Existe alguma forma de afasia que se pareça com uma gagueira?

8 respostas
Existe alguma forma de afasia que se pareça com uma gagueira?
A afasia é a perda da linguagem causada por lesão no SNC. Existem vários tipos de afasias e a afasia de Broca pode levar o leigo a confundir com a gagueira, mas vale lembrar que os diagnósticos são bem diferenciados. A afasia de Broca caracteriza-se por grande dificuldade em falar, porém a compreensão da linguagem encontra-se preservada, é também chamada afasia não fluente de expressão ou motora, ou seja, os pacientes conseguem executar normalmente a leitura silenciosa, mas a escrita está comprometida. As respostas são indecisas mas sensatas, realizando as repetições. Ex: pa-pa-pa-pato.
Já a gagueira, é uma interrupção na fluência verbal, caracterizada por repetições ou prolongamentos de sons ou sílabas que acontece na infância, onde deve ser trabalhada e banida.
Ambos necessitam de terapia fonoaudiológica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A gagueira é em geral, uma condição que pode acometer vários homens da mesma família. A incidência no sexo masculino é surpreendentemente maior. Ocorre durandte o desenvolvimento da fala e fica evidente a partir dos quatro anos, de maneira geral.
A afasia ocorre depois de uma lesão cerebral, por isquemia, derrame ou acidente. No caso de uma lesão na área de Brca, a pessoa buscará pelas palavras, fazendo longas pausas, ou ansiosamente, tentando falar aquelas que no momento, podem, por hipótese ser as certas. No último caso, esta verborragia, um exagero de expressão, uma fala ininterrupta, pode soar aos outros como gagueira.
A pessoa precisa de terapia fonoaudiológica .

O diagnóstico da gagueira e da afasia são bem diferenciados. A gagueira pode começar na infância, estudos indicam que o gago tem "problema" no hemisfério direito e ainda pensam no fator familiar para intensificar a gagueira. Tem cura.
A afasia de Broca pode levar a pessoa confundir com gagueira.
A afasia é decorrente de problemas cerebrais, lesões, AVC e outros. São vários os tipos de afasias depende do comprometimento cerebral.

Quando a gagueira é por fatores emocionais a terapia por hipnose é muito eficiente, basta algumas seções.
Uma regressão a causa pode resignificar e dar um novo sentido.
Geralmente está ligado a um fato onde a pessoa foi obrigada a falar algo que não queria ou ter engolido o choro.

Gagueira é um transtorno neurobiológico crônico e Afasia é causada por uma lesão cerebral nas áreas responsáveis pela linguagem e pode ser tanto de expressão quanto de compreensão. Os diagnósticos são diferentes, e a avaliação e terapia também. A pessoa com Afasia pode parecer que gagueja para um leigo, já que ela fica "buscando" na mente o que dizer e na maioria dos casos não consegue.

A Afasia tem causa neurológica enquanto que a disfluência verbal (antigamente chamada de disfemia e popularmente conhecida como gagueira ) não obrigatoriamente tem. A disfluência verbal pode ter algum cunho se for mais um dos sintomas de uma síndrome.

A gagueira geralmente tem precedência emocional e pode ser solucionada com a hipnose. Visite meu perfil e saiba mais sobre a hipnoterapia.

Assim como a afasia, existe alguns tipos de disfluências (gagueiras) que podem ter origem após uma lesão cerebral, porém, a afasia ela esta ligada a dificuldade na linguagem (compreensão e expressão da linguagem tanto oral como escrita), já a disfluência acontece apenas na fala (podendo apresentar bloqueios, prolongamentos, repetições de silábas e/ou palavras) deixando a fala "truncada".

Na afasia podemos ver manifestações ligadas a comunicação também, como anomias (não lembrar o nome das coisas) e parafasia (trocas na fala de origem sonora e/ou semântica), que pode em algum momento parecer com uma gagueira para profissionais e pessoas que não são da área, porém, elas são bem distintas.

Se você tem mais dúvidas sobre o tema e/ou esta procurando algum profissional da área procure um fonoaudiólogo.

Especialistas

Lílian Krasznitszky de Araújo

Lílian Krasznitszky de Araújo

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Israelle Carla Costa

Israelle Carla Costa

Fonoaudiólogo

Manaus

Stephanie Moraes Santos

Stephanie Moraes Santos

Fonoaudiólogo

Patrícia Jorge

Patrícia Jorge

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Eliane Mauro Santiago

Eliane Mauro Santiago

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Eduardo H Lauar

Eduardo H Lauar

Neurocirurgião, Neurologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Afasia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.