Gostaria de saber, por quanto tempo, uma paciente que realizou uma cirurgia bariátrica, pode engra

10 respostas

Gostaria de saber, por quanto tempo, uma paciente que realizou uma cirurgia bariátrica, pode engravidar?
Recomendamos estabilizar o metabolismo após a cirurgia e a recuperação cirurgica até indicar a gestação.
Até breve.

O período ideal para gestar após a cirurgia bariátrica é no momento que há uma estabilização do peso e uma estabilização dos déficits nutricionais, com isso gerando menos risco ao desenvolvimento do feto. Esse período pode ser bastante variável, mas a um senso comum que é após 2 anos que estes pacientes atingem essa marca de estabilização, sendo via de regra o melhor período para pensar em engravidar.
O tempo exato pode variar para cada pessoa e tipo de cirurgia que foi realizado. Em geral o que é necessário para uma gravidez segura é que a parte negativa do impacto nutricional que ocorre sobretudo após os primeiros meses seja superado. A recomposição das proteínas, nutrientes e sistema imunológico ocorrerá após a estabilização do peso. Esse processo leva em geral pelo menos 1 ano para a técnica de Bypass e 6 meses para Sleeve (gastrectomia vertical). Boa gravidez!
Estando com exames ok pode variar entre 1 ano e meio e 2 anos. Mas deve haver liberação do cirurgiao e do nutricionista, após avaliacao minuciosa.
A recomendação para qualquer procedimento após a cirurgia bariátrica é de pelo menos 2 anos. Geralmente é a partir desse período que o paciente consegue manter seu peso estável, e nutrientes mais adequados para resistir a uma gestão com menores carências nutricionais. O nutricionista é indicado em todas as etapas da gestação.

Esp. em Obesidade e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariatrica e Metabólica.
Após 18 meses. Considerar a estabilização nutricional e clínica como parâmetros a serem avaliados.
No entender da equipe clínica o ideal é após 1 ano, tempo de que o seu organismo já se adaptou as mudanças advindas da cirurgia... ficando seguro ao desenvolvimento do bebe
Depois de 2 anos no geral.

Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
O tempo exato pode variar para cada pessoa e tipo de cirurgia que foi realizado. Em geral o que é necessário para uma gravidez segura é que a parte negativa do impacto nutricional que ocorre sobretudo após os primeiros meses seja superado.
Sempre entenda que a decisão será individualizada. Em regras gerais você poderá após 1 ano e 6 meses (18 meses). Procure sempre ajuda profissional com o especialista antes e após o procedimento cirúrgico.