Faz 6 meses que não consigo esquecer uma teoria filosófica que eu vi, sempre me pego pensando nela,

34 respostas
Faz 6 meses que não consigo esquecer uma teoria filosófica que eu vi, sempre me pego pensando nela, me causa preocupação e ansiedade um medo me sinto incapaz de lidar com os pensamentos, ela literalmente roubou minha vida causando até dissociação será possível esquecê-la? Ou me tratar? para eu voltar a ter uma vida saudável? Já até pensei que só hipnoterapia pra esquecer isso :/ to desesperada medo de enlouquecer de vez com isso.
Na psicoterapia vamos compreender o impacto dessa teoria, as associações e significações para ti. Assim, buscar novas maneiras de lidar com esse conteúdo. Algumas teorias filosóficas tem conteúdo niilista, no qual apontam que a vida é sempre sem sentido, e isso pode ser desorganizador. Também identificando fatores da sua vida atual, da sua história, abrindo possibilidades de responder de outra maneira. É importante buscar ajuda profissional para juntos te compreender e te ajudar a autodistanciar desse conteúdo de maneira mais saudável.

Olá! A partir do seu compartilhamento compreendo que tem sido um período bem angustiante. Percebo uma sensação de descontrole e vulnerabilidade diante da experiência de contato com a teoria filosófica. Parece que você não teve a oportunidade ainda de acolher e compreender como esse contato te afetou e continua afetando. As vezes fazer esse processo sozinho é trabalhoso e complicado. A psicoterapia pode ser uma alternativa para esse movimento e uma opção de tratamento para que você volte a sentir que vive uma vida saudável. Um suporte profissional pode ser fundamental para não se sentir tão ocupada por essa experiência e ajudar na sensação de perda da sanidade que vem gerando ansiedade.
É aconselhável buscar a orientação de um psicólogo ou psiquiatra para enfrentar os pensamentos intrusivos e a ansiedade associada à teoria filosófica. Profissionais de saúde mental podem oferecer estratégias eficazes para lidar com essas preocupações e ajudar a recuperar o controle sobre sua vida. O suporte especializado é essencial para aliviar o desconforto que você está experimentando.
Olá, arrisco dizer que essa filosofia lhe fez pensar ou ressoou com algo que se deu conta acerca dos seus sentidos da vida, ou algum sentido que é viver, sentir e/ou perceber ela. Primeiro ponto é que só esquecemos algo se sofrermos alguma doença degenerativa, como o mal de alzheimer, entre outras, (creio que nao gostaria disso), logo buscar uma consulta, ou processo psicoterapêutico pode lhe ajudar a compreender e significar, ressignificar ou elaborar, tornar mais leve o impacto deste pensamento em sua vida, compreendendo e explorando seu mundo. Sua forma singular de ser. Fique bem.
Indico que faça psicoterapia, pois será possível explorar e compreender melhor como essa teoria impactou você, lidar com os sentimentos associados e desenvolver estratégias para enfrentar esses pensamentos constantes. O tratamento pode oferecer um espaço seguro para processar essas preocupações e ajudar a restaurar um equilíbrio saudável em sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, boa tarde! Acredito que a Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas.
Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida.
A Psicoterapia feita por Psicólogo é protegida pelo sigilo ético profissional, além disso você, também, encontrará acolhimento e uma escuta atenta, sem julgamentos e não prescritiva. Espero ter te ajudado!
Olá! Vi a sua pergunta e acredito que se essa teoria provocou em você uma reação tão forte, o caminho melhor não seria esquecer. As coisas provocam o que já existe em nós. O fato é um “agente provocador”. Quando ficamos incomodados com algum pensamento é uma oportunidade de conhecer melhor os nossos desejos e defesas. Falar sobre isso, associar, pode ser um cominho muito importante para que você não fique sempre em fuga.
Sim. É possível se tratar e voltar a uma vida "normal". Para isso será necessário entender o lugar e a função que o conjunto de ideias propostos nesta teoria ocupou em seu sistema psíquico
Lamento ouvir que você está passando por essa situação difícil. Se os pensamentos relacionados a uma teoria filosófica estão causando preocupação, ansiedade e impactando negativamente sua vida, é importante procurar ajuda profissional. Aqui estão algumas sugestões:

