você está dando para isso que você está sentindo?
Você quer manter-se na indiferença, ou você quer realmente olhar para algo que pode ser preocupante?

É fundamental olhar para nossos sentimentos.  Olhar para o que vem de dentro.

Pode ser importante conversar com um profissional.

É fundamental olhar para nossos sentimentos.  Olhar para o que vem de dentro.

Pode ser importante conversar com um profissional.

Meu caro, parece que não está tendo seu desejo atendido, em relação às coisas da vida. Talvez nem tenha muito expectativa, ou saiba de pronto o que está faltando. Aí a vida pode ficar assim, neutra, cinza, não necessariamente triste, mas sem investir de maneira entusiasmada, apaixonada nas relações, trabalhos e lazeres. Ao longo da vida, nossos interesses, nossas paixões, vão se alterando. Ou por mudança do nosso desejo, ou às vezes por mudanças das relações sociais ao nosso entorno. Pessoas que compartilhavam interesses tomam outros rumos. Há estagnações afetivas, ou profissionais. Se você estiver disposto a trabalhar melhor essa angústia, pode te fazer muito bem uma análise, que servirá para retomar esse contato com seu real desejo. Construir novas possibilidades de relações, em que possa ser capturado com entusiasmo por pessoas, temas.
Eu realmente não entendi bem o que você espera de nós, afinal, você fez uma colocação e não uma pergunta. De toda forma, eu observei na sua coloração que antes você não era assim apático, nem emocionalmente embotado, isso é um ponto de virada importante, porque algo assim não acontece do nada, mas o que aconteceu ou o que você pensou que promoveu tamanha mudança está aí contigo e isso precisaria ser levado a sessões de analise para elucidar sua situação. Por aqui, não será possível interpretar e elucidar sua situação, por mais que tentemos, estaremos apenas criando enredos que servirão para você evitar de encontrar em si mesmo aquele ponto de virada.
É preciso investigar o por que de uma mudança assim ter acontecido. Isso tem te incomodado? tem afetado seus relacionamentos? se questionar é o primeiro passo para se entender melhor. Se precisar, procure um psicólogo para te ajudar nessa jornada. Abraço
Com certeza algo aconteceu dentro de você, um sentimento que já existia mas veio a desencadear agora através de algum evento, ou episódios acumulativos. Ninguém muda do nada, e não é necessário ter tristezas todos os dias quando se tem depressão. Este vazio, este desânimo provavelmente vem de algum ou alguns descontentamentos inaceitáveis por você ou até mesmo o fracasso. Não tem como te analisar apenas por este pequeno texto, somente são suposições, o correto seria você iniciar uma análise para que possamos investigar mais a fundo e somente assim ter algo concreto.
Olá! Consegue identificar quando começou a se sentir dessa forma? Alguma situação desencadeou isso que percebe em você? A abordagem psicanalítica investiga a fundo as questões emocionais para encontrar os motivos inconscientes para as nossas angústias, frustrações, vazios, etc...
Como disseram os especialistas acima, é preciso pesquisar o que levou você a ter uma mudança de comportamento. O que aconteceu nesses últimos tempos? Perdeu uma namorada, perdeu o emprego, não está vendo perspectivas para o futuro? Acho que você precisa se conhecer melhor e descobrir o que você quer para a sua vida. E batalhar por isso. Sei que as condições socio-políticas do momento não são muito favoráveis para ser otimista, mas faça a sua parte. Saia desse marasmo. Ficar vendo séries e se entretendo com jogos é apenas uma forma de você não se enfrentar. Consulte com urgência um psicólogo.
Quando não nos conhecemos o suficiente tudo parece mais distante, difícil, pesado, cinza. Verificando o que descreveu é perceptível que experiências não tão satisfatórias aconteceram com você e que alguma situação/eventos foram minando o que acreditava em sua vida, resultando nessa mudança que antes era empático e muito emocional, hoje se vê e sente-se neutro e indiferente as questões que te ocorrem. Contudo é necessário dar atenção aos seus sentimentos e até mesmo a falta deles. Todas as respostas que você precisa estão dentro de você. É primordial você passar pelo seu processo de autoconhecimento auxiliado por um profissional, se descobrir, reconectar com você e assim descobrirem seu proposito de vida. Como disse o grande mestre Freud “Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer” para desbravar a vida. Pode até ser difícil se reconhecer e reconectar, mas é libertador.
Com certeza alguma situação ocorreu em algum momento da sua vida, e você não deu muita importância. Agora este sentimento retornou e você com certeza esta sentido esse desânimo com a vida.
Saiba que tudo que nos causa desconforto psíquico tem que ser tratado, não importa se foi no seu trabalho, no relacionamento ou um luto , você tem que procurar um profissional que entenda o seu momento e possa te dar ferramentas para você sair deste lugar e novamente se colocar na vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá, você descreve os traços típicos da depressão. Na Idade Média (séculos V ao XV), os monges nos mosteiros eram tomados por uma sensação muito parecida com a sua. Ou seja, uma sensação de vazio, de uma existência sem sentido, um "desencantamento diante do mundo". Na época, não se falava em depressão, mas em acídia. Se você estiver também apresentando ideação suicida, para inibir a "passagem ao ato", é preciso a intervenção de um psiquiatra para lhe remover imediatamente da crise. A estabilidade emocional só virá, no entanto, por meio da psicanálise. Você necessita investir em novos objetos para que sua vida ganhe uma vez mais significado. Trata-se de um processo difícil e doloroso de ressimbolização. Por mais paradoxal que seja há um gozo mórbido em sua permanência nesse estado. Nesse sentido, você precisa se metamorfosear em outro tipo de sujeito gozante. Faço votos que consiga operar sua reinvenção.

