Eu não sinto saudade das pessoas, exceto meu filho. É normal?

18 respostas
Eu não sinto saudade das pessoas, exceto meu filho. É normal?
É difícil dizer se um comportamento ou sentimento é normal sem saber muitos detalhes de vocês e da relação que vocês têm.

Mas se está difícil de te separar do teu filho, se nos momentos que vcs precisam estar longe tu não consegue desempenhar bem tuas atividades ou se tu estás prejudicando outras relações importantes pela necessidade de estar perto dele, aí pode ser um sofrimento mesmo! E certamente a psicoterapia pode te ajudar a identificar isso e mudar o que estiver incomodando!
Se precisar de ajuda, conta comigo!

Essa é uma afirmação muito ampla, e fica difícil arriscar algo sobre isso. Mas também vejo você sinalizando esse sentimento de saudade por seu filho. Isso seria interessante de investigar em terapia. Você se sente dependente da presença dele? Vocês passam muito tempo juntos? Como é a relação de vocês? Questões como essa serviriam para um início de pensar sobre essa relação única, e que é no momento a única coisa que lhe traz sentimentos.
Olá, como vai você ?
Não é comum não sentir saudades , a não ser que haja algum motivo de origem biológica, ou química para não haver saudades. Após isso ser verificado, sugiro então, que procure um psicólogo para acompanhar se existe algum motivo que te impeça de sentir isso.
Olha, é realmente difícil te responder de forma assertiva posto que dispomos de poucas informações sobre você, afinal de contas, não sabemos qual é o seu jeito particular de lidar com a ausência de pessoas que importam para você. No entanto, se você veio perguntar é porque ou esse fato te incomoda de alguma forma, ou o que outras pessoas dizem sobre seu jeito te incômoda, seja por um caso seja pelo outro, o conflito interno que te trouxe a fazer essa pergunta, por si só já mereceria atenção em uma terapia.
Não sei se é possível colocar uma etiqueta de normal/anormal em algo como um sentimento. Sentimentos são experiências muito particulares. Nem o amor é algo universal como parece ser.
Precisaríamos pensar em algumas coisas primeiro, por exemplo: Quem são estas outras pessoas de quem você não sente saudades? Porque deveria ter saudade delas?
Como é o sentimento de saudade (do seu filho) para você?
Você deseja sentir saudades de alguém ou algo específico? Por que?
Todas estas são perguntas que você pode fazer a si mesma (o) para começar a compreender seu processo.
Não há certo e errado aqui. Cada pessoa vivencia suas emoções de uma maneira muito particular.
Caso isso seja um tema importante para você, busque ajuda psicológica para que você tenha um espaço para dialogar sobre o tema de maneira profissional. Uma orientação pode te apoiar na busca por compreensão e respostas. Abraço!
Complicada sua pergunta... pois não conseguimos apenas com sua frase de nao sentir saudades distinguirmos se isso é normal ou nao... Cada pessoa funciona de uma forma. Cada um aprendeu algo com seus pais, sua cultura..enfim.. o que pode ser "normal" para alguem...pode nao ser para outro.
Precisaria ter mais informações sobre sua vida, bloqueios, conflitos e traumas para conseguirmos analisar e entender o que pode estar acontecendo.
Marque uma consulta para analisar.. ficarei feliz em ajudar!
Oi! Vale a reflexão sobre o que é ser normal? Vejo pessoas com tanta saudade de pessoas queridas que a vida delas param e perdem o sentido... quais são seus referenciais sobre saudade? Acho que vc pode observar pelo caminho da empatia. Como vc enxerga o outro? A dor do outro te sensibiliza de alguma forma? Não se sinta culpada por não sentir saudades! Desenvolva este assunto e muitos outros que virão, na sua psicoterapia! Invista em você. Abs
Neurologicamente todos os seres humanos típicos (com as funções cerebrais, nesse caso, preservadas) têm a capacidade de sentir todas as emoções, mas a maneira pela qual essas emoções são sentidas, e como reagimos a elas, são diferentes. Algumas pessoas aprendem desde cedo a reprimir certas emoções, por exemplo. Um ser humano que nunca passou pela perda de alguém querido, ao passar por essa experiência pode sentir de maneira muito mais intensa esse luto do que alguém que teve a vida permeada de perdas. Se você sente saudades do seu filho, então aparentemente essa capacidade em você está preservada, cabe entender em terapia (sim, só investigando sua história e suas relações pra saber) porque não sente de outras pessoas (por questões de confiança, receio de abandono, por exemplo, mas as possibilidades são infinitas).
Olá, o fato de você não sentir saudade de ninguém, exceto o seu filho, não significa um problema, teria que ser avaliado mais profundamente. Talvez, simplesmente, não tenha um vínculo ou boas experiências quanto você tem com seu filho. Se você tem saudades do seu filho, já não significa que você não tenha de ninguém, sente dele, como disse anteriormente, não significa ser um problema, você ama e sente carinho pelo seu filho, será que pelos demais também? É uma questão a ser investigada, talvez a sua saudade não seja tão frequente ou você não reconheça, mas sente. Procure o apoio de um psicólogo para entender esse sentimento e qual é o sentido dessas outras pessoas na sua vida. Estou à disposição, fique bem.
Certamente a psicoterapia pode te ajudar a identificar isso e mudar o que estiver incomodando! Precisaria ter mais informações sobre sua vida, bloqueios, conflitos e traumas para conseguirmos analisar e entender o que pode estar acontecendo.Procure ajuda profissional, saia da zona de conforto pense mais na sua saúde mental.Marque uma consulta se desafie ficarei muito feliz em poder te ajudar a te conhecer melhor...Fique bem

