Existe uma abordagem teórica que lida melhor com a ansiedade? Para um paciente que se queixa de não

7 respostas
Existe uma abordagem teórica que lida melhor com a ansiedade? Para um paciente que se queixa de não querer só ser ouvido, mas ter um retorno do profissional no que diz respeito à evolução do quadro e técnicas para o tratamento do transtorno?
Olá! Há alguns estudos comparativos que indicam a abordagem analítico comportamental (terapia comportamental) como uma das mais sólidas para o tratamento de ansiedade. Existem protocolos com décadas de experiência que são muito eficazes até hoje, além de inúmeras técnicas que são estudadas e desenvolvidas nos dias de hoje. O diferencial está na forma de análise do caso que o analista do comportamento aborda o caso, estabelecendo uma relação entre os sintomas e as funções que eles cumprem na vida da pessoa. Aborda-se tanto o controle dos sintomas (pelas técnicas ensinadas em sessão e aplicadas a qualquer momento pelo cliente em seu cotidiano) quanto os fatores que causam a ansiedade, podendo ser elementos específicos ou mesmo pensamentos abstratos (e como o cliente pode mudar sua relação com esses fatores). Um bom profissional produzirá dados objetivos (quantitativos e qualitativos) para observar a evolução do caso e deverá compartilha-los com o paciente.

olá, procure uma abordagem chamada TCC (terapia cognitivo comportamental), ela geralmente envolve "tarefas de casa" não se foca somente a sessão de terapia, na semana seguinte você deve levar a tarefa concluída para também dar continuidade ao trabalho. Esta abordagem trabalha diretamente as questões que o paciente tras como queixa.
Olá ..
Está pressa em obter resposta, nada mais é do que a tal ansiedade.
O feedback é dado ao paciente, quando o profissional achar que é necessário este tipo de intervenção.
Creio que não seja questão de abordagem teórica, mas sim de manejo .

Atenciosamente : Roberta Araújo
Dados estatísticos comprovam que todas as abordagens da psicologia são eficazes. Sejam as abordagens psicodinâmicas, comportamentais ou existenciais-humanistas. O sucesso é de cerca de 87%, quando o paciente se compromete com a terapia.

A diferença se dá no jeito de ser de cada paciente, e não no manejo terapêutico de cada abordagem em si.

Em sua pergunta fica muito evidente o desejo de interação entre paciente e terapeuta. Isso é um forte indicativo para a psicologia existencial humanista (a mais relacional dentre todas) ou a psicologia comportamental (a mais pragmática dentre todas).

Espero ter ajudado. Bom tratamento.
A terapia cognitivo comportamental é uma forma de terapia objetiva.
O terapeuta trabalha em conjunto com o paciente, aplicando e ensinando uma serie de técnicas para que a pessoa possa sentir-se melhor, ao mesmo tempo em que adquire autoconhecimento.
O paciente tem atividades de casa e o terapeuta trabalha com a psicoedcucação.
A Terapia Cognitivo Comportamental, alem de trabalhar com a resolução de problemas ,gerenciamento de estresse,ajuda o paciente adquirir novas habilidades através da explicações com ajuda de gráficos, sobre o transtorno de ansiedade, para que o paciente compreenda bem o seu próprio funcionamento e aprenda com sua experiência terapeutica a controlar -se sozinho, flexibilizando seus pensamentos e preocupações e retomando atividades que antes fazia com prazer , que foram negligenciadas por causa da ansiedade.
Olá, entendo que na sua pergunta há duas solicitações: na primeira você busca uma interatividade com o psicólogo/psicanalista para que ele possa lhe ajudar a pensar e compreender aquilo que está se passando na sua vida; a segunda solicitação remete ao seu sofrimento e sua busca por um profissional que possa lhe acolher e também ajude você a lidar melhor com o que está lhe afligindo. Penso que esses pedidos são legítimos e um bom profissional lhe dará essas devolutivas ao longo do tratamento. Diante disso, suponho que a psicanálise pode lhe auxiliar.