Busque Ajuda Profissional: Consulte um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles são treinados para lidar com uma variedade de questões e podem ajudar a fornecer suporte, compreensão e estratégias para lidar com os pensamentos intrusivos.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é uma abordagem terapêutica eficaz para lidar com ansiedade e pensamentos intrusivos. Um terapeuta cognitivo-comportamental pode trabalhar com você para identificar padrões de pensamento negativos e ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com eles.

Medicação: Em alguns casos, um profissional de saúde mental pode sugerir medicação para ajudar a aliviar sintomas graves de ansiedade. Isso geralmente é avaliado caso a caso, e o médico pode explicar os benefícios e possíveis efeitos colaterais.

Hipnoterapia: A hipnoterapia é uma opção que algumas pessoas encontram útil, embora sua eficácia possa variar. Se você estiver interessada, discuta isso com um profissional de saúde mental qualificado para determinar se é uma opção adequada para você.

Mindfulness e Relaxamento: Práticas de mindfulness e técnicas de relaxamento podem ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade. Isso inclui exercícios de respiração, meditação e outras práticas que ajudam a focalizar a atenção no momento presente.

Lembre-se de que é importante procurar ajuda o mais rápido possível para que você possa começar a trabalhar na gestão desses pensamentos intrusivos. Um profissional de saúde mental pode orientá-lo no processo e ajudar a restaurar seu bem-estar emocional. Se sentir que está em crise, não hesite em entrar em contato com linhas de apoio de emergência em seu país.
Venha fazer Terapia para cuidar disso.
Abraço
Te convidamos para uma consulta: Análise junguiana - R$ 360
Entendo completamente o quanto essa situação está sendo difícil para você. Ficar presa em um ciclo de pensamentos sobre uma teoria filosófica a ponto de causar ansiedade, medo e dissociação, é realmente desafiador. Quero assegurar que o que você está enfrentando é algo que muitas pessoas vivenciam em diferentes formas, e há maneiras de encontrar alívio e retomar o controle da sua vida.

Primeiro, é importante reconhecer que esses pensamentos persistentes podem ser um sinal de ansiedade ou um processo obsessivo, que são questões comuns mas que requerem atenção. Procurar a ajuda de um terapeuta pode ser um grande passo para entender o porquê desses pensamentos estarem tão presentes em sua mente. A psicologia analítica, por exemplo, pode oferecer uma visão profunda sobre como os processos inconscientes influenciam nossos pensamentos e comportamentos, ajudando a encontrar significados mais profundos e maneiras de lidar com eles.

Também quero mencionar que práticas como mindfulness e meditação podem ser incrivelmente úteis. Elas ajudam a trazer a mente para o momento presente, criando um espaço de aceitação e compreensão dos pensamentos sem se deixar levar por eles.

Sobre a hipnoterapia, embora não seja uma forma de esquecer experiências ou pensamentos, ela pode ser eficaz para mudar a relação que temos com nossos pensamentos, tornando-os menos invasivos e mais fáceis de gerenciar.

E quanto à dissociação que você mencionou, isso pode ser um indicativo de que você está sob um grande estresse. Uma avaliação mais aprofundada pode ser benéfica para entender melhor o que está acontecendo e como lidar com isso.

Lembre-se de que pedir ajuda é um sinal de força, não de fraqueza. Como especialista em Neuropsicologia, estou aqui para oferecer uma consulta inicial gratuita, onde podemos conversar sobre o que você está passando e explorar as melhores formas de ajudá-la a encontrar o caminho de volta a uma vida mais tranquila e feliz.

