Fui diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada a mais de 1 ano, faça tratamento mas tem

9 respostas
Fui diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada a mais de 1 ano, faça tratamento mas tem uns dias que tenho sentido muito medo de perder o contato com a realidade, isso é um sintoma? Não sei da onde vem isso.
Olá! Apesar da sensação de se perder o contato com a realidade seja um sintoma possível em outros transtornos mentais, o medo de se perder o contato com a realidade é um sintoma possível no TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).

No TAG há a presença de uma hipervigilância constante, na qual os sintomas da ansiedade podem ganhar novas formas e gatilhos no curso do tempo. Esses gatilhos do TAG se originam da necessidade de proteção e de controle das situações (o que provoca o surgimento de sintomas como esse por você descrito) é o excesso de controle agrava o quadro geral do controle, por não permitir que você relaxe ou descanse de fato.

Este novo gatilho para o TAG pode indicar o agravamento do quadro clínico, o que justifica a necessidade de se visitar um psicoterapeuta e um psiquiatra para dar andamento ao tratamento desse sintoma.

O TAG é um transtorno que causa muito desconforto e limitações a vida cotidiana. Seu tratamento leva a grande melhora e crescimento pessoal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Importante associar o tratamento medicamentoso a psicoterapia. A partir do trabalho da terapia, entender o porquê tamanha ansiedade com base na sua vida mais primitiva familiar. Busque um acompanhamento multiprofissional e cuide de si.
Ola! É possível que esse medo possa estar vinculado com outras questões, além da perda da realidade. O medo, insegurança, angústia são sintomas comuns no quadro do TAG quando em excesso. Invista na psicoterapia, mudança de estilo de vida como atividade física regular, alimentação consciente, contato maior com a natureza e na escolha dos pensamentos. A vida traz desafios para todos, sentir medo tb faz parte do processo de evolução, apenas não se permita viver atada a ele! Abraço.
Olá, a ansiedade em seu mais auto grau, pode lhe levar a ter sensação diversa, dentre elas medos e pânico.
Será necessário que você cuide bem desse quadro que tem controle e você pode ter qualidade de vida.
Saiba que a ansiedade tem sido algo muito frequente no mundo contemporâneo. Busque fazer acompanhamento médico e psicológico.
Um forte abraço e se cuide.
Olá!
É muito provável que esse seja um sintoma da ansiedade. Os sintomas relacionados a quadros ansiosos, em geral, envolvem medos relacionados a "coisas que poderão acontecer", como no seu caso "medo de vir a perder o contato com a realidade".
É interessante que seu tratamento esteja combinando terapia e medicação. Se isso já estiver acontecendo, passe esses dados para esses profissionais, pois como toda certeza eles poderão te ajudar. Boa sorte!
Olá! Sim, pode ser um sintoma da ansiedade. Isso tende a diminuir com medicação correta (Psiquiatra) e psicoterapia (Psicólogo). Um tratamento não funciona sem o outro, então recomendo que busque esses profissionais ou comente com eles o que está sentindo, assim irão te auxiliar adequadamente e com isso diminuir os sintomas.
Abraços.
O indivíduo com transtorno de ansiedade generalizada tem uma preocupação excessiva , persistente de difícil controle. O medo de perder o contato com a realidade é comum em pessoas ansiosas, pelo fato de terem diversos pensamentos negativos entrelacados que tendem a ficarem cada vez mais fortes, ate o ponto que a pessoa acha que esse pensamento e real. Nesse caso buscar ajuda de um psiquiatra para prescrição de medicamento e acampamento psicológico para uma melhor qualidade de vida e compreensão de sua problemática
Olá, você disse que faz tratamento para a ansiedade ,mas não falou se era com medicamentos e terapia,é recomendado no seu caso,algumas vezes os dois, ou seja o medicamento para auxiliar na terapia e com a melhora retirar devagar o medicamento.
Sem dúvida! Isso é um sintoma e precisa ser trabalhado com seu psiquiatra e seu psicólogo para se chegar a um nível terapêutico global é satisfatório.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Gabriele Bueno Casanova

Gabriele Bueno Casanova

Psicólogo

Curitiba

Tatiana Rocha

Tatiana Rocha

Psicólogo

São Caetano do Sul

Luiz Henrique Zanatta

Luiz Henrique Zanatta

Psicólogo

Curitiba

Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 246 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.