Olá! Procure ajuda,faça terapia. Ter autoconhecimento, vai te ajudar a traçar novas metas, evoluir. Caso o Psicólogo identifique que precisa intervenção de outro profissional, ele vai te encaminhar.
Os sintomas que você descreve podem ser indicativos de um transtorno depressivo ou transtorno de despersonalização. A depressão é um transtorno do humor que pode causar sintomas como perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, falta de energia, dificuldade para tomar decisões, dificuldade para se concentrar e problemas de memória. A despersonalização é uma sensação de distanciamento ou desapego em relação a si mesmo e ao mundo ao seu redor, e pode causar a sensação de vazio e falta de emoções.

É importante que você consulte um profissional de saúde mental para avaliar seus sintomas e determinar a causa subjacente. O tratamento pode incluir terapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou terapia psicodinâmica, e medicamentos, como antidepressivos. A TCC ajuda a identificar e mudar pensamentos e comportamentos negativos, e ensina técnicas de relaxamento e gerenciamento de estresse. A terapia psicodinâmica ajuda a entender e lidar com as questões emocionais subjacentes.

É importante lembrar que a recuperação é possível e que com ajuda adequada é possível voltar a sentir prazer e significado na vida. Não hesite em procurar ajuda e suporte, você não está sozinho nesta jornada.
Meus mais sinceros votos de compaixão. Parece que você está passando por uma difícil fase em sua vida e que sente-se desanimado, vazio e sem expressão. É comum que esses sentimentos sejam acompanhados de mudanças no padrão de pensamentos, emoções e comportamentos.

Gostaria de encorajá-lo a procurar ajuda profissional, pois isso pode ser sinal de um problema de saúde mental mais sério, como transtorno afetivo ou problema de ansiedade.

Lembre-se, você não precisa enfrentar esses sentimentos sozinho. Há ajuda disponível e há esperança para uma recuperação completa. Fique à vontade para me contatar se houver outras questões ou preocupações.
Boa tarde ! Há de se pensar qual foi o gatilho que te deixou desta maneira. Porque tudo o que você relata são sintomas e estes tiveram uma origem, um gatilho que pode ser investigado. Pelo seu relato, imagino que você esteja vivendo numa apatia muito grande. Você sofreu perdas ? Decepções ? Tem arrependimentos ? Culpas ? Será que ser empático e muito emocional como você descreve, não te levou a um grande sofrimento ? Você também comenta ter falhas de memória - qual o tamanho deste incômodo para você ? Quais eram seus ideais de vida para quando atingisse sua idade atual ? Me parece que também lhe falta um propósito de vida, pois até das conversas rasas você reclama. Um processo terapeutico pode te ajudar a encontrar a origem do problema, para que você o elabore e tenha uma vida mais plena e feliz.
Te convidamos para uma consulta: Terapia online - R$ 220
Parece que você está passando por um momento em que não se sente motivado ou prazeroso com sua vida pessoal ou em se relacionar com outras pessoas. Essa sensação de desânimo e indiferença pode estar interferindo na forma como você se relaciona com as pessoas, tornando as relações mais superficiais. Além disso, você menciona falhas na sua memória e descreve uma sensação de neutralidade em relação às coisas ao seu redor.

