Faço tratamento para depressão com remédios específicos para tal. Entretanto, recentemente, fiz um

8 respostas
Faço tratamento para depressão com remédios específicos para tal. Entretanto, recentemente, fiz um exame para verificar o meu nível de serotonina e o resultado foi baixissimo (6.0). A endocrinologia pode me auxiliar neste caso?
Níveis de seritonina no sangue não são utilizados para avaliação de quadros de depressão.
Não há necessidade de avaliação com um endocrinologista para a situação descrita por você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola! A endocrinologia assim como mudanças no padrão da rotina: atividade física, alimentação funcional, maior contato com a natureza etc. Invista em uma melhor qualidade de vida. Abraço
Concordo com Dr Ivan e acrescento é de suma importância o acompanhamento psiquiátrico e psicológico...
Olá. O exame de sangue é uma possibilidade que está sendo estudada para diagnosticar quadros depressivos num futuro próximo, mas não é em relação aos níveis de serotonina no sangue. Em 2016, a pesquisadora Eva Redei coordenou estudos promissores para a evolução dessa metodologia: o teste analisa os níveis de 9 marcadores de sangue RNA. São pesquisas promissoras, mas atualmente o exame mais confiável ainda é o clínico, com a avaliação dos sintomas. Seu médico ou seu psicólogo também podem usar a Escala Beck de depressão.
Boa tarde! A serotonina é bem produzida em atividade física, principalmente corridas, por isso é interessante associar aos tratamentos que já segue. E é de suma importância acompanhamento psicoterápico.
Boa tarde!
Serotonina é um neurotransmissor que, entre outras funções, causa a sensação de bem estar. Sua deficiência pode desencadear em quadros sintomáticos depressivos.
A deficiência da serotonina está diretamente ligada à qualidade de vida, de forma que, seria mais benéfico / indicado, o início de análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) .
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Independente dos níveis de serotonina, o importante é se você sente sintomas depressivos ainda, ou se eles melhoraram com os medicamentos. A absorção do neurotransmissor serotonina é variável, principalmente quando se tem depressão crônica.Se você se sente melhor, considere isso uma vitória. Se não, é seu direito falar sobre procurando outras opções de tratamento.
É primordial que a saúde intestinal esteja também em dia, pois grande parte da serotonina é produzida neste órgão. Além disso, melhorar o estilo de vida com dieta balanceada, atividades físicas e manter a terapia em dia é essencial para nossa saude mental!

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.