Se precisar de ajuda, conta comigo!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 70
Olá! Como cada um de nós tem uma maneira muito particular de se relacionar com as pessoas, fica difícil te dizer se esse é um comportamento normal ou não. Para responder a essa pergunta, é importante também investigar se existe sofrimento e prejuízo associado, entende? Somente a partir do seu histórico de interação (com o seu filho e demais pessoas) é que será possível fazer uma análise mais detalhada e te dá um direcionamento. Caso sinta a necessidade, você pode iniciar o acompanhamento psicológico para trabalhar melhor essas questões. Cuide-se bem!
Olá me parece que sentir saudade de alguém é algo que você tem observado uma certa falta dentro de si. A saudade do seu filho parece ser o sentimento que se apresenta neste momento, mas quais outros sentimentos gostaria de acessar? A oportunidade de se colocar em um processo psicoterápico pode ajudar a explorar melhor estas questões. Vamos conversar? Estou disponível para ajudar.
Olá, você me chama atenção para sua pergunta, que eu traduziria desse modo: "É normal eu ser assim como sou?" Talvez você não tenha só esta pergunta, mas muitas que poderiam estar ligadas com algum desconforto. Por que você teria que ter saudades? Será que você não pode ser diferente das outras pessoas? Será que essa diferença te faz sentir que não é uma boa pessoa? Um trabalho psicoterapêutico poderia te ajudar a descobrir esta e outras questões.
Não há uma resposta única ou universal para o que é normal sentir saudade. A saudade é uma emoção complexa e pode variar bastante de pessoa para pessoa. É perfeitamente normal sentir saudade de algumas pessoas ou relações específicas, mas não sentir saudade de outras. É comum sentir uma ligação mais forte com os filhos, já que a relação mãe (ou pai) - filho é uma das mais fortes e significativas que podemos ter. No geral, o importante é prestar atenção aos seus próprios sentimentos e não se comparar com as expectativas ou padrões de outra pessoa. Se a sua falta de saudade estiver afetando negativamente a sua vida, é importante procurar ajuda profissional.
Cada pessoa é única e tem suas próprias maneiras de lidar com as emoções e sentimentos, por isso é difícil dizer o que é "normal" ou não. No entanto, é importante considerar que a saudade é uma emoção que pode variar de intensidade e frequência de acordo com o indivíduo e suas relações interpessoais. Algumas pessoas podem sentir mais saudade do que outras, e isso não significa necessariamente que uma pessoa é mais ou menos saudável emocionalmente. É importante lembrar que, em alguns casos, a falta de saudade pode estar relacionada a dificuldades para lidar com as emoções ou com o vínculo afetivo com outras pessoas, e pode ser útil procurar a ajuda de um profissional para explorar essas questões.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
A rotulação sobre algo ser "normal ou não" não é saudável. Cada pessoa é um universo diferente, com uma história de vida única e influência de questões biológicas. Quando estas questões forem melhor conhecidas, um profissional poderá ter uma escuta mais acolhedora para orientar e ajudá-lo. Busque ajuda profissional!
É difícil dizer apenas através da sua pergunta, é preciso entender o seu nível de intimidade e vínculo com as demais pessoas, já que só sentimos saudades quando há uma ligação emocional. Penso que através uma consulta com psicólogo é possível explorar melhor a questão e ter mais clareza. Abraço
A questão entre normal e anormal é muito complexa em se tratando das emoções, pois não as julgamos, apenas sentimos. As experiências emocionais de cada pessoa são vistas como válidas e compreendidas dentro de seu contexto de vida e interações e devemos aceitá-las como elas são.

Sentir saudade de maneira seletiva, como você relata, onde sente saudade apenas do seu filho, pode ser um ponto importante pelo forte vínculo parental estabelecido com ele, a relação pais e filhos é frequentemente uma das mais fortes e significativas, mas importante entender e reconhecer de que forma estão seus vínculos nas diversas relações estabelecidas, que sim, são bem complexas e que os sentimentos de conexão variam significativamente entre diferentes relacionamentos.

Se essa experiência está causando desconforto ou se você está curioso(a) sobre o porquê dessa diferença nos seus sentimentos, a psicoterapia é a abordagem mais adequada que pode te ajudar a explorar essas emoções de forma mais profunda.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e o que é normal para uma pode não ser para outra. O importante é encontrar um caminho que promova o seu bem-estar e equilíbrio emocional.

Abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 280