Fumo maconha todos os dias a mais de 15 ano e estou tentando parar,qual médico devo procurar?Seria um

9 respostas
Fumo maconha todos os dias a mais de 15 ano e estou tentando parar,qual médico devo procurar?Seria um psiquiatra? Quando não fumo fico irritado,dificuldades para durmir e perco o apetite.
 Alana Zanlorenzi
Psicólogo
Campo Largo
Olá! Abandonar um hábito, seja ele qual for, requer esforço não apenas físico, mas também psíquico. Por isso, o recomendado seria procurar um psicólogo; esse profissional pode te auxiliar a compreender o que o hábito de fumar maconha está preenchendo em sua vida (a nível de sentimentos, emoções e energia) e isso provavelmente vai apontar para a razão pela qual você sente os sintomas que citou.
Caso necessário, o próprio psicólogo pode te encaminhar para um acompanhamento conjunto com um psiquiatra. Para um resultado mais eficaz, os medicamentos devem entrar como auxílio aos sintomas sentidos e não como principal fator de cura.
O primeiro passo é você demonstrar interesse na mudança, que é o que você está fazendo ao deixar essa pergunta. Após isso, o trabalho se concentra no autoconhecimento e na busca pela energia necessária para efetuar as mudanças que deseja.
Espero ter ajudado! Boa caminhada!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso de substâncias químicas é um grave problema de saúde e precisa ser encarado como tal. O Psiquiatra é o profissional adequado para o tratamento.
Melhoras
 Rodrigo Vogas
Psicólogo
Niterói
Para casos de abuso de substância é indicado o tratamento pareado de Psiquiatra e Psicólogo, desta forma o Psiquiatra pode entrar com a medicação para lhe auxiliar nos processos químicos cerebrais e o Psicólogo vai buscar entender o que está por trás do uso da maconha, por exemplo, o que ela significa para você, em que momentos você utiliza, quais emoções estão associadas e assim começar um processo de reestruturação cognitiva que te levará ao sucesso do seu objetivo. O uso de Técnicas de Hipnose por um profissional de Psicologia aceleram ainda mais este processo. Espero ter ajudado.
 Clayton dos Santos Silva
Psicanalista, Psicólogo
Limeira
Sim, o médico que você deve procurar é um Psiquiatra. Esse é o profissional que pode ajudar quando se está tentando deixar de usar alguma substância psicotrópica. A psicoterapia também poderá ser muito útil nessa fase. Sendo assim, recomendo que procure um psiquiatra e um psicólogo.
Dra. Alina Campos Tomaz Teixeira
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Olá. O uso de substância nociva à saúde deve ser encarado como um malefício e a necessidade de um trabalho em conjunto com o psiquiatra e o psicólogo será imprescindível.
O psiquiatra entra com a medicação e a psicoterapia para você conhecer os motivos da irritabilidade e da ansiedade ou outros sinais que venham a se manifestar.
Prof. Sandra Mara Comper
Psicólogo
Balneário Camboriú
Sim, o profissional indicado é o Psiquiatra. Ele vai avaliar a necessidade (ou não) de medicação para te ajudar a controlar os efeitos da abstinência do cigarro. Acompanhamento psicoterapêutico (psicológico) também te ajudará a desenvolver estratégias para lidar com a abstinência e na manutenção do tratamento (diminui as chances de recaída). A terapia cognitivo-comportamental apresenta boa resposta de tratamento. Procure um profissional sério e especializado. Sucesso no seu tratamento!
Sim, busque ajuda de um psiquiatra e de um psicologo. Ambos podem contribuir para sua mudança.
Olá, acredito que o tratamento adequado seria o tratamento psiquiátrico e psicológico.
Busque estes dois profissionais o mais rápido possível e conseguirá atingir seu objetivo.
A terapia cognitivo comportamental tem se mostrado extremamente eficiente nestes casos, mas caso não consiga um psicólogo nessa abordagem terapêutica, não deixe de ir ao psicólogo.
Obrigado e estou a disposição para quaisquer dúvidas.
 Miguel Novicki
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
O melhor caminho seria busca um medico psiquiatra, e um psicólogo clinico. o tratamento deve ser conciliado.

Especialistas

Karine Moraes

Karine Moraes

Psicólogo

Goiânia

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Ruben Xambre

Ruben Xambre

Psiquiatra, Médico do trabalho

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Abuso de substâncias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.