Faço terapia a cerca de 1 mês para tratar ansiedade e depressão, anteriormente fazia tratamento com

13 respostas
Faço terapia a cerca de 1 mês para tratar ansiedade e depressão, anteriormente fazia tratamento com psiquiatra, mas acabei desistindo. Sei que é precoce ter alguma melhora. Devo procurar um psiquiatra para voltar aos medicamentos ou devo esperar minha psicologa sugerir para me tratar com ambos?
Sugiro que você faça uma avaliação neuropsicológica, que aliada a sua psicoterapia poderá fornecer dados consistentes das suas dificuldades e possíveis alterações cognitivas associadas a depressão. Esse procedimento será um diagnóstico diferencial para verificarmos se existem questões neuropsiquiátricas associadas ou se os resultados sugerem somente seguimento em psicoterapia. O neuropsicólogo é um profissional que trabalha em conjunto com outros profissionais como psicoterapeutas e psiquiatras e poderá fazer os encaminhamentos necessários.É importante ter paciência e persistência e não abandonar os tratamentos por conta própria. Me coloco a disposição, Bete Paoletti

Em casos como o seu, o tratamento considerado mais eficaz é o combinado, entre psicoterapia e medicação prescrita pelo psiquiatra. Muitas pessoas apresentam resistência em fazer uso dos remédios, por ainda acreditarem, erroneamente, que "é coisa de gente doida". Um paciente tratado por profissionais que tenham uma visão sistêmica do paciente, que conversem sobre ele e que, juntos, decidam os melhores caminhos terapêuticos, com certeza, pode apresentar uma melhora no quadro com maior rapidez. Mas, não existe mágica. Um mês apenas de tratamento ainda não é suficiente para que você perceba alguma melhora. Discuta esta questão com sua psicóloga e pensem se não seria melhor procurar outro médico para fazer seu acompanhamento, de preferência um que seja parceiro de trabalho dela. Se você não se sentia confiante com o primeiro psiquiatra, pouco provável aderir ao tratamento e perceber melhora.
A medicação é aconselhável para situações onde a pessoa possa estar impedida de realizar atividades básicas no cotidiano.Se essa é uma questão para você, conversar com seu/sua terapeuta para juntos decidirem se há de fato necessidade para o retorno do tratamento medicamentoso.
Sugiro que você passe por uma avaliação médica com psiquiatra e a partir daí ele vai te indicar o tratamento adequado.
O ideal e a psicoterapia e a terapia medicamentosa. De acordo com a evolução do quadro depressivo, o psiquiatra suspende gradualmente os medicamentos e continua na psicoterapia.
Esse é um ponto interessante! Dependendo da gravidade dos sintomas que você vem apresentando ou, em outras palavras, dependendo da intensidade de quanto você tem sentido ansiedade e depressão, pode ser interessante retomar o acompanhamento com o psiquiatra. A psicoterapia deve ser mantida em qualquer caso. Se você estiver se sentindo confortável com sua psicóloga, experimente tocar nesse assunto com ela e coloque suas dúvidas sobre um eventual acompanhamento de psiquiatra. Melhor do que ninguém, ela poderá tirar suas dúvidas e te ajudar a decidir se é preciso retomar a medicação agora ou aguardar mais algum tempo para observar a evolução do seu quadro clínico.
Olá!

Acredito que seria interessante você apresentar essa sua dúvida para sua psicóloga, uma vez que ela saiba mais do que você tenha falado nessa página. Você deve avaliar o quanto tem se sentido prejudicado(a) no dia a dia com seu quadro de ansiedade e depressão, e se questionar se seria o caso de procurar um psiquiatra. E se sim, a medicação pode lhe ser de fato útil.
Ter uma opinião da sua terapeuta pode lhe ser interessante, mas esperar que ela comente sobre isso pode lhe gerar mais ansiedade ainda, já que nada garante que ela vá falar sobre isso de tão imediato. Pode até acontecer, mas também pode de levar muito tempo para lhe trazer essa questão.
Quanto ao tempo de psicoterapia, de fato um mês ainda é pouco para avaliar o desenvolvimento, ainda mais quando você apresenta essa dúvida de voltar para a medicação, que indica que seu sintoma permanece.

Atenciosamente, Leandro Winter
Olá, dependendo do grau de depressão o ideal é aliar medicação e psicoterapia para maior eficácia. Converse a respeito com seu psicoterapeuta, possivelmente já terá uma opinião formatada sobre este assunto e poderá lhe indicar a melhor opção.
O melhor no seu caso seria uma avaliação por multi- profissionais, ou seja, é recomendado sim que você faça uma avaliação com um psiquiatra, para que ele possa avaliar a necessidade de incluir uma medicação junto ao tratamento psicológico.
Para casos de depressão, como outros, um trabalho em conjunto sempre favorece um tratamento mais eficaz, mas a avaliação caso a caso é sempre recomendado.
Acredito que, caso haja necessidade de acompanhamento psiquiátrico (e isso vai depender da intensidade dos sintomas que apresenta e no quanto eles estão interferindo no seu dia-a-dia) o mais interessante seria que fosse realizado com um profissional que possa estar em contato com sua psicóloga, para que juntos possam pensar em um plano terapêutico para você.

Dessa maneira, seria bom que trouxesse essa dúvida nas sessões de terapia e pudesse ouvir também a opinião da psicóloga a esse respeito.
Recomendo você a voltar a fazer o tratamento com o psiquiatra, mesmo estando em tratamento com psicólogo é aconselhável que tenha uma equipe multidisciplinar para acompanhar seu caso, pode ser que tenha que fazer o uso de medicamento para controlar a depressão e a ansiedade e somente o medico psiquiatra pode receitar o mesmo. Mas cabe ressaltar que cada caso é individual, porém cabe uma consulta com o mesmo para avaliar sua demanda. Estou á disposição, boa sorte.
Bom dia. Um mês de terapia é muito pouco ainda.
Confie no(a) seu (sua) terapeuta. É bem provável que ele(a) ainda esteja construindo uma opinião se você precisa voltar ao tratamento psiquiátrico ou não. Se quiser ficar menos preocupado, não deixe de perguntar na próxima sessão.

Atenciosamente.
Seria legal você fazer o tratamento terapêutico junto com a medicamentosa, acredito que assim que amenizar os sintomas o psiquiatra acabará desmamando da medicação se for o caso. Me deixo a disposição.