Olá, só terapia é capaz de ver melhora no transtorno de ansiedade generalizada ?

25 respostas
Olá, só terapia é capaz de ver melhora no transtorno de ansiedade generalizada ?
Olá, te recomendo buscar um psicólogo ou um psiquiatra para uma avaliação. Dependendo do caso a melhora para o transtorno de ansiedade generalizada é a combinação do tratamento medicamentoso mais terapia. A medicação, se necessária, será prescrita por um Psiquiatra. Para a terapia, sugiro que você procure um profissional na abordagem da terapia cognitivo comportamental.
Abraços,

A terapia é um processo potente para cuidar de sofrimento mental, especialmente no caso de transtornos diagnosticados como parece ser o seu caso.

O uso de medicamentos auxilia na redução dos sintomas que muitas vezes estão gerando sofrimento, mas a terapia é que vai proporcionar um espaço adequado para que seus comportamentos, pensamentos e emoções sejam melhor compreendidos na busca de alcançar maior bem estar.

Ainda assim, não pode-se dizer que apenas a terapia é capaz de melhorar um transtorno que alguém possui. Existem diversas formas de cuidado como nossas relações interpessoais, instituições religiosas e formas pessoais de autocuidado que desenvolvemos que podem ser capazes de trazer melhoras em geral.
Olá! A ansiedade é um sentimento que faz parte do nosso cotidiano, com o qual nós convivemos ao longo da vida. No entanto, a crise de ansiedade generalizada é um distúrbio que pode afetar o dia a dia das pessoas. Ansiedade generalizada é um distúrbio que se caracteriza pela preocupação excessiva em relação a diversos problemas e atividades do dia a dia. Trata-se de um transtorno comum que faz com que a pessoa se sinta o tempo todo angustiada e tenha extrema dificuldade para controlar estes sentimentos. Esse é um problema que só é tratado por psicólogos, psicanalistas e psiquiatras.
Eu diria que a psicoterapia é fundamental nesse processo, pois ela possibilita que a pessoa investigue as razões que estão por trás dessa ansiedade, provocando-a e também possibilita que a pessoa construa, ao longo de um determinado tempo e de um percurso que ela realiza na terapia, instrumentos para superar essa ansiedade ou pelo menos conseguir lidar com ela de um modo menos submetido, ou seja, com mais autonomia e domínio, reduzindo ou eliminando o sofrimento por ela provocado.
O processo psicoterapêutico é muito importante. Contudo, é necessário compreender a intensidade e temporalidade dos sintomas. Existem casos que em um grau acentuado, é necessário conciliar ao tratamento médico. De fato, é válido identificar como e em qual intendidade os sintomas apresentados interferem negativamente em sua vida, verificando também se as estratégias de enfrentamento utilizadas por você são eficazes. Existem técnicas específicas que ajudam na regulação emocional e enfrentamento adaptativo. Busque um profissional qualificado para uma melhor avaliação.
Olá! O tratamento da Ansiedade Generalizada pode ser a combinação de medicamento e psicoterapia. Não são todos os casos de ansiedade que requer o uso de medicação. Casos graves de ansiedade generalizada e outros transtornos necessitam de medicamentos, os quais devem ser prescritos pelo psiquiatra após uma avaliação. A medicação irá aliviar os sintomas da ansiedade. Resolver e controlar a ansiedade é uma tarefa da pessoa e não do remédio. Essa tarefa é realizada junto com o psicólogo, por meio da psicoterapia, na qual irá ajudar, promovendo um processo de autoconhecimento, identificando os pensamentos e comportamentos que desencadeiam a ansiedade, ensinando técnicas para minimizar os sintomas. Deste modo conseguirá controlar seus pensamentos e a ansiedade.
Terapia e ajuda multidisciplinar. Eu acredito muito na minha abordagem para lidar com TAG. Não se sinta sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível TAG que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, sim. A ansiedade é tratada na psicoterapia e em casos moderados a graves, introduzimos um tratamento multidisciplinar, unindo psicólogo com psiquiatra (esse entrará com medicações para os sintomas físicos da ansiedade). A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!
Olá. A ansiedade se apresenta de várias formas e intensidades e podem ou não estarem ligadas a outros transtornos como a depressão por exemplo. Ansiedade generalizada é um distúrbio que se caracteriza pela preocupação excessiva com problemas e atividades do dia a dia. Trata-se de um transtorno comum atualmente em que a angustia, a preocupação, a sensação de que algo vai acontecer é tão intensa, que ocorre a dificuldade para dar continuidade às tarefas do cotidiano e a controlar estes sentimentos. A ansiedade promove a dispersão da realidade presente, onde a pessoa foca nos pensamentos negativos do passado ou numa possibilidade negativa de acontecimentos no futuro. Para o transtorno de ansiedade generalizada recomenda-se uma consulta a um psiquiatra para verificar a necessidade de um tratamento medicamentoso somado ao acompanhamento de terapia. A medicação ajuda a diminuir os sintomas mas, a resolução dos problemas devem ser enfrentados para que esse quadro seja efetivamente resolvido. .A abordagem da terapia cognitivo comportamental tem demonstrado resultados muito satisfatórios.
Depende do caso, a depender da avaliação é necessário psicoterapia aliada a terapia farmacológica.
Olá, como você está?

