Eu tenho ansiedade elevada e ultimamente eu ando tendo dificuldade para respirar (apenas isso). Tem

3 respostas
Eu tenho ansiedade elevada e ultimamente eu ando tendo dificuldade para respirar (apenas isso). Tem alguma forma de saber se é covid ou a ansiedade? Passei em um clínico geral e ele falou para eu não me preocupar que eu não tinha nada mas, mesmo assim tenho medo.
Dr. Fernando Brasil
Internista
Rio de Janeiro
O COVID é uma condição clínica infecciosa que cursa com múltiplos sintomas, incluindo a falta de ar. Para diferenciar essa falta de ar é necessário avaliação clínica de todos os sintomas, seu histórico de uso de medicações e detalhes do quadro atual lançando mão, eventualmente, de exames complementares. A avaliação de um clínico e de um psiquiatra é fundamental.
Caso a falta de ar se torne intensa procure imediatamente um serviço de urgência/emergência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ezequiel Alves da Silva
Generalista, Médico clínico geral
Chapecó
Olá, querid@. A ansiedade pode te “visitar” com um dos sintomas sendo sensação de falta de ar, como se a respiração ou o fôlego ficassem curtos. Geralmente associado a tensão muscular, principalmente das costas, ombros e pescoço, podendo formar algumas contraturas (“nós” no músculo) que costumam doer bastante, lembra muito a sensação de “carregar o mundo” nas costas. Quando vivemos imersos na ansiedade, estresse, irritabilidade e tensão muitas vezes podemos não nos dar conta desses desconfortos, por estarmos habituados a eles. No entanto, é mais comum perceber a ansiedade quando ela “ataca”, com palpitação e desconforto emocional intenso, durante um episódio agudo de ansiedade. A distinção entre a ansiedade e outras causas de sensação de falta de ar, como a própria COVID e outros problemas só é possível a partir de uma avaliação médica. Se isso te preocupa, recomendo procurar auxílio profissional, com certeza. Espero ter te ajudado.
A dificuldade para respirar pode, sim, estar relacionada à ansiedade, especialmente quando há sensação de aperto no peito, respiração curta ou suspiros frequentes.
Por outro lado, é importante descartar causas físicas, como COVID-19 ou problemas pulmonares e cardíacos — o clínico geral é o primeiro passo correto.
Se os sintomas persistirem mesmo com exames normais, o ideal é procurar um psiquiatra ou psicólogo, pois crises de ansiedade podem causar desconforto físico real e intenso.

Especialistas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Marcy Harrouche

Marcy Harrouche

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Fabrício Carlo Bellei

Fabrício Carlo Bellei

Psicanalista, Psicólogo

Caxias Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1114 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.