Eu sinto muito ciúmes em meus relacionamentos, mas isso só ocorre quando em algum momento a pessoa

13 respostas
Eu sinto muito ciúmes em meus relacionamentos, mas isso só ocorre quando em algum momento a pessoa perde a minha confiança, quando isso ocorre, eu chego a ser capaz de imaginar situações onde a pessoa esteja me traindo. Eu sei que isso é um problema e gostaria de saber se existe uma cura para isso?
Claro que há cura!Uma psicoterapia vai te ajudar a entender esse seu padrão nos relacionamentos e auxiliar a
descobrir formas mais saudáveis e leves de interagir com as pessoas. Vale a pena buscar ajuda p que vc melhore sua qualidade de vida! Lembrando que só o fato de vc perceber esse incômodo, já é um passo dado em direção à mudança. Sucesso na sua caminhada de transformação! Abraços, Alessandra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,

Procure um profissional da psicologia, a terapia pode lhe ajudar a modificar alguns padrões e fazer com que você alcance seus melhoria na qualidade de se relacionar.

Atenciosamente,

Andressa Fieni
Olá. Sentimentos de ciumes, da forma como você coloca, muito provavelmente pode estar relacionado a uma baixa auto estima aliado a um forte desejo de posse. Nestas condições, você não consegue aceitar que a pessoa se volte para outros, lhe fazendo sofrer e sentir-se insegura. Sugiro que busque auxilio em uma terapia. Um psicólogo poderá ajuda-la a recuperar a segurança em você mesma contribuindo para a busca de um relacionamento saudável, onde o ideal é que haja o respeito e confiança entre as partes, e que cada um possa manter a sua individualidade contribuindo assim para uma relação harmoniosa. Tente e seja Feliz!
Olá! Fique confiante que, sim há cura. Principalmente pois você está tomando consciência que este comportamento vem causando sofrimento. Dar-se conta do que sentes já é o começo da cura.

Marque um atendimento com um ou uma psicóloga, relate teu sofrimento e certamente terás a ajuda que necessitas.

Abraço!
Sim, o fortalecimento psicológico é o mais indicado nesses casos de ciúmes, onde o terapeuta vai por os seus pés no chão, mostrar a vc se há ou não razão para vc se preocupar, de acordo com o comportamento do seu companheiro e vai elucidar suas qualidades para vc se dar conta de que vc não é tão facilmente trocável assim
Olá. Sentir ciúme quando alguém quebra a nossa confiança é natural, afinal, depositamos expectativas sobre os outros. Entretanto, o que você está dizendo é que este sentimento parece estar tomando proporções maiores, pois vc não se sente em paz. Esse tipo de imaginação traz muito desconforto e desgaste mental e, portanto, é um indicador de que a ajuda psicológica é a melhor alternativa. Se estiver disposta a trabalhar em prol de si mesma, há possibilidade de mudança.
Isso acontece porque vc tem crenças desadaptativas q precisam ser eliminadas, pois elas geram emoções ruins e reações tb muito ruim. Aconselho vc a procurar uma Psicologa da Terapia Cognitiva Comportamental, eles são ótimos p tratar isso. Um abraço
Olá!
A questão do ciúme tem muitas facetas, ou seja, cada pessoa acaba manifestando isso de uma forma, assim como em cada uma delas há uma história de vida que acaba subsidiando a manifestação do ciúme.

O mais interessante seria você iniciar um processo de psicoterapia com psicólogo para entender como o seu ciúme se manifesta e que tipo de situações acabam por alimentar o mesmo. Entender o quanto ele fala de insegurança, falta de estima de si mesma, desconfiança excessiva, e até da forma como você se coloca frente aos relacionamentos. Tudo isso pode estar orbitando seu ciúme.

Não tenha medo de buscar um psicólogo e caminhar nesse processo de autoconhecimento. Ele poderá trazer uma vivência mais leve e saudável das suas relações.

Forte abraço.
É natural sentir ciúmes, mas o exagero é preocupante. Um psicólogo saberá lhe ajudar muito bem.
Não sei o seu histórico de experiências vividas, mas a base de qualquer relação é a confiança, quando esta é quebrada por algum motivo é normal sentir-se inseguro(a) e isso pode levá-lo(a) a imaginar situações similares.Tendemos a achar que vigiar os passos da outra pessoa evitará que ele ou ela te desaponte de novo. Mas isso não é garantia de nada, não podemos controlar as ações dos outros, apenas as nossas. Se for o caso de uma traição, por exemplo, é natural que se sinta desconfiado achando que poderá ocorrer de novo, Se este for o caso, converse com seu parceiro. Tentem achar juntos uma forma de agir que amenize essa desconfiança, um diálogo aberto é fundamental. Ao mesmo tempo procure ajuda psicológica também. Talvez seja preciso trabalhar a baixa estima e a desconfiança que são resultados comuns nesses casos. A terapia vai ajudar-lhe a se conhecer melhor, recuperar sua auto confiança e estima, e permitirá que você tenha relações mais saudáveis e sem tanto sofrimento. Um abraço!
Em muitos casos nossos problemas de relacionamento estão ligados a padrões apreendidos nos vínculos com as pessoas mais importantes de nosso crescimento. A Terapia familiar(mesmo que o cliente venha sozinho) pode ajudar neste processo de compreensão e liberação destes padrões que causam sofrimento na vida adulta.
A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) geralmente produz ótimos resultados e, dependendo do paciente, em prazo curto ou médio. Ressalto que em alguns casos os resultados podem ser de longo prazo. O primeiro passo seria buscar um psicólogo indicado por alguém de sua confiança e se não tiver, sugiro buscar informações sobre o profissional. Creuza
Olá! Sim, existe cura! Sugiro que você procure um Psicólogo especializado em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) . A psicoterapia irá te ajudar na identificação dos pensamentos disfuncionais e crenças centrais. Também irá te ajudar a trabalhar a sua auto estima. O ciúme está ligado a insegurança de si mesmo. Coloco-me a disposição! Psicóloga Táila Menegate.

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Fabiana Loureiro de Araújo

Fabiana Loureiro de Araújo

Terapeuta complementar

Juiz de Fora

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Daniela Souza

Daniela Souza

Psicopedagogo

Belém do Pará

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.