Para responder a essa pergunta é necessário conhecer, de maneira aprofundada, o seu caso. Os tratamentos adequados para o Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) são de acordo com o histórico de vida de cada paciente, e a depender da intensidade que ela se apresenta, pode ser possível fazer a remissão dos sintomas apenas com a psicoterapia, embora seja comum que as psicoterapias estejam aliadas a um tratamento medicamentoso.
É importante conversar com o seu psicólogo e um psiquiatra para que haja uma avaliação adequada do caso.

Estou à disposição, espero ter ajudado.

Abraço.
Para muitas pessoas sim, mas em caso de sofrimento muito intenso seria melhor considerar a cannabis medicinal, uma vez que não atrapalha o processo psicoterápico, não provoca dependência, nem efeitos colaterais comuns dos benzodiazepínicos (ansiolíticos), como esquecimento, piora da angústia, ideação suicida, entre muitos outros. A junção da psicoterapia com o uso da cannabis medicinal pode ser uma grande saída para o seu sofrimento.
Cada caso é um caso e recomendo buscar um psicólogo para fazer uma avaliação. Porém de forma geral, se a ansiedade for muito intensa e frequente, atrapalhando o paciente na sua rotina de trabalho, relações interpessoais etc, é recomendado sim um tratamento psiquiátrico associado à terapia.
Olá!
A terapia é muito importante na diminuição da ansiedade generalizada. É na terapia que o psicólogo vai te auxiliar a compreender melhor as causas atuais do transtorno de ansiedade, como ele se desenvolveu durante a sua vida e quais são as melhores estratégias para lidar com esse transtorno na área cognitiva, comportamental e corporal. Em alguns casos só a terapia é o suficiente para gerar os resultados esperados, entretanto há situações que a ansiedade está tão elevada que é necessário fazer a psicoterapia em conjunto com medicação. Nesse sentido, seria preciso também a avaliação médica.
Olá,

