Gostaria de saber a principal diferença entre o transtorno de humor e a síndrome de borderline? Tenh

2 respostas
Gostaria de saber a principal diferença entre o transtorno de humor e a síndrome de borderline? Tenho esses dois diagnósticos , de médicos diferentes para o meu filho .
Transtornos de humor se caracterizam por sintomas depressivos (diversos graus de desânimo, tristeza, pensamentos profundamente tristes ou pessimistas, incapacidade de sentir prazer) ou maníacos (vitalidade exagerada, aceleração, euforia exagerada, injustificada e prolongada). Há vários tipos de transtornos de humor e os sintomas acima são os mais centrais ao problema, porém costuma haver vários outros associados, tais como, por exemplo, alterações se sono, apetite, desejo sexual. Transtornos do humor geralmente evoluem em períodos de tempo auto-limitados, geralmente com episódios de, no máximo, algumas semanas de duração (mania) ou de semanas a meses (depressão) e podem repetir-se ao longo da vida da pessoa. Transtorno borderline, por sua vez, é um padrão comportamental que se estabelece, em geral, a partir do final da adolescência e caracterizado por uma grande instabilidade afetiva, de objetivos (profissionais, acadêmicos e pessoais), de auto-imagem, associados a sensações constantes de vazio, relacionamentos interpessoais idealizados e extremados (amor e ódio). Uma pessoa com transtorno borderline pode ter associado um transtorno de humor - e, muitas vezes, isto realmente ocorre.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Transtornos de humor caracterizam-se por mudanças emocionais que envolvem períodos de tristeza exacerbada (depressão) ou de exaltação excessiva (mania). É importante ressaltar que o transtorno do humor é diagnosticado quando a tristeza ou exaltação possui intensidade e persistência, prejudicando de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo em diferentes esferas da vida.
Já a Síndrome de Borderline ou Transtorno Borderline é um transtorno psíquico caracterizado pela instabilidade no humor, comportamento, autoimagem e funcionamento. Também é característico um padrão de instabilidade e impulsividade nos relacionamentos interpessoais. É significativa a presença de comorbidades (associação de duas ou mais doenças que surgem em um paciente de forma simultânea). Frequentemente os pacientes possuem outros transtornos, entre eles transtornos de humor.

Especialistas

Danielle Caus Corrêa

Danielle Caus Corrêa

Psicólogo

Vitória

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Gomes Cardoso

Daniela Gomes Cardoso

Psicólogo

Canoas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.