É normal da pessoa sentir que ela está vivendo em um sonho?

17 respostas
É normal da pessoa sentir que ela está vivendo em um sonho?
Não. Se está experimentando a sensação de viver em um sonho de maneira persistente, isso pode ser indicativo de uma condição chamada "desrealização" ou "despersonalização". Esses são fenômenos dissociativos em que a pessoa se sente desconectada ou separada de sua própria realidade, como se estivesse observando sua vida de uma perspectiva externa.
Causas para esses sintomas podem incluir estresse, ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou outros transtornos mentais. Além disso, algumas condições médicas e o uso de substâncias podem contribuir para esses sentimentos.
Sugiro que você procure um psicólogo ou um psiquiatra para uma avaliação criteriosa.

Como um psicólogo experiente, posso dizer que a sensação de estar vivendo em um sonho, conhecida tecnicamente como desrealização, pode ocorrer em algumas circunstâncias. A desrealização é um tipo de dissociação, onde há uma alteração na percepção ou experiência da realidade, fazendo com que o indivíduo se sinta desconectado do mundo ao seu redor, como se estivesse em um sonho ou observando a vida de fora.

É importante destacar que episódios ocasionais de desrealização podem acontecer em pessoas sem qualquer condição de saúde mental subjacente, especialmente em situações de estresse intenso, fadiga ou após experiências traumáticas. No entanto, se essa sensação for frequente ou persistente, pode ser um sinal de um transtorno dissociativo ou estar relacionado a outras condições de saúde mental, como ansiedade, depressão ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Se você ou alguém que conhece está experimentando frequentemente essa sensação de viver em um sonho, é aconselhável procurar a avaliação de um profissional de saúde mental. Uma avaliação detalhada é necessária para entender o contexto completo e determinar a melhor abordagem terapêutica. Tratamentos podem incluir terapia, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), e, em alguns casos, medicação. Além disso, estratégias de enfrentamento e técnicas de aterramento podem ajudar a pessoa a se reconectar com a realidade e a diminuir a sensação de desrealização.

Lembre-se, buscar ajuda é um passo importante no cuidado com a saúde mental e no caminho para uma melhor qualidade de vida.
Se você está se sentindo bem com isso, tudo bem! Se você está tão feliz e realizado que parece que está vivendo um sonho, não há problema algum, porque estamos nessa vida para nos divertir, no trabalho, nos relacionamentos e se possível, em tudo que fazemos!
Viva a sua vida como num sonho; fazendo os outros sentirem bem com a sua presença e se divertindo muito,
Um abraço,
Lea
Olá. Fale mais sobre isso em um processo de análise. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100
Olá, depende do teor do que está falando. Uma pessoa muito sonhadora, estará se comprometendo pouco com a realidade, via de regra. Isso não é bom, mas não chega a ser patológico.
Mas existe um ponto de equilíbrio em que se a pessoa ultrapassa e deixa de ser sonhadora, passa a ser desconectada da realidade.
Esta desconexão traduz problemas psíquicos graves podendo chegar à despersonalização e crises psicóticas comprometedoras.
Convido você a pensar sobre isso com um profissional qualificado. Um abraço.
Olá, pelo seu breve relato, ainda nao é possível afirmar se vc está em um processo de psicopatologia ou nao! Sugiro que vc observe se enquanto se percebe "vivendo esse sonho" está consciente deste movimento e como isso afeta seu dia-a-dia e sua relaçao com as pessoas ao seu redor. Caso note prejuízos, procure um especialista para avaliar seu caso e te ajudar com estratégias para lidar com essas questoes.
Viver de um sonho por ser bom ou ter a sensação que aquilo que é real não é? Pois no segundo caso você precisa ser avaliado e tratado. Conforme colegas explicam anteriormente.
Não é normal e tem inúmeras causas precisando sim de tratamento.
Sentir que se está vivendo em um sonho ou em um estado de desconexão da realidade pode ser uma experiência chamada de "desrealização" ou "despersonalização". Esses sentimentos podem ser descritos como se a pessoa estivesse separada de si mesma ou do mundo ao seu redor, como se estivesse assistindo a vida de uma perspectiva distante ou irreal.

Embora seja um fenômeno que pode ocorrer ocasionalmente, especialmente em momentos de estresse intenso, cansaço extremo ou ansiedade, sentir-se constantemente desconectado da realidade pode ser um sintoma de um problema de saúde mental subjacente.

Existem várias condições que podem estar associadas a esses sentimentos de desrealização/despersonalização, incluindo:

Transtorno de Despersonalização/Desrealização (DP/DR): Este é um transtorno mental em que a pessoa experimenta sentimentos persistentes de desconexão, como se estivesse observando a si mesma ou ao mundo de fora do próprio corpo.

Transtornos de Ansiedade: Altos níveis de ansiedade podem levar a sentimentos de desconexão da realidade como mecanismo de defesa contra o estresse extremo.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Em alguns casos, indivíduos que passaram por experiências traumáticas podem desenvolver desrealização ou despersonalização como parte dos sintomas do TEPT.

Transtornos de Humor: Em alguns casos, distúrbios como a depressão ou transtornos bipolares podem estar associados a sentimentos de despersonalização ou desrealização.