Você não está sozinha nisso, e há caminhos para superar esses desafios.

Com carinho,

Hugo Moraes
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Boa noite! Você já parou para questionar o que te incomoda nessa teoria ou que te faz ficar pensando tanto nela? De modo geral,ter pensamentos acerca de algo que aprendemos,vemos ou ouvimos que foi impactante é "normal",mas se está te causando sofrimento poderia consultar um especialista em psicologia! Quanto a hipnoterapia proprieamente dita,não faria você esquecer esses pensamentos e sim apenas poderia baixar sua ansiedade. Fico à disposição para eventuais dúvidas.
Olá! Sim, é possível tratar essa dificuldade que você está enfrentando. Pensamentos intrusivos e ansiedade sobre uma teoria filosófica podem ser abordados com terapias psicológicas. Terapias como a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), a Abordagem Humanista e existencial dentre outras são eficazes para lidar com pensamentos obsessivos e ansiedade, ajudando a desenvolver estratégias para gerenciar e eventualmente reduzir esses pensamentos. A hipnoterapia pode ser uma opção, mas é importante consultar um psicólogo e o seu psiquiatra para avaliar sua situação específica e recomendar o melhor tratamento. Em alguns casos, a medicação também pode ser útil. Lembre-se de que a recuperação é um processo e com o tratamento adequado, você pode voltar a ter uma vida saudável.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Boa tarde. O que acreditar nessa teoria pode fazer por você? Existem outras crenças que também cuidam da imagem que você tem de sim mesma?
Olá. A ansiedade intensa vai potencializar os pensamentos intrusivos e gerar demais sintomas desagradáveis. Não é possível esquecer algo que voce viu e te acionou tanto, mas é completamente possível ressignificar tais pensamentos. A Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) é a abordagem mais indicada para sua queixa e vai lhe dar ferramentas para manejar a ansiedade e a preocupação, assim como flexibilizar pensamentos distorcidos.
Sugiro que você inicie um processo terapêutico para compreender o que tudo isso está significando a você. Assim terá a oportunidade de dar um novo sentido para uma possível crença. Estou à disposição.
Eu sinto muito que o contato com essa teoria tenha trazido esse mal-estar que descreves. Muitas vezes somos atravessados por teorias, crenças, regras, que não nos cabem ou fazem sentido, mas acabam entrando como uma verdade e limitando nosso potencial. Seria interessante avaliar que significados essa teoria tem pra ti e pra tua vida, se faz sentido para tua vivência ou não. Também verificar que outras crenças foram introduzidas e podem te causar essa confusão do que é teu e o que foi colocado para ti como verdade.

