Eu sempre que estou sozinha ou a noite antes de durmit crio personagem como se fosse um filme e fico

25 respostas
Eu sempre que estou sozinha ou a noite antes de dormir crio personagem como se fosse um filme e fico falando sozinha com eles e eu mesma faço vozes diferentes como se eles estivessem falando comigo. Desde pequena faço isso sempre que não tem ninguém por perto e hoje eu tenho 23 anos. Devo procurar um especialista?
Olá, para quê você possa avaliar a necessidade de procurar um especialista existe a necessidade de entender se estas questões lhe trazem algum tipo de prejuizo ou estão afetando suas emoções ou sentimentos, pois somente se trata o quê lhe gera algum tipo de angústia.

Oi! Se perceber que esse conteúdo que você cria está tomando muito espaço ou mesmo atrapalhando no enfrentamento de questões reais da sua vida ou se você estiver usando esses personagens para preencher algum vazio que a falta de pessoas reais está causando será bom compreender melhor em terapia. Se provoca incômodo é sempre bom investigar.
Este processo pode ser uma conversa com o si-mesmo, se bem utilizado pode ajudar no autodesenvolvimento. Procure conhecer um pouco sobre “Imaginação Ativa”, existe boa literatura disponível e psicólogos que a utilizam.
Forte e carinhoso abraço.
Boa noite! Esses momentos parecem estar estar enraizados em uma dificuldade de ficar só neh? Ou não? Acredito que tem questões aí que poderiam serem melhor investigadas. Busque uma psicoterapia e você poderá se conhecer melhor. Procure um psicólogo(a).
Se surge como uma questão para você o indicado é buscar uma terapia. Um lugar de escuta, fala e acolhimento onde você possa ter um momento para você. E quem sabe surgir outras questões...Um abraço!
Olá!
Muito interessante sua pergunta! Precisamos compreender, primeiramente, quais os motivos que te fazem criar esses diálogos. As pessoas tem formas diferentes de lidar com o que acontece na sua vida e está tudo bem. Mesmo que você tenha esse hábito desde criança, por que você está se questionando isso agora? É um interesse seu entender o que acontece ou são perguntas vindas de terceiros sobre o seu comportamento?
Diante de tudo isso, pense se gostaria da ajuda de um profissional para auxilia-la nesta questão. Espero ter ajudado.
Esse comportamento parece estar associado a uma dificuldade de estar sozinha, o que muitas pessoas tem, você não é a única. Mas a forma como as pessoas lidam com essa dificuldade é diferente: uns se isolam completamente e ficam na cama; outros tem uma necessidade de se socializar exacerbada e acabam se colocando em relações tóxicas; dentre outras formas. Você encontrou uma forma funcional de lidar com essa dificuldade, criando e conversando com os seus personagens. Isso não é patológico, mas penso que seria importante entender o conteúdo dessas conversas para fazer uma melhor avaliação e qualificação deste comportamento.
Não necessariamente se trata de um problema. Dentre tantas possibilidades, uma delas é que você utilize desse recurso para elaborar questões, ver as situações sob diferentes pontos de vista. É interessante que você observe se está sendo disfuncional no seu dia-a-dia atrapalhando as tarefas e a convivência com as pessoas, se existe dificuldade em ficar sozinha relacionado a esse hábito, etc. Se precisar de ajuda para entender melhor o lugar que isso ocupa em sua vida, recomendo que faça psicoterapia.
Analisando de forma bem superficial, sem te conhecer a fundo, vejo isso como uma forma de se entreter, entrar no mundo da sua imaginação. Ainda mais no momento que não tem ninguém ou perto de dormir, onde não tem ninguém que possa te interromper. Se essa sua mania não afeta a sua rotina, nem te atrapalha em nenhum aspecto da sua vida, não vejo problema nenhum nisso. Mas seria interessante você procurar uma terapia, até como uma forma de se auto-conhecer e quem sabe descobrir qual o significado desses personagens através desses diálogos.