Embora você não relate sintomas usuais de depressão, algumas das manifestações emocionais que você menciona podem estar relacionadas a uma sensação de vazio e desapego. É possível que exista algo em sua vida que esteja dificultando a sua capacidade de sentir prazer e se conectar com as pessoas. Além disso, parece que você tinha uma maior capacidade emocional anteriormente, o que pode ser um sinal de que algo mudou em sua vida.

Em uma perspectiva psicanalítica, pode ser útil examinar sua história de vida e considerar quais circunstâncias ou eventos podem ter contribuído para essa sensação de vazio e afastamento emocional. Além disso, pode ser benéfico explorar seus relacionamentos pessoais e como eles têm evoluído ao longo do tempo. A psicanálise pode ajudá-lo a descobrir a origem desses sentimentos e trabalhar para encontrar novas formas de se relacionar consigo mesmo e com os outros. É importante destacar que cada caso é único, e que o acompanhamento psicoterapêutico é um processo individualizado que pode trazer muitos benefícios a quem se propõe a passar por ele.

Fico à disposição para dialogar mais sobre o tema.
Entendo que você está passando por um momento desafiador e se sentindo emocionalmente vazio e desconectado da vida. O que você descreve pode ser um sintoma de depressão atípica ou outros problemas de saúde mental, mesmo que você não esteja experimentando tristeza constante. É importante lembrar que a depressão pode se manifestar de diferentes maneiras e afetar cada pessoa de maneira única.
A sensação de vazio, desânimo, falta de prazer e dificuldade em se conectar com os outros são preocupações sérias que merecem atenção. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a lidar com essa situação:
Procure ajuda profissional: É fundamental conversar com um psicólogo ou psiquiatra para avaliar o que está acontecendo. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a entender melhor seus sentimentos e oferecer orientações adequadas para o seu caso.
Cuidado: Tente manter hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, exercícios físicos e sono adequado. Pequenas mudanças na rotina diária podem ter um impacto positivo em seu bem-estar emocional.
Comunique-se com amigos e familiares: Embora você esteja enfrentando dificuldades em se conectar com os outros, compartilhar seus sentimentos com pessoas de confiança pode ser um passo importante. Eles podem oferecer apoio emocional e compreensão.
Defina metas pequenas e alcançáveis: Estabeleça objetivos realistas para si mesmo, mesmo que sejam pequenas tarefas do dia-a-dia. Conquistar essas metas pode trazer uma sensação de realização.
Pratique a autocompaixão: Evite se julgar ou se culpar por sentir-se assim. Lembre-se de que você está passando por um momento difícil, e está tudo bem pedir ajuda e apoiar a si mesmo.
Examine sua história pessoal: Às vezes, sentimentos de vazio e desinteresse podem estar relacionados a eventos passados ou a aspectos não resolvidos em sua vida. A terapia pode ajudar a explorar esses aspectos.
Lembre-se de que a busca por ajuda profissional é um passo corajoso e positivo em direção à melhoria de sua saúde mental e bem-estar emocional. Você não está sozinho nessa jornada, e existem recursos e apoio disponíveis para ajudá-lo a recuperar o prazer e a satisfação na vida. A terapia pode ser especialmente valiosa para ajudá-lo a explorar e entender os sentimentos que estão afetando sua vida. Estou aqui para oferecer apoio e incentivo ao longo do caminho.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da depressão - R$ 230

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!