Gostaria de perguntar aos psicólogos qual é, ou quais são, o(s) melhor(es) campos da psicologia para

22 respostas
Gostaria de perguntar aos psicólogos qual é, ou quais são, o(s) melhor(es) campos da psicologia para tratar, dentro de um processo terapêutico, a questão do relacionamento romântico que é abusivo/tóxico. Estou precisando de ajuda para sair dessa situação, já decidi procurar um profissional, mas fico confusa em meio a tantas vertentes.
Hás vertentes psicológicas são formas distintas de cuidar. Eu trabalho com a psicanálise e vejo muitos casos de relacionamentos abusivos. De alguma forma entendo que o relacionamento abusivo é uma condição que duas pessoas se colocam e sofrem, geralmente a pessoa "passiva" tende a sofrer mais, as vezes com violência. Procure um profissional com o qual você se sinta confiante.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia

Olá! Todos psicólogos podem te ajudar... Não há uma linha da psicologia melhor que a outra... dependendo da questão, algumas podem ser mais diretivas que as outras. O grande diferencial é como você irá se sentir e com qual forma de atuação você conseguirá ficar mais a vontade para estabelecer um vínculo e obter a ajuda que necessita. E isso você somente irá saber se for em psicólogo e conversar com ele... E, se não gostar procure outro... o importante é buscar ajuda! Dê esse próximo passo para conseguir a sair da situação e obter a mudança que tanto precisa!
Olá! Não há, na verdade, melhor linha para tratar essa questão levantada por você. Eu diria que o mais importante num processo terapêutico é o vínculo construido entre profissional e cliente/paciente. O mais importante é você se sentir ouvida e acolhida em suas angústias. Mesmo sabendo que essa escolha pode ser muito difícil, procure alguém com quem você possa se sentir à vontade. E... experimente! Como a colega acima falou, se não gostar, procure outro profissional! O mais importante é você se cuidar! Um grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para relacionamento abusivo - R$ 200
Olá, quero lhe deixar uma dica. Alguns profissionais oferecem uma conversa inicial antes de começar o tratamento. Nessa conversa, você pode questionar sobre suas duvidas em relação ao tratamento e outras questões que você tenha. Também é a oportunidade de você ter um primeiro contato e decidir ou não, continuar com aquele profissional.

O melhor campo da psicologia é aquele em que você vai se sentir acolhida para falar disso que você já entende como abusivo/toxico.
Olá, é importante ressaltar que diferentes abordagens podem ser eficazes, e a escolha dependerá das suas necessidades e preferências pessoais, procure uma psicóloga que você se identifica, a qual possa criar um vínculo, que conseguirá falar e se sentir acolhida.
Olá! Espero que você esteja bem!
Existem diversas vertentes dentro da psicologia que podem ajudar no tratamento de relacionamentos abusivos/tóxicos. Algumas das abordagens terapêuticas mais comuns incluem:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): essa abordagem é baseada na ideia de que nossos pensamentos, comportamentos e emoções estão interconectados e afetam uns aos outros. O terapeuta pode ajudar a identificar padrões de pensamento e comportamento que podem estar contribuindo para o relacionamento abusivo/tóxico, e trabalhar para mudá-los.

Terapia de Casal: essa abordagem pode ser útil para casais que desejam trabalhar juntos para melhorar seu relacionamento. O terapeuta pode ajudar a identificar padrões de comportamento tóxico/abusivo e trabalhar com o casal para desenvolver habilidades de comunicação mais saudáveis e construtivas.

Terapia de Grupo: essa abordagem envolve participar de um grupo de pessoas que também estão lidando com problemas semelhantes. O terapeuta pode facilitar discussões em grupo, fornecer suporte e feedback construtivo, e ajudar os participantes a desenvolver habilidades para lidar com o relacionamento abusivo/tóxico.

Independentemente da abordagem terapêutica escolhida, é importante encontrar um terapeuta que te faça se sentir bem e acolhid@ para te ajudar a trabalhar para sair desse relacionamento abusivo/tóxico de maneira segura e eficaz. Lembre-se de que o processo pode ser difícil, mas com o apoio certo, é possível superar essa situação e encontrar um relacionamento mais saudável no futuro.

