Fui diagnosticado com transtorno esquizoafetivo estou estabilizado, eu terei que continuar com a med

4 respostas
Fui diagnosticado com transtorno esquizoafetivo estou estabilizado, eu terei que continuar com a medicação pelo resto da vida ou em algum momento ela poderá ser suspensa?
Entendo sua dúvida. No transtorno esquizoafetivo, mesmo quando a pessoa está estabilizada, é importante manter a medicação por um tempo prolongado para evitar recaídas. Em alguns casos, é possível reduzir doses ou até suspender, mas isso depende da sua evolução, do número de episódios prévios e da estabilidade ao longo do tempo.

O ideal é que qualquer mudança seja feita de forma gradual e sempre acompanhada pelo psiquiatra, para garantir segurança e continuidade do bem-estar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na maioria dos casos, a medicação precisa ser mantida indefinidamente. O transtorno esquizoafetivo é uma condição crônica com alto risco de recaída se interromper o tratamento — estudos mostram recorrência em 40-80% dos pacientes que descontinuam antipsicóticos.

Possibilidade de redução: apenas em casos muito específicos, após mínimo 2-3 anos de estabilidade clínica total, sob supervisão rigorosa e com seu consentimento informado.

Explicação Acessível
Seu cérebro está respondendo bem à medicação agora. O transtorno esquizoafetivo é como diabetes — uma predisposição neurobiológica que está controlada, não curada. Interromper prematuramente é como um diabético parar insulina achando que está "curado".

Risco real: recaída, internação, impacto no trabalho e relacionamentos.
Olá! No transtorno esquizoafetivo, mesmo estabilizado, quase sempre é necessário manter a medicação por toda a vida para evitar recaídas graves. Redução ou suspensão só é considerada em casos raros, após muitos anos sem sintomas e com supervisão rigorosa.
Cada pessoa é diferente. Vamos avaliar o seu caso com detalhes na consulta. Marque um horário para conversarmos com calma!
Dr. Julio Ferreira Vasconcelos
Psiquiatra, Médico de família
Juiz de Fora
Boa noite,

No transtorno esquizoafetivo, quando a pessoa está estabilizada, muitas vezes é possível reduzir doses ao longo do tempo, mas suspender totalmente nem sempre é seguro. O risco de recaída costuma ser maior quando a medicação é interrompida.

Alguns pacientes conseguem diminuir bastante ou até suspender após muitos anos estáveis, mas isso só deve ser decidido com acompanhamento médico bem próximo, avaliando sua história, número de crises e tempo de estabilidade.

Se quiser discutir sua situação de forma personalizada, você pode agendar uma teleconsulta pelo meu perfil no Doctoralia.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Matheus Herkenhoff

Matheus Herkenhoff

Psiquiatra

Vitória

Rafael Lisboa

Rafael Lisboa

Psiquiatra

Natal

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Psiquiatra

Belo Horizonte

Tábita Tomelin

Tábita Tomelin

Psiquiatra

Jaraguá Do Sul

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 93 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.