Olá! Sim, deves procurar por um profissional da psicanálise/psicologia, pois acredito ser essa sua breve descrição, um sintoma. Um sintoma de que algo não vai bem dentro do seu mundo interno e como vc bem coloca, QUANDO ESTOU SOZINHA. Portanto, parece que vc arruma companhias. Procure por ajuda para um melhor autoconhecimento. A verdade sobre si a ajudará com certeza
Olá! Pelo que relatas, parece ser uma dificuldade de ficar sozinha, mas seria prudente conversar com um profissional da saúde mental, a fim de entender mais profundamente o que está por acontecendo por trás deste comportamento. Espero ter ajudado! Abraços
Olá, como meus colegas disseram, parece que vc tem uma dificuldade em ficar sozinha. Muitas pessoas usam esse recurso, mas deveremos, numa escuta profissional, entender em como isso interfere no seu cotidiano, e se isso aumentou na pandemia. Gostaria muito de poder te ajudar. um grande abraço.
Bom dia!
Essas conversas estão trazendo amigos imaginários que estão interagindo com vc, isso pode ser muito bem manejado na terapia, onde o paciente falar com ele mesmo traz a consciência dos seus atos, possibilita se questionar sobre seus atos e seu dia. Na terapia vc poderá trazer esses diálogos e se aprofundar no entendimento de pq vc tem usado essa ferramenta de dialogo. Pois se vc esta se questionando se é certo ou errado é devido ao fato de estar incomodando, e para que não gere incomodo deve dar um novo significado nele.
Quando você conhece um pouco mais sobre o traço de personalidade, tem a oportunidade de interagir com eles. Usar os recursos dos traços ao invés de viver na dor do traço seja a melhor solução neste momento.
Não vejo nada de mal fazer isso, desde que você consiga produzir tudo o que lhe seja solicitado...isso sim é usar o teu traço no teu recurso.
Criar histórias para si mesmo é uma forma de se abandonar à imaginação. E, muitas vezes, talvez você crie histórias que satisfaçam suas necessidades emocionais do momento. Isso não é necessariamente patológico. Mas procure aplicar sua imaginação em historias de verdade, talvez criando peças de teatro ou pequenos romances. Quem sabe não está aí uma escritora querendo se manifestar? Acho muito interessante a sua pergunta e gostaria que você refletisse e aplicasse essa sugestão que lhe fiz.
Um grande abraço.
Se for se sentir melhor , procure sim . Um profissional irá te acalmar .
Olá, sim sugiro procurar um profissional para entender o que estás vivenciando, principalmente se esse comportamento te acompanhar em outras situações do seu dia a dia, como por exemplo: no meio de uma situação social você se desconectar das pessoas que estiverem próximas e se refugiar nesse "mundo da imaginação" que talvez seja uma forma que você encontrou para alivias sua angústia ou solidão. O psicólogo vai te tranquilizar, vai te abrir portas para o autoconhecimento e se for alguma coisa que precise de uma intervenção específica vai fazer os encaminhamentos necessários. Boa sorte. Abs
Olá! Podemos começar com a questão fundamental: te causa algum prejuízo emocional, social ou de qualidade de vida? se sua resposta for sim, prontamente te indico atendimento psicológico. Porém, mesmo que não te cause estes prejuízos, acredito ser importante para o autoconhecimento o entendimento deste mecanismo e desta necessidade de criar personagens. Como psicóloga cognitivo comportamental, acho válida a intervenção para verificação da causa deste hábito instaurado em sua rotina. Espero ter contribuído com sua questão. Abraço
Boa noite. Se essa questão lhe traz sofrimento, com certeza. Agora se não for o caso, não precisa procurar ajuda. Depende de como você se sente sobre isso. Atenciosamente.
Esse é um mecanismo comum na infância: usar a imaginação como escape para situações difícies. Hoje, esse me parece ser um recurso que você utiliza ainda. Como esse mecanismo te atrapalha no dia a dia? Espero ter ajudado. Fico à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Olá!
Interessante que as crianças fazem isto para adormecer sim! É como entrar num mundo criativo, ficcional, talvez uma brincadeira que ajude a elaborar seu dia a dia, ou mesmo se deixar embalar aos sonhos. Talvez cumpra a mesma função pra ti. A infância mora em todos nós.
Se for um sofrimento, ou deseje saber mais das histórias que inventa seria, interessante procurar um espaço de reflexão como análise com psicanalista.
Olá! Esse comportamento, imaginação e criação de personagem pode ser um recurso para conseguir elaborar suas questões. Se promove sofrimento ou deseja conhecer mais sobre você e suas criações, procure terapia. A terapia é o espaço ideal para conhecer tudo isso.Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Olá! Nosso psiquísmo cria um mundo, que chamamos de anímico, que tem o potencial de se tornarem "reais", quando podemos nos comunicar com esse conteúdo. Esse exercicio, quando realizado com consciência e acompanhado de um profissional experiente, especialmete em Psicologia Analítica, pode promover um desenvolvimento psicológico muito interessante, tranzendo mais significativo da vida. Muito oposto a uma doença, me parece que na sua situação, você tem um grande potencial de autoconhecimento.
Olá! A minha pergunta para você é: Você precisa usar esse recurso para dormir hoje com 23 anos? Como se contasse história de ninar para você mesma dormir? Qual a necessidade por traz desse comportamento e quem você acha que poderia supri-la? Como seria se você não fizesse assim? Demoraria mais para dormir? Penso que uma boa acolhida a sua criança interior seria necessário.
A Terapia do Esquema auxilia muito nas descobertas de nossas metas necessidades e nos ajudam a saciá-las de forma mais adulta e saudável.
Procure um psicologo da TE para conversar a respeito.
Estarei a seu dispor!
Penso que se não está te trazendo prejuízo, não é necessário. Entretanto, se quiser entender melhor, indico buscar um psicólogo. Abraço