Fiz um exame de ressonância no laudo acusou uma fissura radial anular L4 L5, o que faço com essa d

3 respostas
Fiz um exame de ressonância no laudo acusou uma fissura radial anular L4 L5, o que faço com essa dor?
Essa fissura anular nada mais é do que a ruptura da cápsula mais externa do disco intervertebral, e faz parte do processo degenerativo discal que pode ou não chegar na hérnia. Acredita-se que essa ruptura da cápsula por si só já possa gerar uma dor aguda localizada e de forte intensidade (dor discogênica) causada principalmente por um processo inflamatório local. Tratando-se de um processo inflamatório agudo repouso de no máximo 2/3 dias e uso de medicações analgésica e anti-inflamatória pode ajudar muito. Importante no entanto é diferenciar essa dor de uma dor lombar com características mais crônicas (dor mecânica/miofascial) muitas vezes relacionadas a esforço por exemplo, ou uma dor irradiada para um dos membros (dor radicular), nesses casos podemos estar diante de um quadro multifatorial sendo indicado uso de medicações para dor crônica (como antidepressivos ou anticonvulsivantes). E em ambos os casos a reabilitação precoce (fisio/RPG/exercício físico) é sempre nossa melhor arma.

Boa noite, é necessário examiná-lo e avaliar o resultado dos exames para definir o grau dessa fissura para poder determinar o melhor tratamento, geralmente é através de Fisioterapia e uso de medicações indicadas conforme a causa, pode ser que sua dor seja muscular e não tenha relação com essa fissura detectada, boa sorte e bom tratamento.
Você não descreveu a sua dor: se é forte, fraca, se é na lombar ou na perna, se é contínua ou intermitente. Precisamos de todos estes dados e mais o exame físico e ver as imagens da sua ressonância para definir se esta dor vem mesmo da fissura radial anular. Essa fissura é um "rasgo" na parte de fora do disco da coluna que, geralmente faz parte do desgaste natural do mesmo.