Um forte abraço!
Não há, dentro do campo da psicologia, uma abordagem teórica ou especialidade que melhor tratará da questão de relacionamentos românticos abusivos/tóxicos. Qualquer profissional da área da psicologia clínica deve estar apto para lidar com questões como estas. Enquanto psicóloga e psicanalista, posso afirmar que a psicanálise tem ferramentas preciosas que podem auxiliar bastante neste trabalho delicado e que envolve muitos sentimentos ambivalentes. Mas, como uma colega falou, a melhor estratégia é que você possa experimentar e sentir se o caminho do processo terapêutico está sendo interessante para você, se você se sente escutada, acolhida, impulsionada a se investigar e a transformar-se, se esse for o seu desejo. Um abraço!
Olá. Mais que se preocupar com qual seria a melhor vertente é buscar informações sobre o profissional: se tem boas referências, se está ligado a alguma instituição que o respalde, se é reconhecido por seus pares. Depois disso, já em contato com ele, observar como você se sente em relação a ele: se lhe inspira confiança, se desenvolve um bom vínculo com ele, se é comprometido com seu tratamento. Isso que vai ajudar no sucesso de seu tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
O melhor caminho é pesquisar sobre os resultados do profissional e agendar uma sessão para sentir a confiança necessária para resolver essas e outras questões relacionadas ao relacionamento abusivo. Fazer algumas primeiras sessões com profissionais diferentes até encontrar um que mais tenha afinidade. É mais sobre a confiança e conexão do que sobre teorias. No meu ponto de vista é assim que você obtém um melhor resultado.
Olá!
Provavelmente cada profissional irá recomendar a vertente pessoal. Só cabe a mim falar que quando existem sofrimentos nos quais as ações de outras pessoas parecem ter uma grande incidência ao longo de muitos meses ou anos, é importante começar a se questionar sobre o lugar das nossas escolhas e crenças no momento de justificar e permitir o acionar dos outros na nossa vida. É importante a fala, a reflexão e o questionamento daquilo que nos acostumamos a acreditar. Pouco ajudam as estratégias estandardizadas para que todo mundo faça mais ou menos as mesmas coisas. A vida de cada indivíduo é única e as escolhas conectadas aos sofrimentos também.
Só posso te convidar a falar comigo. Trabalho maioritariamente com mulheres, e tenho bastante experiência com pessoas vitimizadas de diversas formas.
Boa sorte!
Olá a sua decisão de buscar um lugar para pedir ajuda já é um ato de muita coragem. Se o sofrimento vivenciado até agora é o principal impulsionador, o que fará a diferença não é a linha psicológica.
O que fará a diferença é a relação paciente-terapeuta , a empatia, o acolhimento e se você conseguirá confiar no profissional que irá estar disponível para ajuda-la.
O mais importante é a relação que será construída durante o processo terapêutico. Boa sorte!
Olá! Qualquer vertente da psicologia trata relacionamento abusivos e tóxicos, porém tem pessoas que já atenderam mais pessoas com essas questões ou tem área de estudo mais aprofundada nesse tema.
Importante é que você encontre um profissional que sinta a vontade e acolhida para falar suas questões.
Olá! Compreendo que há uma grande confusão quando se trata de qual a melhor forma de psicoterapia, como buscar.... porém é mais importante, e faz grande diferença, encontrar um profissional que você se identifica. Qualquer uma das abordagens ira trabalhar, de formas diferentes, buscando ajudar você em seu processo terapêutico, mas nestes momentos, a abordagem seguida pelo profissional não é tão importante. Aconselho que busque aquele (a) que faça você sentir-se mais confortável para trazer inseguranças e questionamentos. Ah, e muitas vezes não é de primeira que você sente que "da match" com um profissional, então você pode buscar até achar um que goste! Espero ter ajudado!
A decisão e o movimento para procurar ajuda já é um importante começo em direção a alguma mudança desejada.
E mais importante do que a linha do/a profissional, é a transferência estabelecida entre este e o paciente / analisando, isto é, que você vá sentindo confiança, ficando o mais à vontade possível para falar.
Busque indicações de profissionais com quem você conhece e confia.
Um abraço.
Sugiro buscar por psicoterapia com alguma profissional da área que tenha experiência em questões afetivas e relacionamentos.
Olá, seria importante procurar um profissional para trazer análises a respeito de como foi iniciado o relacionamento amoroso, quais seriam as emoções produzidas e os comportamentos emitidos pelo cliente e o atual parceiro. Assim, conseguindo produzir uma investigação mais detalhada do relacionamento e dos indivíduos participantes. A abordagem Análise do comportamento, trará essas análises e conseguirá produzir novas habilidades para diminuir os conflitos dentro do relacionamento ou para sair dessa situação aversiva.
Toda questão do relacionamento romântico que é abusivo/tóxico requer urgentemente de ajuda para sair dessa situação
Você va achar a Psicanalises na primeira linha de eficacia de terapia, porque o psicanalista atende as causas do padecimento de caracter masoquista no primeiro mes de trabalho
Veja, qualquer abordagem pode ajudar nesse caso; na verdade o mais importante é você sentir empatia e confiar no profissional e que ele tenha uma certificação ou especialização na área ou muita experiência em terapia de casal. Não tenha vergonha de perguntar. Sabendo das qualificações do profissional agende uma sessão e veja se vocês se sentem bem e se gostam do profissional, se um dos dois não gostar faça com outro, até achar a pessoa ideal para vocês. Abraço.
Compreendo sua busca por orientação na escolha da abordagem adequada para tratar relacionamentos românticos abusivos ou tóxicos. Diversas abordagens da psicologia podem ser úteis nesse contexto. No entanto, uma abordagem terapêutica que pode ser particularmente eficaz é a Terapia do EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing). O EMDR pode ajudar a trabalhar traumas emocionais associados ao relacionamento abusivo, ajudando a processar as memórias e a lidar com os sintomas de estresse pós-traumático. Recomendo buscar um profissional de psicologia especializado em EMDR, que possa auxiliá-lo(a) no processo de cura e empoderamento para sair dessa situação abusiva.
Todas as abordagens dentro da psicologia podem ser muito efetivas para tratar diversas demandas, como a dependência emocional em um relacionamento abusivo. Acredito que o mais importante é o vínculo que você estabelecerá com seu(sua) psicólogo(a). Procure ajuda, encontre um profissional que você sinta-se acolhida e segura para expressar seus sentimentos e necessidades. Para assim você encontrar o melhor caminho para sua história.
Olá!

