Existe alguma forma não farmacológica de se lidar com o Déficit de Atenção?

9 respostas
Existe alguma forma não farmacológica de se lidar com o Déficit de Atenção?
Existe sim. O acompanhamento com bom psicopedagogo pode ajudar tanto ou até mais que a medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Claro existe sim. Primeiro temos que ter certeza de que realmente existe esse diagnóstico e em qual grau. Muitas pessoas mesmo com TDAH não precisam usar medicação. O ideal é você fazer uma avaliação com psiquiatra ou terapeuta capacitado.
Att Eduardo
Para constatar este déficit cognitivo, você já realizou a Avaliação Neuropsicologica?
Existem formas de reabilitação específica com Neuropsicólogos e Neuropsicopedagogicss pque trabalham muito bem qualquer das funções que não estão preservadas.
Atenciosamente
Tem sim! Mas o caso precisa ser analisado de forma especial e ponderar o nível de comprometimento do paciente. Quando o paciente apresenta comprimetimento com um processo de treino de habilidades de planejamenti e organização das atividades diarias juntamente com exercicios cognitivos que estimulem a área do córtex pré-frontal, há possibilidades de bons resultados e assim, com avaliação médica, poderia ser dispensável, ou diminuida a medicação. A prática de atividades físicas e a adesão por hábitos de nutrição funcional, ou seja, a inserção de alimentos que protegem e potencializam o melhor funcionamento cerebral, bem como a retirada de alguns alimentos que já foram comprovados que afetam drasticamente as funções de memória e atenção, são alternativas muito eficazes à médio e logo prazo para o tratamento do TDAH, mesmo com uso medicamento.Existem também diversos suplementos nutricionais, que estimulam a produção e melhor funcionamento dos neurotransmissores relacionados ao transtorno.
Sim existe. O primeiro passo é passar por uma avaliação com um especialista para verificar de onde vem o déficit de atenção. Ou seja, déficit de atenção em si não é necessariamente um transtorno, pode ser sintoma de vários desajustes e transtornos outros que não necessariamente o TDAH. E dependendo de sua origem a forma de tratamento se difere. Posso ter déficit de atenção em transtornos de aprendizagem, em situações de dificuldade de aprendizagem, problemas orgânicos de visão e audição entre outras situações. Existem hoje diferentes intervenções comportamentais e programas de estimulação cognitiva que podem melhorar esse déficit como, TCC, o cogmed, PEI e outros, sem que seja necessário medicação. Tudo vai depender de uma avaliação inicial.
Verdade, o primeiro passo é passar por avaliação com especialista para confirmar tal diagnóstico. Com ou sem a necessidade de medicamentos, a terapia ajuda muito através da psicoeducação e do treino de habilidades diárias, fazendo com que o paciente consiga lidar de forma mais funcional com suas dificuldades.
Olá
Um método não farmacológico para lidar com o TDHA é o acompanhamento com o psicólogo, em especial na abordagem da TCC- Terapia Cognitivo-comportamental. No adulto, o prejuízo advindo dos sintomas podem ser tanto na vida social quanto na ocupacional.
Espero que fique bem!
Um abraço
Olá, existe sim. Nem todos os casos de TDAH tem indicação de uso de medicamentos. Seria legal fazer terapia e tbm buscar um neuropsicologo para fazer uma avaliação bem completa do seu quadro
Olá. Sim, em muitos casos apenas a psicoterapia pode ser suficiente. O psicólogo também poderá avaliar se o diagnóstico de TDAH é de fato condizente, através da análise do caso como um todo, e não apenas dos sintomas de forma isolada.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 423 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.