Gostaria de saber para fazerem uma avaliação com meu filho, sobre QI,etc, pois ele tem dificuldade

23 respostas
Gostaria de saber para fazerem uma avaliação com meu filho, sobre QI,etc, pois ele tem dificuldade de aprendizado, mesmo já estando na faculdade continua com muita dificuldade.
Inclusive ele já teve com uma psicopedagoga, mas nunca tivemos um relatorio.
Olá!
A Avaliação Psicológica com enfoque Psicopedagógico é um documento abrangente.

Em meu consultório, este processo é realizado com 7 a 12 sessões, onde são aplicados testes para avaliação cognitiva, comportamental e emocional.
Considero pertinente que seja feito o processo completo, pois testes feitos aleatoriamente podem apresentar resultados pouco fidedignos.
Além da aplicação dos testes, faz-se necessário uma boa anamnese.

Espero ter lhe ajudado e caso tenha novas dúvidas, conte com o meu auxílio!
Att.

Olá, Salmira
Uma vez que seu filho já está na universidade, talvez seria interessante você (ou ele) se questionar qual a importância de um teste que ajuda a avaliar o quociente de inteligência dele, neste momento.
Os testes são instrumentos que ajudam o profissional a, juntamente com uma série de outros aspectos, terem uma visão mais exata da situação da pessoa.
Caso isso seja algo que a incomode, ou a seu filho, eu acharia indicado vcs procurarem um psicólogo para conversar.
Abraços
Boa tarde Salmira, o seu filho pode sim fazer um teste onde indicará o QI dele, esse instrumento vai mostrar se ele tem QI dentro da média, acima ou abaixo da média. Paralelo a isso, já que ele está cursando um curso universitário, é importante também que ele faça uma Orientação Vocacional que lhe ajudará na escolha certa da profissão o que vai lhe impulsionar para um melhor empenho nos estudos.
Se você reside em Nova Iguaçu ou Nilópolis, ou em uma cidade perto, se quiser pode me procurar através de um dos meus contatos.
Estou a disposição.
Att. Dr. José Dílson.
Simples, a psicopedagoga não pode fazer avaliação psicológica e nem testes psicológicos. Para fazer tais testes procure um psicólogo com formação nessa área. Somente psicólogos, profissionais com registro nos Conselhos de Psicologia podem utilizar instrumentos que mendem o QI e fazer terapia.
Olá, Salmira!

A Avaliação Neuropsicológica o ajudará a esclarecer os motivos pelos quais seu filho apresenta desempenho acadêmico abaixo do esperado. Porém, para além do diagnóstico, que é de suma importância, a avaliação propõe caminhos de tratamento.
A devolutiva constitui uma parte importante do processo de avaliação e, uma documentação por escrito para a família sobre os resultados e uma conclusão são necessárias.
Vale a pena você buscar esta avaliação e exigir um documento por escrito sobre o que foi realizado e os resultados.
Olá Salmira, tudo bem?
Tantas coisas já foram ditas e ouvidas sobre inteligência não é mesmo? Essa questão é muito relativa, além de que, existem vários tipos de inteligência que uma pessoa pode desenvolver ao longo da vida. Uma avaliação de Q.I (coeficiente de inteligência) e só se basear nisso, é diminuir as potencialidades humanas. Talvez seja uma boa hora para procurar ajuda para entender quais são as dificuldades de seu filho sob um olhar mais global.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Thais.
A primeira questão a ser levantada é se seu filho desde a infância até a adolescência teve dificuldades de aprendizagem. Caso a resposta seja negativa algum fator psicológico pode estar afetando o seu desempenho intelectual na universidade atualmente e não por causa de um QI abaixo da média. Caso a dificuldade de aprendizagem tenha ocorrido ao longo de toda a vida dele desde a infância é recomendável a realização de um teste chamado WAIS-III que traduzido significa Escala de Inteligência Wechsler para adultos (um dos testes mais eficazes) acompanhado de entrevistas realizadas de preferência por um neuropsicólogo que avaliará quais as funções estão comprometidas e a intensidade delas tais como memória, atenção, linguagem, etc. Ao final da avaliação neuropsicológica o profissional elaborará um laudo sobre as causas e proporá uma reabilitação cognitiva visando melhorar a sua capacidade de aprendizado ou o encaminhará p/ um outro especialista adequado.
Olá Samira,
Acredito que os testes poderão ajudar muito a identificar as competências e capacidades de teu filho, mas ele ser o próprio agente que vai ao encontro destas respostas pode ainda ser a melhor de todas as respostas.
Como ele não é mais criança, talvez ajude demonstrar confiança em seu potencial (acredito que ainda não é tarde para isso).
Mesmo na hipótese dele ter algum problema, a confiança em que ele será capaz de superar seus limites pode ser fundamental. Já pensou em você mesma procurar ajuda?
Desculpe se fui muito direto e usei sua pergunta para exemplificar o que muitos pais acabam fazendo ao superproteger seus filhos.
Procure o neuropsicologo para a realização da avaliaçao neuropsicologica, na qual serão avaliadas todas as funções neurológicas e cognitivas envolvendo as funções executivas para o diagnostico preciso.
Át.
Monica Araújo
Neuropsicologa
Olá Samira.
Sobre seu filho, por ele já está na faculdade, acredito ter sofrido pra chegar até aí.. Para um tratamento em relação à isso e à dificuldade de aprendizado, sujiro a procura de um neurologista mais um psicólogo. Até porque os dois neste caso, tem que andar juntos.
Meu consultório é em Vitória - ES. Caso seja daqui, posso ajudá-los.
Boa sorte!
Bom dia, recomendo agendar uma consulta com um profissional da psicologia para avaliar o que esta acontecendo e que possa conduzir um tratamento que vise melhorar a qualidade de vida acadêmica de seu filho. Os testes psicológicos aprovados pelo CFP são os únicos instrumentos confiáveis e eficazes para analisar concentração, inteligencia, entre outros pontos. Quadros como deficit de atenção, hiperatividade, entre outros exigem tratamento especializado.
Olá,
Como vai?

