Existe alguma forma de afasia que se pareça com uma gagueira?

12 respostas
Existe alguma forma de afasia que se pareça com uma gagueira?
O diagnóstico da gagueira e da afasia são bem diferenciados. A gagueira pode começar na infância, estudos indicam que o gago tem "problema" no hemisfério direito e ainda pensam no fator familiar para intensificar a gagueira. Tem cura.
A afasia de Broca pode levar a pessoa confundir com gagueira.
A afasia é decorrente de problemas cerebrais, lesões, AVC e outros. São vários os tipos de afasias depende do comprometimento cerebral.

A afasia é a perda da linguagem causada por lesão no SNC. Existem vários tipos de afasias e a afasia de Broca pode levar o leigo a confundir com a gagueira, mas vale lembrar que os diagnósticos são bem diferenciados. A afasia de Broca caracteriza-se por grande dificuldade em falar, porém a compreensão da linguagem encontra-se preservada, é também chamada afasia não fluente de expressão ou motora, ou seja, os pacientes conseguem executar normalmente a leitura silenciosa, mas a escrita está comprometida. As respostas são indecisas mas sensatas, realizando as repetições. Ex: pa-pa-pa-pato.
Já a gagueira, é uma interrupção na fluência verbal, caracterizada por repetições ou prolongamentos de sons ou sílabas que acontece na infância, onde deve ser trabalhada e banida.
Ambos necessitam de terapia fonoaudiológica.
Quando a gagueira é por fatores emocionais a terapia por hipnose é muito eficiente, basta algumas seções.
Uma regressão a causa pode resignificar e dar um novo sentido.
Geralmente está ligado a um fato onde a pessoa foi obrigada a falar algo que não queria ou ter engolido o choro.
Gagueira é um transtorno neurobiológico crônico e Afasia é causada por uma lesão cerebral nas áreas responsáveis pela linguagem e pode ser tanto de expressão quanto de compreensão. Os diagnósticos são diferentes, e a avaliação e terapia também. A pessoa com Afasia pode parecer que gagueja para um leigo, já que ela fica "buscando" na mente o que dizer e na maioria dos casos não consegue.
A Afasia tem causa neurológica enquanto que a disfluência verbal (antigamente chamada de disfemia e popularmente conhecida como gagueira ) não obrigatoriamente tem. A disfluência verbal pode ter algum cunho se for mais um dos sintomas de uma síndrome.
A gagueira geralmente tem precedência emocional e pode ser solucionada com a hipnose. Visite meu perfil e saiba mais sobre a hipnoterapia.
Assim como a afasia, existe alguns tipos de disfluências (gagueiras) que podem ter origem após uma lesão cerebral, porém, a afasia ela esta ligada a dificuldade na linguagem (compreensão e expressão da linguagem tanto oral como escrita), já a disfluência acontece apenas na fala (podendo apresentar bloqueios, prolongamentos, repetições de silábas e/ou palavras) deixando a fala "truncada".

Na afasia podemos ver manifestações ligadas a comunicação também, como anomias (não lembrar o nome das coisas) e parafasia (trocas na fala de origem sonora e/ou semântica), que pode em algum momento parecer com uma gagueira para profissionais e pessoas que não são da área, porém, elas são bem distintas.

Se você tem mais dúvidas sobre o tema e/ou esta procurando algum profissional da área procure um fonoaudiólogo.
Talvez a mais similar seja a de Broca, entretanto na afasia de broca nao é somente a expressao da fala que esta comprometida, mas a escrita e leitura também, sendo muito mais abrangente. A expressao tambem é diferente e existem outros comprometimentos, anomias, parafrases, paralexias, etc aque nao tem na gagueira. Existem novos estudos que descobriram que a gagueira do neurodesenvolvimento pode ser um tipo de afasia nao fluente.
Em casos específicos que não envolvam acidentes físicos a hipnoterapia clínica lhe ajuda em ambas situações por lidar com a reprogramação cerebral. No entanto, o sucesso depende da continuidade de longo atendimento.
Hipócrates, um pensador grego, considerado o Pai da Medicina, disse certo dia "A cura está ligada ao tempo e às vezes também às circunstâncias.". Essa frase dialoga muito com sua demanda! Aconselho que você procure um acompanhamento médico e um terapeuta complementar. Em conjunto, eles irão tratar seu corpo, alma e mente. Espero ter ajudado! Abraços.

Sim, existe uma forma de afasia que pode ser confundida com gagueira, chamada de afasia dinâmica ou gagueira secundária. A afasia dinâmica é uma forma de afasia na qual a pessoa tem dificuldade em iniciar ou continuar a falar, mas a fluência da fala é interrompida devido a dificuldades motoras ou cognitivas. Algumas pessoas com afasia dinâmica podem apresentar sintomas semelhantes aos da gagueira, como hesitação, repetição de palavras ou sons, e dificuldade em controlar o ritmo da fala. Se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando problemas de fala, é importante procurar um profissional de saúde mental ou fonoaudiólogo para avaliação e tratamento.
A gagueira e afasia são sintomas confundidas pela mesma coisa.

Caso você já procurou um fonoaudiólogo e não encontrou nada que provo que essa gagueira. Muito provavelmente pode ser algum trauma sofrido na infância que existe
tratamento e cura.

Algo que você queria falar e não pude falar.

Acabou gerando um conflito no seu sistema nervoso!

Não perca tempo procure já um profissional da sua confiança.
Qualquer coisa estou à disposição. forte abraço!