Minha prima acidentou-se de moto e ficou com afasia de Broca (a fala dela bloqueava com uma forte gagueira

11 respostas
Minha prima acidentou-se de moto e ficou com afasia de Broca (a fala dela bloqueava com uma forte gagueira e não saía mais nada). Meses depois, teve Stevens-Johnsons. Para salvá-la, induziram coma por 15 dias e deram imunossupressores. Ao acordar, estava falando normalmente. Coma pode curar afasia?
Olá amigo(a). Esse caso merece uma avaliação bem detalhada, analisando também exames de imagem feitos pós-traumatismo e exames atuais. A afasia é um transtorno de linguagem de causa neurológica (pós AVE, traumatismo craniano, etc) que pode se caracterizar por dificuldades de fala, compreensão, os dois, e diversos outros problemas de linguagem associados, como dificuldade de planejamento, dificuldades de noção espaço-temporal...
Existe um fator de neuroplasticidade, que é a capacidade do sistema nervoso se adaptar a nível estrutural e funcional, quando sofre determinadas experiencias ou lesões. Há uma forte tentativa de regeneração. Pode ser que essa plasticidade neural tenha ajudado de certa forma a recuperação de determinadas funções de linguagem de sua prima, mas é preciso saber se algo mais precisa de atenção. É extremamente importante buscar avaliação fonoaudiológica o mais rápido possível, pois quanto mais cedo, melhor a evolução. Não deixe de consultar também o neurologista. Abçs

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
afasia não é tratada com medicamentos e sim com processos terapêuticos sistemáticos, favorecendo a melhora na comunicação gradativamente,como é um quadro neurológico o processo é lentificado,..pode acontecer que o diagnóstico não fosse afasia..e automaticamente a paciente em tratamento evolua na comunicação...e retorne a fala fluente.
A Neuroplasticidade neurológica é surpreendente e maravilhosa, é a base do tratamento da Afasia para que o paciente possa atingir seus objetivos terapêuticos. Poucos dados para se opinar em um caso tão rico, mas a disfluência apresentada deveria ocorrer pela angústia diante do bloqueio da fluência da linguagem no plano neurológico. Talvez o coma induzido tenha gerado no organismo dela a oportunidade de se realinhar e de autoajustar. Seres Humanos são únicos!
Olá. Casos como este são impressionantes e merecem um estudo aprofundado. Porém de forma subjetiva podemos afirmar que é possível que o coma possa sim resolver os problemas de afasia. Ocorre que a mente subconsciente sem os filtros da mente consciente (crítica e analítica) pode alterar imagens mentais mais prontamente (ressignificação). Isso se dá pela capacidade da mente criar novas conexões, e assim como experimentar novas sensações, modelar e voltar com essas novas imagens mentais ativas - NEUROPLASTICIDADE.

A possibilidade de modificações sinápticas induzidas pela correlação espacial e, principalmente, temporal de atividade representa um ressurgimento das idéias associacionistas. Os modelos de reabilitação em neuropsicologia devem se basear nos conhecimentos sobre os mecanismos de recuperação funcional após lesões cerebrais.

A literatura mostra que à medida que a depressão funcional regride nestas áreas mais distantes, o quadro clínico neuropsicológico pode sofrer mudanças dramáticas de um dia para o outro. É o caso da afasia global evoluindo para afasia de Broca, ou da afasia de Broca evoluindo para uma afasia motora transcortical etc., à medida que as condições funcionais cerebrais vão melhorando. Os mesmos estudos com neuroimagem indicam, por exemplo, que o prognóstico das afasias por lesão hemisférica esquerda depende em grande parte da presença de depressão funcional concomitante em áreas homólogas do hemisfério direito (e.g., Weiller e Herrmann, 1999).

Mas vamos ressaltar que é um caso de estudo.
Há muitos mistérios e tentativas de explicação que nós buscamos respostas.

Há tantas possíveis variáveis em sua pergunta que, apesar de ser possível criar uma gama muito complexa de possíveis respostas, o fato é que ninguém saberá o que ocorreu.

Traumas emocionais afetam a linguagem.

Após um período de "descanso", ela poderia ter se reestabelecido. Quem saberá?

Emocional ou fisiológico? Há diferença entre os dois?

Fico feliz pela superação da sua prima!

Fiquem bem!
Como afirmar se eu não tive acesso ao prontuário da paciente? Há de ser útil nvestigar.
Vamos entender cada caso. Um acidente pode afetar inúmeras situações, desde o trauma em si, o sentimento pós trauma, impedindo o desenvolvimento comum e chegando a parte neurológica que deve ser analisado minuciosamente por um especialista. COntudo, há terapias funcionais, mas dizer que o coma induzido e ministrado medicações foi a cura é substancial ok. Eu indicaria uma tratamento psicológico para contextualizar um acidente, mas juntamente com médicos, pois tendo um carater físico descartado, partimos para as terapias.
Pergunta que vale um milhão de dolares... Tenho um paciente que não era capaz de ler e escrever e apos uma convulsao tornou-se capaz novamente...
Hipócrates, um pensador grego, considerado o Pai da Medicina, disse certo dia "A cura está ligada ao tempo e às vezes também às circunstâncias.". Essa frase dialoga muito com o ocorrido! Aconselho que você procure um acompanhamento médico e um terapeuta complementar. Em conjunto, eles irão tratar seu corpo, alma e mente. Espero ter ajudado! Abraços.

há muitas coisas que hoje não podemos explicar, porem a afasia pode ter origem emocional. e lembre-se nosso corpo é extremamente inteligente, é importante não se limitar nesses casos, a crença positiva é o primeiro passo para se livrar da doença
O ideal de tratar Afasia é com psicoterapia, e a medicação como se fosse um quebra-mola. Certamente esse acidente gerou um estresse pós-traumático. A hipnoterapia é uma ferramenta poderosíssima para o tratamento.

Especialistas

Marilceia Moreira

Marilceia Moreira

Fonoaudiólogo

Juiz de Fora

Patricia Maia Tavares

Patricia Maia Tavares

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Rakel Gerke

Rakel Gerke

Fonoaudiólogo

Vila Velha

Gabriela Chicon

Gabriela Chicon

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Lygia Maurício

Lygia Maurício

Fonoaudiólogo

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Afasia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.