existe alguma outra doença que pode ser confundida com transtorno bipolar?

6 respostas
existe alguma outra doença que pode ser confundida com transtorno bipolar?
O psicodiagnóstico é fundamentado nos sintomas e não na estrutura das doenças como a maioria dos disgnósticos médicos. Ainda se conhece muito pouco sobre as estruturas das doenças mentais, por isso o disgnóstico ainda é focado na sintomatologia.
A ideia de diagnóstico diferencial vem exatamente para suprir essa lacuna e abrir as outras possibilidades disgnósticas.

Nesse contexto, os bons profissionais tendem a apresentar essas outras possibilidades diagnósticas ou não fecham o diagnóstico enquanto não tem informações suficientes para isso. Sendo assim, o melhor profissional para você tirar as dúvidas sobre um diagnóstico específico é uma boa conversa com o profissional que realizou.

O transtorno bipolar é caracterizado por episódios depressivos intercalados por fases de normalidade, hipomaníacas ou maníacas (há um aumento de autoestima, agitação, desinibição, etc).
Assim, em indivíduos que tem como característica a extroversão, o transtorno bipolar pode ser facilmente confundido com a depressão.
Ou seja, os episódios de mania ou hipomania são vistos como parte da personalidade e os episódios depressivos são vistos pela pessoa, como muito mais severos.
Uma avaliação rigorosa, feita por um profissional (psicólogo ou psiquiatra) é a melhor conduta.
Sim. O Transtorno Bipolar pode ser confundido com várias outras patologias como: depressão unipolar, transtorno de personalidade histriônica dentre outras. O
diagnóstico geralmente é validado pelo psiquiatra após algumas sessões de acompanhamento.
O conjunto de sintomas apresentados pelo indivíduo que sofre de Transtorno Bipolar, também pode ser confundido com Transtorno de Personalidade Bordeline, que se caracteriza especialmente pela presença de instabilidade emocional, desregulação afetiva excessiva, sentimentos intensos e polarizados. Em um determinado momento pode estar tudo ótimo e logo em seguida tudo péssimo. Prevalece a ambiguidade de sentimentos. "amor e ódio caminham juntos ao longo de uma linha tênue"
Sim, pode ser confundido com vários transtornos como Depressão, transtorno borderline, ansiedade generalizada, transtornos de personalidade... vale lembrar que o bom profissional de saúde mental consegue fazer muito bem o diagnóstico diferencial. Saiba que pode contar comigo!
Os sintomas permeiam entre as patologias e podem ser facilmente confundidos. Somente os especialistas podem diagnosticar efetivamente. Hoje com o advento da internet e possível ter acesso aos conhecimentos teóricos no assunto; mesmo assim, evite tirar conclusões que cabem somente aos profissionais avaliar e diferenciar até concluir o diagnóstico. Grata!