Uma vez que entramos em contato com algo que nos impacta, é difícil 'esquecer ou apagar', mas o processo terapêutico visa possibilitar a ressignificação e restauração desse vivido para que voltes a viver com qualidade.
Boa tarde,
São pensamentos ruminativos. Agende consulta com psicólogo experiente e especialista em transtornos de ansiedade
Olá!
Essa teoria na verdade se conectou com alguma questão inconsciente sua dificultando, a superação. A terapia ajudará você entender os efeitos do passado no presente. Um forte abraço!
Olá. Penso que é possível voltar a ter uma vida saudável, mas vai ser preciso passar por um processo de autoconhecimento para encontrar o caminho. Psicoterapia vai te ajudar nesse direção. Abraço.
Fiquei realmente curioso a respeito dessa teoria e de sua leitura sobre ela. Contudo não há razões para acreditar que sua vida foi roubada, ok? Você provavelmente tem um contexto que se interliga de alguma maneira com essa teoria filosófica e causa a ação de alguns possíveis gatilhos afetivo-emocionais. Pra poder lhe ajudar por aqui precisaria de mais informações sobre esses sentimentos ansiosos associados com seu estudo e seu momento. Busque um bom terapeuta, que te gere conexão, abertura e acolhimento. Vc será capaz de integrar esse novo conhecimento que lhe foi entregue pela vida, de forma que isso some no seu repertório intelectual sem subtrair seu equilíbrio emocional. Me coloco a disposição. Boa sorte e fique em paz, abraço!
Sinto muito, e por mais que pareça que não vai passar nunca, existem estratégias sim para lidarmos com algo que queremos esquecer, ou nos angustia. Imagino que essa teoria tenha lhe causado impacto significativo na sua maneira de pensar e conceber o mundo, relações, existência. Às vezes quanto mais tentamos controlar, menos conseguimos de fato. Estou aqui para descobrirmos juntas (o) maneiras novas de responder a esses pensamentos intermináveis <3 Abraços
Olá. Recomendo que busque ajuda de um Psicologo para dar inicio a sessões de psicoterapia. Por meio da psicoterapia, você pode mudar comportamentos e hábitos autodestrutivos, resolver sentimentos dolorosos, melhorar seus relacionamentos com as pessoas a sua volta e com você mesmo. A psicoterapia é útil por várias razões: aumenta a autoconsciência de um indivíduo, incentiva a autoexploração, identifica limites, aprimora as habilidades de comunicação e melhora o uso de habilidades saudáveis ​​de enfrentamento.

Os benefícios levarão a uma mudança de comportamento, que geralmente diminui os sintomas de problemas de saúde mental.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 140
Olá, é possível lidar com esse pensamento fixo. Na psicoterapia podemos compreender o que esta teoria despertou em você para compreender e você restabelecer seu autocontrole. Fico a disposição para conversarmos e ajudá-la neste processo, abraços
Olá! Tudo bem? Compreendo o impacto significativo que essa teoria filosófica está tendo em sua vida, causando ansiedade e preocupação. Essa intensidade de pensamentos e sentimentos é algo que podemos explorar melhor durante as sessões de psicoterapia para lhe ajudar também a enfrentar os desafios para lidar com pensamentos intrusivos e a sensação de que eles estão afetando sua vida.
A psicoterapia pode ser um espaço seguro e acolhedor para entendermos mais profundamente esses pensamentos, suas origens e como eles estão afetando sua qualidade de vida. Com a intenção de desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade, o medo e a dissociação que você está experimentando. Uma das minhas formações é em hipnose, sou hipnoterapeuta, de fato é uma excelente técnica e pode ser indicada ou não no seu caso, seria preciso uma melhora avaliação. Estou aqui para oferecer suporte durante esse processo e ajudar a criar caminhos para uma vida mais saudável.
Havendo interesse para iniciar a psicoterapia, com ou sem a hipnose, ficarei feliz em colaborar com você nesse processo de cura e autoconhecimento. Estou aqui para lhe dar suporte, então, sinta-se à vontade para entrar em contato e agendar uma sessão. Lembre-se, você não está só nessa jornada, e a busca por ajuda é um passo corajoso em direção ao seu bem-estar emocional. Sucesso naquilo que busca e até breve! Psicóloga, Adriana de Araújo
É difícil te dar uma resposta sem saber mais dessa teoria filosófica e da sua história de vida, mas definitivamente tem como se tratar sim, com psicoterapia. Você está tentando esquecer essa teoria, mas talvez num primeiro momento seja importante entender porque ela está te causando tanta angústia, que relação isso tem com sua vida e suas questões pessoais. Porque dai atacando de frente suas dúvidas, medos e anseios sobre essas questões, você consegue ter mais controle e liberdade sobre elas.
Olá, esse novo conhecimento adquirido pode ter feito você pensar sobre o sentido da sua vida e ter o desestruturado. É importante que elabore o que esse pensamento causa em você, como ele relaciona com seu inconsciente. No processo terapêutico iremos relembrar, elaborar e dar um significado a isso. Fique bem e estou a disposição caso necessite.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 60
Olá, lamento que a vida esteja se mostrando de forma tão preocupante e amedrontadora a você. É importante entender como essa filosofia reflete o que você conhece e enfrenta. Parece que essa perspectiva destaca alguns aspectos do mundo que realmente te preocupam, são dolorosos e provavelmente são difíceis de encarar. É possível encontrar formas de enfrentar essas questões e você não precisa fazer isso sozinha. Se possível busque um psicólogo para te ajudar nesse processo e ser capaz de lidar com o peso que essa filosofia parece ter evidenciado em sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Pelo que você descreve, essa filosofia teve um impacto significativo, ao ponto de fazê-la sentir-se preocupada e ansiosa. Passar por um processo de análise com um/uma profissional pode ajudá-la a compreender o que faz com que essa filosofia da qual você estudou desencadeie essas formas de sofrimento. Através desse processo de compreensão e escuta de si mesma junto com um analista que torna-se possível explorar novos caminhos. Abraços!
É compreensível que você se sinta sobrecarregada e até mesmo incapaz de lidar com esses pensamentos, a ponto de causar dissociação e impactar sua qualidade de vida.
A hipnoterapia pode, de fato, ser uma abordagem eficaz para lidar com questões como essa, promovendo mudanças positivas.
É importante lembrar que a hipnoterapia não se trata de esquecer completamente os pensamentos ou experiências que estão causando desconforto, mas sim de mudar sua relação com eles e encontrar maneiras saudáveis de lidar com eles, ajudando a mudar a forma como você percebe e responde a esses pensamentos, permitindo que você os deixe ir gradualmente e retome o controle sobre sua vida.
Além disso, pode ser uma ferramenta poderosa para promover o relaxamento, reduzir a ansiedade e restaurar o equilíbrio emocional. Ao aprender a acessar estados de relaxamento profundo durante as sessões de hipnoterapia, você pode desenvolver habilidades para lidar com o estresse e a ansiedade no seu dia a dia.
Lembre-se de que há esperança e apoio disponíveis para você, e você não precisa enfrentar esses desafios sozinha.

