Eu não tenho diagnóstico definido, mas nos últimos dias o assunto ah sd furou minha bolha e eu tinha

19 respostas
Eu não tenho diagnóstico definido, mas nos últimos dias o assunto ah sd furou minha bolha e eu tinha quase certeza q tinha TDAH, mas depois q vi sobre ah sd fiquei com muita dúvida, pq quase tudo bateu.
Bom dia,

o aspecto central que deve ser levado em conta é o sofrimento ou perdas que podem estar associadas às características que você possui.

Para um diagnóstico confiável você deve buscar um psicólogo especialista em avaliação psicológica para averiguar as altas habilidades e/ou o déficit de atenção/hiperatividade. Inclusive as duas condições podem estar presentes no mesmo individuo (leitura indicada no final).

cole na barra de endereço do navegador (não posso inserir links aqui): revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/34/a-dupla-excepcionalidade--relacoes-entre-altas-habilidades-superdotacao-com-a-sindrome-de-asperger--transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade-

Espero ter ajudado.

Olá! Espero que esteja bem!

Compreendo que você esteja enfrentando dúvidas em relação ao diagnóstico entre TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e a síndrome de Asperger (ou Transtorno do Espectro Autista - TEA). Ambas as condições podem compartilhar alguns sintomas semelhantes, o que pode tornar difícil distinguir entre elas sem uma avaliação profissional adequada.

Se você tem preocupações específicas em relação a essas condições, é recomendável procurar um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo, especializado em avaliação e diagnóstico de transtornos neurocomportamentais. Esses profissionais irão conduzir uma avaliação clínica completa, que pode envolver entrevistas, questionários padronizados, histórico de desenvolvimento e observação do comportamento, a fim de chegar a um diagnóstico adequado.

Durante a avaliação, é importante fornecer ao profissional todas as informações relevantes sobre seus sintomas, histórico pessoal e observações comportamentais. Isso ajudará a construir um quadro mais completo e facilitará a identificação correta do diagnóstico, se necessário.

Lembre-se de que o objetivo da avaliação é oferecer uma compreensão mais clara dos desafios que você enfrenta e fornecer as melhores estratégias de suporte e tratamento. Um diagnóstico adequado permitirá que você obtenha o suporte necessário para lidar com suas dificuldades e buscar o tratamento adequado para promover seu bem-estar.