A terapia é um importante recurso para quem sofre de ansiedade, mas não é o único caminho. Sugiro a procurar ajuda profissional com um terapeuta para lhe avaliar e dependendo do caso, o tratamento medicamentoso também ajuda. Vale ressaltar que na terapia se pode descobrir outras ferramentas essenciais para lhe ajudar a lidar com a ansiedade. Espero ter ajudado. Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110
Olá! A terapia pode ser uma parte importante do tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada, mas existem muitos outros fatores que podem influenciar a ansiedade e o tratamento. Além da terapia, o tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, como a prática de exercícios físicos regularmente e uma alimentação saudável, além de medicamentos prescritos por um médico, se necessário. É importante trabalhar com um profissional de saúde mental para avaliar suas necessidades e determinar o melhor plano de tratamento para você.
Olá! Não podemos afirmar, pois cada caso é único, mas a terapia tem potencial de trazer grande melhora sim, ainda que seja o único tratamento. Mas em determinados casos, pode ser necessário aliar um acompanhamento psiquiátrico, fora outros fatores externos que podem favorecer o aumento do bem-estar e consequentemente uma melhora no quadro emocional.
Olá,
Em casos leves apenas a terapia cognitivo comportamental (TCC) é capaz de diminuir significativamente os sintomas do TAG sim, já em casos moderados ou graves a ajuda medicamentosa pode ser indicada.
Na TCC fazemos muita psicoeducação do paciente, fazendo com que ele entenda o que acontece com suas preocupações e também percebendo com mais facilidade quando precisa de uma "ajuda extra", além da terapia.
Não tenha receio de buscar ajuda, psicológica ou psiquiátrica, de bons profissionais, TAG tem tratamento.
Espero ter ajudado e me coloco à disposição para esclarecer outras dúvidas, caso tenha.
Não, a terapia é apenas uma parte importante do tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Além da terapia, o tratamento também pode incluir medicamentos, mudanças de estilo de vida, técnicas de relaxamento e outras abordagens. É importante que você trabalhe com seu médico para encontrar o tratamento mais adequado para você.
Oi, como vc está?
Ola! Sinto muito você estar sofrendo desta forma por "tag"
A ansiedade pode prejudicar bastante sua qualidade de vida, se isso está acontecendo, então está na hora de procurar uma acompanhamento profissional com um psicólogo. Não existe uma receita pronto para tratar a ansiedade, existe um acompanhamento dedicado, um entendimento do seu quadro, estratégias bem elaboradas. É preciso entender se sua ansiedade refere-se a um momento especifico do qual vem passando, ou se vem se generalizando de forma mais universal, então procura ajuda, fico a disposição, Sou a Leticia e sou psicologa :)
Olá! Quando falamos de transtornos de ansiedade, é possível tratar com psicoterapia, e se ela estiver extrema, seria importante o tratamento medicamentoso com psiquiatra, somado com a psicoterapia. Além disso é recomendado também o exercício físico, uma vez que ansiedade abaixa o hormônio da serotonina no corpo. Além do medicamento adequado para esse fato, o exercício físico também contribui muito.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida me coloco a disposição.
É possível sim que a terapia reduza consideravelmente os sintomas, porém é sempre bom avaliar. Um tratamento combinado com a medição geralmente é muito eficaz. Pois a medicação, além de tratar, "acalma" os pensamentos intrusivos e assim auxilia no tratamento psicoterápico, pois o paciente poderá pensar com mais "clareza" e calma sobre as situações de sua vida.
Depende do nível da ansiedade, em alguns casos sim, somente terapia já é possível obter melhora, em alguns casos é preciso de medicação e outras práticas auxiliares da lidar de forma mais eficaz. Minha orientação é buscar profissionais de psiquiatria e psicologia para uma avaliação.
Sim, a terapia é uma abordagem eficaz para tratar o transtorno de ansiedade generalizada (TAG). A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é frequentemente utilizada e ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento negativos associados à ansiedade. Além disso, outras técnicas como exposição gradual, mindfulness, e terapia de aceitação e compromisso (ACT) também podem ser benéficas. A combinação de terapia com medicação pode ser recomendada para melhores resultados.
Olá, como está?
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é condição caracterizada por preocupações excessivas e persistentes que são difíceis de controlar. As pessoas com TAG geralmente se preocupam com as mesmas coisas que outras pessoas, mas a intensidade de suas preocupações são desproporcionalmente mais altas.
A terapia cognitivo comportamental (TCC) é considerada o tratamento de primeira linha para o TAG, primeira linha porque existem evidências científicas que comprovam sua eficácia. A TCC é um tipo de psicoterapia que ajuda as pessoas a aprenderem como identificar e mudar padrões de pensamento ou comportamentos destrutivos que estão causando problemas. Em particular, a TCC pode ajudar as pessoas com TAG a desafiar e modificar pensamentos negativos, gerenciar suas preocupações e reduzir seu nível geral de ansiedade.
No entanto, a terapia é apenas uma parte do tratamento. Existem várias outras estratégias que podem ser úteis:
1. Medicação: Medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, podem ser usados em conjunto com a terapia para ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade. É importante lembrar que a medicação deve ser prescrita e monitorada por um médico.
2. Estilo de vida saudável: Manter um estilo de vida saudável pode ter um impacto significativo na gestão da ansiedade. Isso inclui comer uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regularmente, garantir um sono adequado e evitar estimulantes, como cafeína e álcool. Aqui também vale destacar a necessidade de suporte de um médico endocrinologista para exames clínicos e nutricionista para plano alimentar, além de um professor de educação física ou personal para gerenciar seus treinos.
3. Técnicas de relaxamento: Técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e técnicas de respiração profunda, podem ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade. Essas técnicas podem ajudar a acalmar a mente e relaxar o corpo.
4. Apoio social: Ter uma rede de apoio social pode ser extremamente útil. Conversar com amigos, familiares ou participar de grupos de apoio pode proporcionar alívio emocional e ajudar a gerenciar a ansiedade.
Lembre-se, cada pessoa é única e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. É importante trabalhar com um profissional de saúde para encontrar o melhor plano de tratamento para você. Espero que isso ajude a fornecer uma visão mais completa do tratamento do transtorno de ansiedade generalizada.

Abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 280