Eu tomo alprazolam 1g uma de manhã outra depois do almoço e duas depois de jantar já tomo há anos ag

4 respostas
Eu tomo alprazolam 1g uma de manhã outra depois do almoço e duas depois de jantar já tomo há anos agora há uns dias para cá tomo há noite como sempre mas dormo 2 ou 3 horas acordo do nada vou o banheiro vou me deitar outra vez é normal não dormir seguido as horas que devemos dormir 8 horas
Olá! Seu corpo se acostumou ao alprazolam. Esse medicamento tende a perder o efeito e causar dependência com o tempo. O alprazolam age em GABA, o "freio do cérebro". Se alguém já está freando para seu corpo ele não precisa frear com a mesma força mais. Vai ficando fraco. Sempre que prescrito a meta é retirar o alprazolam o mais cedo possível, ou seja, o quanto antes o paciente suporte a retirada. Para retirar é necessário tratar o transtorno de base que gera ansiedade, pânico ou depressão e também a insônia. Esse tratamento é com medicação que não causa dependência. A retirada do alprazolam quando feita é bem gradual.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
O alprazolam é uma medicação da classe dos benzodiazepínicos, que são remédios com potencial para causar dependência e tolerância. Em resumo, a tolerância é um fenômeno que ocorre quando seu corpo "se acostuma" com a medicação, fazendo com que ela perca eficácia com o tempo. Isso ocorre, entre outros mecanismos, pela regulação negativa dos receptores GABA-A — o cérebro passa a reduzir a sensibilidade ou a quantidade desses receptores, o que diminui a resposta ao medicamento. É por isso que hoje você toma 4 comprimidos por dia, provavelmente tendo iniciado com uma dose menor e que era eficaz na época. Além disso, estudos mostram que o uso crônico de benzodiazepínicos pode alterar a arquitetura do sono, reduzindo especialmente o sono de ondas lentas (N3) e o sono REM, fases essenciais para um descanso reparador. Isso pode explicar por que você está acordando no meio da noite e não conseguindo manter o sono contínuo. Sendo assim, sugiro que procure um psiquiatra para avaliar a possibilidade de um plano de desmame gradual e considerar alternativas terapêuticas mais adequadas para o tratamento da insônia de longo prazo. Um abraço!
Dr. Nelson Teixeira Júnior
Psiquiatra, Cirurgião do aparelho digestivo, Médico do trabalho
Campinas
O Alprazolam é um benzodiazepínico e como tal, com o passar do tempo pode causar dependência e redução na ação farmacológica, muitas vezes exigindo aumento da dose para obter o mesmo efeito. Seria interessante discutir o assunto com seu médico.
Despertares noturnos são normais, contanto que sejam poucos e breves. As vezes, se você toma líquidos a noite é normal acordar com a bexiga cheia e ir ao banheiro. Se estivesse acontecendo de você não conseguir acordar mesmo precisando ir ao banheiro provavelmente a dose estaria muito alta.
O problema é se você acorda na madrugada por algum motivo ou sem motivo nenhum e não consegue dormir novamente. Isso significaria que a medicação está perdendo o efeito e que você deve ter algum quadro que lhe gere insônia.

Mesmo se estiver descansando bem a noite e conseguir voltar rapidamente ao sono eusugiro que você busque um profissional para avaliar os motivos dessa insônia e da necessidade de uso diário do Alprazolam. Ele é um medicamento que não trata o problema, trata apenas o sintoma. Além disso, você vai criando tolerância ao longo do tempo de uso e isso gera dependência.
Ele não é a medicação para tratar quadros psiquiátricos que requerem uso de medicação diaria por períodos longos.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 160 perguntas sobre Frontal Comprimidos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.