Eu imagino como você tenha ficado confusa, são muitas vertentes mesmo. Mas eu sempre sugiro não focar em vertentes, não há uma que seja melhor ou pior para determinados casos. As vertentes são apenas formas diferentes de olhar para uma situação, formas diferentes de abordar aquilo. Mas também haverão diferenças entre 2 psicanalistas da mesma vertente e mesmíssima formação, por exemplo, porque o que conta é o olhar e escuta do profissional para o que você conta.

Então te sugiro voltar a tua procura mais em profissionais que falem/escrevam de uma forma que você se sinta ouvida e acolhida, isso sim será fundamental para o processo psicoterapêutico. Pra fazer isso você pode usar o Doctoralia para ler opiniões dos pacientes daquele profissional, ver como ele(a) respondeu dúvidas de outras pessoas, se já respondeu alguma dúvida relacionada ao que você quer levar para terapia e se como o profissional respondeu faz sentido pra você. Também é possível procurar o profissional no Google e ver se encontra um site e/ou perfil no Instagram ou TikTok e ver como ele/ela fala sobre os assuntos.

Espero ter te ajudado e boa sorte na tua procura!
Olá, realmente são diversas abordagens e penso que se você não tem conhecimento ou indicação de uma linha em específico, procure um psicólogo que você se sinta a vontade e sinta que a sessão te fez bem. Apesar de diferentes, todas as linhas da psicologia podem trabalhar todos os temas. Abraço