Existe um tipo de transtorno psicótico que tem alguns traços da esquizofrenia como fanatismo religioso,

7 respostas
Existe um tipo de transtorno psicótico que tem alguns traços da esquizofrenia como fanatismo religioso, mas não é caracterizado pela dificuldade de se relacionar e indiferença com os sentimentos dos outros?
Acrescento que nas esquizofrenias, as alucinações e delírios religiosos são muito comuns

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, primeiro precisamos entender em que grau o paciente encontra-se dentro do quadro da psicose, para depois compreender se há uma vinculação especifica de uma determinada característica da doença e sua definição.
Psicose é uma das três estruturas possíveis na qual podemos embasar um tratamento psicanalítico, a saber há também os neuróticos e perversos, no entanto, quando falamos de estrutura não estamos falando de doenças, transtorno ou síndromes. O que pode-se falar é que os sujeitos de acordo com cada estrutura tendem a responder de uma maneira comum diante de situações muito estressantes, frustrações ou perdas significativas. Assim pode-se concluir, clinicamente, embora isso as vezes fique visível a olhos não clínicos que fulano tem características psícoticas mesmo não tem um quadro diagnosticado de esquizofrenia. Além disso, algumas atividades podem ajudar a estabilizar um psicótico e fazê-lo mais estável como o caso das religiões. Cabe fazer uma ressalva no fanatismo religioso, pois isso pode, deflagrar um quadro psicótico.
Se posssível orientar o paciente a fazer uma análise com um psicanalista. E os familiares ajudarem no sentido de flexionar o discurso, secretariá-lo.
A esquizofrenia é um transtorno psicótico caracterizado pelo rompimento com a realidade, o paciente passa a agir de forma estranha e não tem percepção disso. O tipo mais comum é a esquizofrenia paranóide, em q há delírios (ideia errada da realidade) de q a pessoa está sendo perseguida, q os outros estão tramando algum mal a ela.
O "fanatismo religioso" q vc se refere pode estar relacionado ao transtorno bipolar na fase de mania (estado de euforia com aumento da energia e atividades), qdo o paciente pode se envolver excessivamente em atividades como as relacionadas à religião, bem como também pode ter delírios de grandeza, por ex: lê a bíblia o dia todo, vai à igreja todos os dias, acredita ter poderes de desvendar os mistérios da bíblia.
A "indiferença com sentimentos dos outros" está mais relacionado ao quadro de psicopatia (q diferente de psicose), onde o paciente não está rompido com a realidade, ele sabe o q está fazendo. Geralmente, cometem crimes.
Procure um profissional!
Nem todo fanatismo religioso é um transtorno psicótico, temos que avaliar outros comportamentos do individuo. Um transtorno psicótico é diagnosticado através da presença de um conjunto de comportamentos e sintomas que a pessoa pode apresentar. É necessário uma avaliação psicológica para um diagnóstico preciso. De maneira geral um transtorno mental é caracterizado a partir do momento que dificulta o convívio e o relacionamento social prejudicando a vida do individuo e dos que o cercam.
A sua pergunta se refere a uma pessoa fanática que se relaciona facilmente e parece considerar os sentimentos dos outros?

Esta descrição não se refere a um transtorno, mas à quase normalidade, pelo menos entre os fanáticos religiosos. Você tem certeza que a pessoa considera os sentimentos de todas as outras pessoas, todos os sentimentos? E de quê tipo é o relacionamento? Com pessoas semelhantes? Ou superficial tipo telenovela?

Tudo é possível na mente humana.

Mas qual o motivo da sua pergunta? Você gostaria rotular uma pessoa porquê você não gosta dela? Será que com você ela não está se relacionando facilmente? Que ela não considera os seus sentimentos? Rotulando-a, você não vai convencê-la de nada.

Recomendo fazer outra pergunta que diga respeito ao seu motivo.
Não vejo o quadro demonstrado acima, ainda como esquizoide, mas o caso trás alguma dificuldade para quem se relaciona com essa pessoa, por vê-la como fanática. Acho que há a necessidade de vc procurar um psicólogo para líder melhor com isso. Pois, a inserção de coisas falsas na cabeça, tanto de um, como do que convive com essa pessoa religiosa poderão afetar o psiquismo, de ambos mas a frente. Seguindo o provérbio popular q diz:( água mole em pedra dura, tanto bate atém fura). Assim, procurem ajuda logo!

Especialistas

Cristiane dos Santos Machado

Cristiane dos Santos Machado

Psiquiatra

Porto Alegre

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 87 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.