Se você ou alguém que você conhece está constantemente vivenciando essa sensação de desconexão da realidade, é fundamental buscar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem avaliar os sintomas, determinar a causa subjacente e fornecer orientação e tratamento apropriados para ajudar a lidar com esses sentimentos e melhorar a qualidade de vida.
Oiii! Precisamos investigar melhor a sua queixa. Está consciente de que esse sonho não é real? Desde quando essa sensação começou? Qual a frequência que isso ocorre (todos os dias)? A intensidade (o dia inteiro, parte do dia, algumas horas? Seria necessário você buscar terapia, para fazer uma anamnese (investigação da sua história de vida), avaliar psicológicamente para verificar as causas desse sintoma. No geral, se esse sintoma persistir, ocorrer com frequência e intensidade, é importante a psicoterapia. Pois é um indicativo patológico, uma condição que chamamos na psicologia de despersonalização. O que é isso? É uma condição psicológica em que a pessoa sente uma desconexão com sua própria identidade, corpo e pensamentos. Pode se manifestar como uma sensação de que o mundo ao redor é irreal. Importante citar que essa condição pode aparecer devido ao estresse, falta de emoção reduzida, ansiedade e outros transtornos psicológicos associados. De fato, é necessário investigação e tratamento. Te aguardo no consultório! ;)

Olá. Penso que essa não é a experiência comum do ser humano na maior parte do tempo, embora sentir que está vivendo um sonho, em alguns momentos é comum. Minha orientação é conversar com um psicólogo para explorar com mais detalhes e entender qual é a sua inquietação com essa sensação. Abraço.
Isto pode acontecer em algumas circunstâncias ou características suas, não sendo exatamente um adoecimento, e a questão principal é: isso está te incomodando, gerando algum desconforto, angustia? Caso a resposta seja sim, que lhe está causando sofrimento, então será necessário uma avaliação de um profissional da saúde mental para entender melhor e lhe dar um melhor direcionamento e cuidados caso necessário.
É compreensível que a sensação de viver em um sonho possa ser desconcertante. Esse fenômeno pode ser influenciado por diversos fatores, como ansiedade, estresse e até mesmo técnicas hipnóticas, especialmente para aqueles com interesse no tema dos sonhos.

Como profissional, estou à disposição para estudar o seu caso de forma mais detalhada. Se tiver mais dúvidas ou quiser discutir aspectos específicos, sinta-se à vontade para me chamar no chat. Considerando a possibilidade de ser um processo de "despertar", é importante analisar mais profundamente para compreender totalmente o contexto e oferecer um suporte adequado. Estou aqui para ajudar no que for necessário.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 207
Como psicólogo, acredito que é difícil afirmar neste momento sobre a natureza do que você relatou. Depende do que é "viver um sonho". Seria você sentir que está em 'outra realidade'? Ou viver idealizando sua vida com base em uma narrativa interna criada por você? Ou qualquer outra possibilidade? Neste momento acredito que temos mais perguntas do que respostas, e por isso recomendo que você possa iniciar um tratamento psicoterapêutico com psicólogo. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Olá! Psi Adriano Galocha aqui.
Levando em conta a sua preocupação posso imaginar que a psicoterapia é o caminho.
Viver e ter sensações boas e espontânea é muito saudável desde que a percepção da realidade esteja presente, caso contrário será preciso investigar estas sensações e o que elas podem provocar em você.
Minha sugestão é Psicoterapia para desenvolver o autoconhecimento.
Fico a sua disposição.
@adrianogalocha
É possível sentir como se estivesse vivendo em um sonho, uma condição conhecida como transtorno de desrealização. Caracteriza-se por uma sensação persistente ou recorrente de estar distante ou separado do ambiente ou de si mesmo, como se estivesse em uma névoa, sonho ou bolha. Pode incluir distorções visuais e auditivas e um sentimento de estranhamento do mundo ao redor. Esse transtorno pode ser acompanhado de ansiedade e depressão, e as pessoas afetadas podem temer estar "ficando loucas".
Olá! Depende do sentido que você esteja se referindo. Você pode se referir à uma realidade tão boa e realizada que parece um sonho bom, ou à sensação que chama-se desrealização, que se caracteriza por uma sensação persistente ou recorrente de desligamento do próprio corpo ou dos próprios processos mentais, como se a pessoa fosse um observador externo da sua vida (despersonalização) e/ou por uma sensação de desligamento do ambiente em que se encontra (desrealização).

No segundo caso, é importante buscar ajuda especializada para que possa descobrir os fatores que tem causado essas sensações e tratá-los, pois, em casos graves, ss sintomas são bastante angustiantes para a pessoa ou dificultam o desempenho de funções pela pessoa em casa ou no trabalho.

Entre no meu perfil e agende uma consulta para que possamos entender melhor o que está acontecendo.
Olá! O que você descreve me parece o sintoma de um quadro qe chamamos de Desrealização, no qual a pessoa sente uma certa desconexão com relação ao mundo e sua realidade atual. Como se as coisas que estão acontecendo no momento parecessem irreais, como se você fosse uma expectador(a) de algum filme ou sonho. Algumas das causas mais comuns são o estresse, falta de sono, ansiedade, questões psicológicas ou até mesmo alguma condição médica. Sugiro a busca de algum profissional de saúde mental, caso essa experiência seja muito persistente. Qualquer coisa, me mantenho à disposição!