Atenciosamente! Ana Garcia
É fundamental explorar com mais detalhes qual aspecto específico dessa teoria filosófica tem capturado sua atenção de forma tão intensa, pois possivelmente está relacionada a questões mais profundas de sua história que precisam ser compreendidas e trabalhadas. Portanto, o foco não deve ser apenas tentar esquecer a teoria, mas sim entender o que ela representa em sua vida e como você pode lidar com esses pensamentos de uma maneira mais saudável e construtiva. Buscar ajuda profissional é um passo importante para enfrentar essas questões e ter qualidade de vida.
A terapia psicológica poderia ajudá-lo a descobrir e a entender o porque desta teoria estar te afetando a ponto de estar prejudicando você.
Porque as vezes a teoria em si não seja causadora do sofrimento, mas o que você pode estar associando na sua mente, e podendo estar no seu inconsciente.
Olá! Um pensamento recorrente e persistente vale a pena ser analisado de perto, uma vez que suas alterações podem impactar na vida do indivíduo. Seria importante você contar com a ajuda de um profissional para avaliar um tratamento adequado relativo aos transtornos que esse pensamento tem te causado. Conte comigo! Sigo a sua disposição.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 100
Olá, esquecer alguma coisa não está em nosso controle, mas uma alternativa seria compreender o que você pensa e sente em relação a essa teoria, além disso, poder fazer práticas que vão desfusionar (se distanciar dos pensamentos) você desse conteúdo mental (pensamentos sobre a teoria filosófica incômoda) ao ponto de quando você se lembrar ela não ter o poder de causar impacto em sua vida ou roubar a sua paz. Fazendo isso de acordo com o seu contexto de vida e caminhando no processo terapêutico sempre em direção à construção de uma vida que faça sentido para você e que valha a pena ser vivida, mesmo na presença de sentimentos e pensamentos difíceis.