Pelo fato de seu filho estar na Universidade e ter passado por um longo processo de aprendizado, provavelmente, seu filho não tem nenhum problema relacionado à inteligência, ou a fatores neurologicos do Neurodesenvolvimento.

Creio que ele deve estar apenas estressado, ou pressionado por alguma situação, o que ocasionalmente leva a alguns problemas relativos a concentração e também, agressividade.

Grato,
Pedro L. C. Moraes
Olá, vejo que estas mobilizada com as dificuldades do teu filho; ele também se incomoda com estas dificuldades? Acredito que assim sendo, o importante seria a procura de um profissional psicólogo, que possa fazer uma Avaliação Psicológica. Através, desta avaliação, poderá ser esclarecido vários aspectos, emocionais e potenciais do teu filho. O processo de avaliação envolve varias sessões, aonde serão aplicados testes, além de entrevistas e outras técnicas. No meu exercício profissional, sempre faço uma devolução, acompanhada de um relatório, pois possibilita que no futuro possa comparar seus progressos. Espero ter te ajudado nas tuas dúvidas. Um abraço

Bom dia, é importante realizar testes com neuropsicologo/a para avaliar que tipo de problema esta gerando esta dificuldade e depois prosseguir com a psicoterapia. Ele já é jovem e pode estar encontrando outros tipos de problemas emocionais que estão contribuindo ou alimentando essa dificuldade.
Será importante que seu filho passe por uma avaliação neuropsicológica, a qual irá avaliar aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais, e a partir deste resultado, o profissional irá encaminhar quais tratamentos serão recomendados no caso dele.
Bom dia!
A avaliação Neuropsicológica e a forma mais fidedigna para realmente entender a real problemática cognitiva de seu filho, vai avaliar o QI e as funções que estão ou podem estar prejudicada, como, atenção, memoria, linguagem, percepção etc. As funções cognitivas e a relação dessas funções, desde os comportamentos mais simples ate os de maior complexidade, que vai exigir um esforço de trabalho do nosso cérebro, muitas vezes precisamos entender esse funcionamento para que possa aprender a lidar com as dificuldades. Apos a avaliação, se houver necessidade, fazer a reabilitação cognitiva da área de prejuízo.

Espero ter ajudado
Olá, sugiro avaliação neuropsicológica para realmente aferir se tais dificuldades estão relacionadas ao funcionamento cognitivo. A partir desta avaliação, será mais fácil saber quais atitudes tomar para ajudá-lo em sua dificuldade de aprendizagem. A psicopedagoga trabalha pontualmente na dificuldade, mas não tem aval em diagnosticar.
Olá, tudo bem? Entendo a sua preocupação, mas preciso dizer que dificuldade de aprendizagem não está diretamente relacionado com QI, para compreender e investigar melhor essas queixas que você relaciona ao seu filho sugiro procurar um neuropsicólogo para que o mesmo realize uma avaliação neuropsicológica.
A avaliação neuropsicológica consiste em um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos. Espero ter ajudado! Abraço!
Procure um Neuropsicólogo (psicólogo especialista em Neuropsicologia) para fazer uma avaliação completa e lhe dar o caminho a seguir após a isso.
Eu recomendo fortemente uma avaliação neuropsicológica. Será a resposta mais adequada para o seu questionamento. A dificuldade de aprendizagem é um sintoma, que pode estar atrelado a muitas questões e não somente ao QI.
Olá! Sugiro uma avaliação psicológica com um(a) neuropsicólogo(a).
Olá! Veja, a aprendizagem pode ser impactada por várias questões, como psicológicas, emocionais, velocidade no processamento das informações, memória recente, questões com leitura/escrita, dificuldade de concentração, enfim há uma variada gama de possibilidade que podem impactar no processo da aprendizagem. Por isso, o ideal é uma investigação desse prejuízo na modalidade de avaliação psicológica, assim consegue-se identificar e localizar o déficit, além do profissional conseguir propor estratégias de intervenção para além da psicologia.
A melhor maneira de obter uma avaliação sobre o QI e outras habilidades cognitivas do seu filho é procurar um profissional de saúde mental qualificado. Um psicólogo clínico ou neuropsicólogo pode realizar uma avaliação completa para avaliar o QI, as habilidades cognitivas e outros fatores que podem estar contribuindo para as dificuldades de aprendizado do seu filho. Além disso, o profissional pode fornecer recomendações para ajudar o seu filho a melhorar o seu desempenho acadêmico.