Eu não sinto tristeza, não choro . Consigo estudar, sair com os amigos e trabalhar, no entanto aquela

10 respostas
Eu não sinto tristeza, não choro . Consigo estudar, sair com os amigos e trabalhar, no entanto aquela alegria de viver, aquela euforia diante da compra de um bem ou viagem, eu não tenho mais. Perdi essa alegria depois da morte de minha mãe há 9 anos Existe algum remedio que me devolva essa alegria?
O luto é um processo de embotamento no qual temos a tendência de nos fechar do mundo exterior. A perda de uma mãe é algo muito dolorido e sofrido e dependendo das circunstâncias desse acontecimento pode implicar num processo de elaboração ainda mais difícil. É comum na nossa sociedade a ideia de que os remédios podem resolver tudo. Em alguns casos podem ajudar a estabilizar uma crise em outros podem apenas "tapar o sol com a peneira". O luto é um processo de aceitação da perda de um ente amado e também de elaboração de uma relação que não necessariamente acabou, já que guardamos memórias dessa relação. Talvez você apenas esteja precisando viver essa dor - com alguém para ampará-lo - dor essa que aparentemente você não quis sofrer.

Pelo seu breve relato, você percebeu um momento de início para o seu estado de humor presente. É precipitado diagnosticar algo nesse ponto, mas independente dessa precisão há boas chances de você reaprender a entrar em contato com suas emoções. Pode ser que exista algo além dessa apatia que deva ser abordado, o que estará coberto dentro do próprio processo de terapia. Não se pode prometer ter a mesma euforia, com os mesmos tipos de experiências passadas que você teve, mas a psicoterapia pode auxiliar você a voltar a experimentar emoções de forma genuína a cada evento em sua vida presente e futura.
Meu/minha caro/a,

Esses sintomas são muito parecidos com os da depressão atípica. É como se tudo fosse algo neutro, não é? um saco, sem sentido....

É super importante nesse caso, iniciar o acompanhamento com um psiquiatra competente e uma psicoterapia para que você retome essa vontade de viver e de sentir prazer nas pequenas coisas da vida.

Espero ter lhe ajudado!
Pode ser interessante buscar um profissional da psicanálise para em conjunto, elaborar o luto pela perda de sua mãe que por algum motivo possa ter deixado algum vestígio, afetando então sua relação com o mundo por isso que você chama de alegria.
Como dito anteriormente, não se pode prometer devolver algo tão subjetivo como a alegria, muito menos com uma medicação. Mas ao falar sobre essa perda imensurável, poderá, quem sabe, se distanciar um pouco dessa apatia e voltar a ter momentos que considere alegres em sua vida.
Não hesite em buscar um(a) profissional da área da psicologia pois certamente poderá lhe ajudar com essa angústia.
Olá.

Perder alguém tão próximo não é nada fácil, ainda mais quando o afeto que temos é intenso. Seria interessante avaliar quais tem sidos os pensamentos que aparecem (desde a sua perda) para causar essa falta de alegria nesse momento da sua vida, e o quanto tem conseguido dar conta de lidar com eles. Um remédio em si até lhe poderia trazer algum animo e felicidade, mas poderia ser apenas um apoio além de uma psicoterapia para explorar o que acontece na origem desse estado atual. A psicoterapia é um espaço de exploração dos sentimentos e pensamentos.

Att,
Leandro Winter
De acordo com o quadro que descreveu, perda de interesse em coisas que antes gostava de fazer, parece uma apatia , ou seja uma condição psicológica designada por um estado emocional de indiferença ou falta de emoção e motivação, caracterizando uma inércia. Apatia pode ser um sintoma de depressão devido acontecimentos desagradáveis, nesse caso possibilidade do luto não elaborado. Quando o quadro se estende por longos períodos, a vida fica presa numa condição de inércia sugerindo que busque uma avaliação psicológica e se necessária psiquiátrica.
Nenhum remédio poderá lhe devolver isso, mas uma psicoterapia bem feita pode lhe ajudar a melhorar a sua qualidade de vida e percepção de satisfação. Cuide-se. Você não precisa continuar a passar por isso sem ajuda.
Oi, penso que deva consultar um especialista, um psicologo para falar sobre o que lhe está incomodando.
Fique bem
Sua pergunta é valiosa para os ouvidos dos profissionais da psicologia. A sua clareza e sensibilidade é meio caminho andado para você voltar a sentir-se como antes da perda da sua mãe; agora mais amadurecido pelo que passou. O sofrimento existencial que os fatos cruéis da vida nos impõe, é matéria prima para o trabalho de psicoterapia. Sim, o remédio existe. É o seu corpo. O corpo tem memória do passado e está pronto para o tempo do futuro. Não sei há quanto tempo você fez esta pergunta, mas peço licença para já lhe dar uma orientação. Preste atenção na sua respiração. Fique em posição sentada sem fazer nada, apenas perceba o ar entrando e saindo pelo nariz. Faça por algumas poucas respirações, 2 ou 3 no máximo. Não precisa alterar a respiração. Respire normalmente. Depois prossiga com sua rotina comum do dia a dia. A respiração é o primeiro movimento que fazemos ao nascer e ele ajuda a resgatar nossa individualidade.
Eu indico que procure ajuda de um profissional especializado para ajudar a tratar esses sintomas... Talvez seria importante o uso por um tempo de algum antidepressivo. Mas o impirtante que busque ajuda o quanto antes, não deixe que as coisas fiquem mais dificeis ou que os sintomas se acentuem ainda mais.