Fui aconselhada a procurar um especialista em transtorno de deficit para levar o meu filho. Gostaria
7
respostas
Fui aconselhada a procurar um especialista em transtorno de deficit para levar o meu filho. Gostaria de saber se o tratamento inclui seções mensais?
Primeiro o seu filho precisa ser avaliado para então iniciar o tratamento que deve ser semanal para um bom prognóstico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A criança precisa ser avaliada por um psiquiatra o qual confirmará ou não o diagnóstico e formulará o plano terapêutico no qual constará a periodicidade das consultas a depender do grau de acometimento do paciente. As consultas poderão ser semanais, quinzenais ou mensais, conquanto intervalos mais curtos entre as consultas sejam sempre mais apropriadas
É imprescindível que os responsáveis busquem ajuda para a avaliação, impedindo prejuízos no desenvolvimento emocional, acadêmico, social da criança. Por isso a importância do trabalho em equipe dos pais, professores, psicopedagogos, psicólogos e médico neste processo. Além disso é fundamental enfatizar aos pais, que, depois do diagnóstico confirmado sobre a necessidade em se fazer o uso da medicação juntamente ao trabalho do psicólogo e psicopedagógico, pois ao contrário do que se pensa, no senso comum, e também algumas abordagens, o medicamento não prejudica a criança, a medicação atua no melhor funcionamento dos neurotransmissores e devolve o equilíbrio neural dessas funções tão importantes para a atenção e aprendizado.
O diagnóstico de TDAH é clínico, entretanto alguns profissionais podem auxiliar no diagnóstico diferencial. Procure um neurologista ou psiquiatra e, posteriormente, busque um neuropsicólogo. Estes profissionais devem trabalhar em conjunto para que possam definir o que melhor se aplica em cada caso. Busque profissionais criteriosos e especializados.
Inicialmente é aconselhável fazer uma avaliação neuropsicológica. Esse procedimento inclui uma avaliação detalhada das funções cognitivas, aspectos emocionais e comportamentais da criança. A avaliação pode durar de 5 a 8 sessões, dependendo da demanda. Posteriormente, os pais recebem uma devolutiva do que foi avaliado e é colocado a possibilidade de reabilitação neuropsicológica ou terapia para tratar as necessidades da criança. Geralmente uma ou duas vez por semana.
O tratamento medicamentoso do TDAH pode realmente ajudar, mas é uma ajuda sintomática. Salvo engano, não há nenhuma *cura* para o TDAH e seguir tomando medicação para o resto da vida não é sempre possível e/ou interessante.
Há psiquiatras que prescrevem a medicação para ajudar a pessoa a dar conta das dificuldades que o TDAH pode trazer para a sua vida, mas com um plano de tratamento que envolve a redução progressiva da medicação, à medida que a criança, adolescente ou mesmo adulto vai se adaptando e desenvolvendo estratégias para lidar com essas dificuldades.
Para isso, um acompanhamento com psicólogo pode ser fundamental. Um bom psicólogo será capaz de ajudar seu filho não só a desenvolver estratégias para lidar com a dificuldade em focar a sua atenção, mas também com uma série de questões afetivas que podem ser desencadeadas não só pela dificuldade, mas também pelo *estigma* que o TDAH pode significar.
Um abraço!
www.querofazerterapia.com
Há psiquiatras que prescrevem a medicação para ajudar a pessoa a dar conta das dificuldades que o TDAH pode trazer para a sua vida, mas com um plano de tratamento que envolve a redução progressiva da medicação, à medida que a criança, adolescente ou mesmo adulto vai se adaptando e desenvolvendo estratégias para lidar com essas dificuldades.
Para isso, um acompanhamento com psicólogo pode ser fundamental. Um bom psicólogo será capaz de ajudar seu filho não só a desenvolver estratégias para lidar com a dificuldade em focar a sua atenção, mas também com uma série de questões afetivas que podem ser desencadeadas não só pela dificuldade, mas também pelo *estigma* que o TDAH pode significar.
Um abraço!
www.querofazerterapia.com
Olá, boa tarde. É importante que você busque um especialista para que seu filho seja avaliado, procure um neuropsicólogo. Ele poderá te dizer, com detalhes, como será o tratamento: quantas vezes por semana e sobre o tratamento multidisciplinar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Levei meu filho, 11 anos, ao neurologista, levei tbm relatório da escola e da psicóloga, ambos relatando desconfiança de TDAH. O Neu solicitou f300 e eletroencefalograma, mas não passou avaliação neuropsicológica. Receitou atentah, disse que se ele realmente tivesse TDAH iria melhorar na concentração,…
- Tenho 31 anos, suspeitas de TDAH. Em uma consulta online e breve, o psiquiatra receitou atentah 18mg, essa dose é o suficiente para um adulto?
- Bom dia,tenho uma filha de 11 anos está no 6 ano do fundamental,ela estuda pras provas e atenciosa nas aulas e na hora de fazer os testes e as provas não consegue responder,fica muito nervosa a mão começa suar,o que pode ser,aí resultado não consegue tirar notas boas o que faço.estou muito preocupada…
- Meu filho de 7 anos, está tomando o Venvanse a 10 dias, e seu sono está péssimo. Há algo que possa ser feito para ajudá-lo a dormir? Apesar da pouca idade ele é extremamente consciente do que acontece e diz que a medicação o ajuda muito na escola e acalma sua cabeça. Ele tem TDAH e TOD, já com laudo.
- Eu tenho TDAH, e eu estava tomando ritalina por alguns meses, era ótimo, meu dia era muito produtivo,mas depois de um tempo eu vinha sentindo como se o efeito estivesse passando 3 horas depois, conversei com minha psiquiatra e ela trocou para a Ritalina LA, mais eu não sinto o mesmo efeito que a ritalina,…
- ola me chamo monique e tenho 27 anos, minha pergunta é, qual profissional tenho que procurar para saber se tenho TDAH, pois trenho dificuldade nas areas de todas digo todas as materias, nao consigo absorver nada .
- olá, gostaria de saber se tem como realizar o diagnostico de tdah sem a avaliação neuropsicologica?
- Faz um tempo que sinto problemas de esquecimento, diminuição do meu raciocínio, sinto isso desde que comecei a tomar gabapentina e pregabalina pra fibromialgia. Tem sentido isso? Como resolver?
- Sempre suspeitei de ter TDAH, pois tenho muitos sintomas semelhantes e agora com a internet as pessoas começaram a conhecer sobre e todos que trabalham comigo, uma amiga que o esposo tem, falam que eu tenho... O único sintoma que acho que não tenho seria o hiperativo, não me considero uma pessoa assim,…
- Levei meu filho na neurologista por indicação da escola estar desconfiando dele ter TDAH (eu tbm já suspeitava por diversos motivos). A neurologista pediu um mapeamento (eletroencefalograma) dizendo que era pra descartar outras patologias... Mas eu pesquisando vi que o diagnóstico do TDAH é clínico e…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 469 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.