Um forte abraço!
Olá é muito importante um bom diagnóstico nesta etapa inicial para que suas necessidades sejam atendidas. Para uma avaliação de um quadro suspeito de TDHA procure por um neuropsicólogo que possa avaliar os sintomas e depois recomendar o melhor tratamento. Saiba que pode ser interessante ser avaliado por um psiquiatra em conjunto para caso tenha necessidade de medicação. Busque ajuda!
Olá! As duas condições que você citou (AH/SD e TDAH) não são excludentes. Aliás, muitas pessoas com altas habilidades/super dotação têm TDAH, TEA ou outros. Dizemos que são pessoas com "dupla excepcionalidade". Isso significa que você pode ser um E outro. Se você achar interessante ter um diagnóstico, sugiro que procure um psicólogo especializado em avaliação psicológica ou um neuropsicólogo. Eles podem fazer uma avaliação diagnóstica (que nem sempre será conclusiva). Mais importante do que o diagnóstico em si, é o que se faz com o sofrimento que dele deriva. Eu entendo que, se você está se perguntando sobre isso, é porque existe algo que está lhe incomodando, algo que está doendo, para o qual você gostaria de encontrar uma solução, uma resposta. Às vezes, o diagnóstico nos dá um conforto muito grande, às vezes nos traz um grande incômodo. Portanto, se você dicidir fazer uma avaliação, procure também um apoio terapêutico para lidar com o resultado da avaliação. Não deixe de se cuidar!
Bom dia. Fico feliz em poder compartilhar com você em um momento tão tumultuado. Toda novidade sobre nós nos traz estranheza, no primeiro momento. Compartilhar com profissionais, buscar outras opiniões permite melhor compreensão do quadro clínico. O diagnóstico é importante, mas você precisa perceber os benefícios deste diagnóstico, amadurecer e tomar coragem para modificar condutas e comportamentos. Pequenas mudanças na sua rotina podem gerar grandes mudanças na sua vida. Por exemplo, encontrar lugares para colocar os objetos quando você chega em casa. Isto pode ajudar a encontrar a chave do carro, a chave de casa, a bolsa e não perder tempo procurando pelas mesmas coisas, todos dias, ao sair de casa. O foco e a atenção podem ser treinados. Comece agora mesmo, olhe para as suas mãos e perceba o que vc está segurando, tocando. Permaneça por instantes, conte até 10 e depois observe que vc foi capaz de manter a atenção focada, concentrada por 10 segundos. Parabéns. Nós conseguimos pequenas mudanças. Podem virar mini hábitos. Abraços.
Olá! Se ter um diagnóstico certo é importante para você, sugiro buscar um profissional para realizar uma avaliação psicológica e ter mais claramente quais são seus sintomas e dificuldades, para que um tratamento mais eficiente seja pensado e elaborado para você. Se cuide!
Se você tem essa dúvida e saber disso é importante para você e sim, pode te ajudar muito, busque um psicólogo, neuropsicólogo para fazer uma avaliação. Um diagnóstico não é o "fim", é o começo de finalmente encontrar o caminho certo e o tratamento certo e aliviar os sofrimentos. Me coloco a disposição. Espero ter ajudado.
Olá, Pela sua questão fiquei me perguntando qual a importância do diagnóstico para você. Para um profissional o diagnóstico tem valor na medida em que orienta o tratamento, o diagnóstico não é para classificar uma pessoa, mas para ajudar o profissional a proporcionar um tratamento possível. Então, se você tem algum sofrimento que lhe faz pensar que há algo errado procure ajuda profissional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Oie! Nesse momento de tantas dúvidas, o mais indicado é realizar uma avaliação neuropsicológica. Com base nela, você poderá ter amparo sobre como lidar caso tenha um diagnóstico envolvido ou não. Fico a disposição pra tirar mais dúvidas, fique a vontade para entrar em contato :)
Olá!! Sugiro que você busque uma avaliação psicológica para tal diagnostico pois nem todo mundo que tem TDAH tem hiperatividade, existem casos de somente a desatenção e impulsividade por exemplo.
Logo diagnosticar uma pessoa por aqui se torna difícil
Olá. É imprescindível que o diagnóstico seja feito por um profissional de saúde. Mas, através do acompanhamento psicológico é possível compreender o que causa esse comportamentos, quando isso começou a se apresentar, em que situação e como isso te incomoda. A partir da compreensão das questões a cerca dos seus sintomas é possível compreender o que se passa, para então, buscar uma forma diferente de lidar com isso que lhe aflige. Espero ter ajudado. Estou à disposição.
Primeiramente, que importante você ter tido acesso às informações sobre AH/SD. Como você se identificou com as características sugiro procurar por um neuropsicólogo que poderá fazer uma bateria de testes que são imprescindíveis para um diagnóstico preciso, além de te direcionar com clareza sobre essa condição. O diagnóstico pode ser um grande momento de explicações para sua vida e comportamentos. Qualquer dúvida, me coloco a disposição, e que seja um momento de descoberta e esclarecimento para você!
É comum nos identifarmos com sintomas ao ler características de doenças ou transtornos. Se você está em busca de um diagnóstico acertado, minha orientação é fazer consula com psicólogo e psiquiatra. Abraço
Olá! Não é possível se autodiagnosticar, por isso se houver dúvida e desejo em saber sobre algum aspecto psicológico seu, sugiro que busque um profissional ético e responsável para ajuda-la. Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, coloco-me a disposição. @psibrunamachado
Olá, espero que esteja bem. Entendo que você esteja confuso. Primeiramente, gostaria de esclarecer que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são condições distintas, mas podem apresentar características semelhantes. O TDAH é um transtorno neurobiológico caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. AH/SD refere-se a indivíduos que apresentam um alto nível de habilidade ou potencial em uma ou mais áreas. É possível que uma pessoa tenha tanto TDAH quanto AH/SD, uma condição conhecida como "dupla-excepcionalidade". Isso pode tornar o diagnóstico mais desafiador. Portanto, é fundamental procurar a orientação de um profissional de saúde qualificado, como um psicólogo, para uma avaliação abrangente e um diagnóstico preciso. Fico à disposição, abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 250
Tanto o ASD quanto o TDAH podem compartilhar algumas características em comum, o que pode levar a uma confusão diagnóstica. As pessoas com AH/SD geralmente têm uma capacidade excepcional em áreas específicas, um pensamento criativo e um ritmo de aprendizagem acelerado. No entanto, elas também podem enfrentar desafios sociais e emocionais, além de possíveis dificuldades de concentração e atenção, que podem se assemelhar aos sintomas do TDAH. Recomendo que procure um psicólogo com especialização em Neuropsicologia para fazer uma avaliação neuropsicológica. Ele irá fornecer informações mais precisas e oferecer estratégias de manejo que sejam adequadas às suas necessidades específicas. Atenciosamente. Ana Garcia Psicóloga.
Olá! É comum esse tipo de confusao, pois ambos possuem características em comum e/ou nao se trata de diagnósticos excludentes. Procure um profissional para avaliacao adequada e estratégias para lidar com essas questoes!
Olá, as informações sobre diagnósticos em circulação na internet tendem a ser abrangentes, inespecíficas e, com frequência, contribuem para patologização da vida cotidiana. Caso sinta a necessidade de realizar investigação sobre um possível diagnóstico, procure um profissional habilitado e capacitado para realizar o processo de avaliação neuro/psicológica/psiquiátrica.

A tentativa de realizar autodiagnóstico pode ser uma fonte de ansiedade e confusão. Busque um profissional para falar sobre sua suspeita e, se for o caso, realizar acompanhamento adequado.
Ter um diagnostico correto é importante por vários motivos, como orientar o tratamento, mas ele não abarca quem você é na totalidade, por isso é importante procurar um profissional que realize uma avaliação continuada.