Gostaria de saber qual a diferença entre um tratamento com psicólogo e psicanalista. E se para ser

13 respostas
Gostaria de saber qual a diferença entre um tratamento com psicólogo e psicanalista. E se para ser psicanalista é preciso primeiro fazer psicologia?.
Um psicólogo é alguém que cursou a faculdade de psicologia e que pode praticar a psicoterapia, dentro de várias abordagens (Gestalt, Terapia Cognitivo-Comportamental, Sistêmica, Centrada na Pessoa, Humanista e várias outras, inclusive a própria psicanálise). O psicólogo estuda psicopatologia, fisiologia, neuroanatomia, comportamento, cognição, sociologia, antropologia e várias outras matérias durante o curso. Quando se forma, ele pode ou não trabalhar como psicoterapeuta e passa a ser fiscalizado pelo respectivo Conselho profissional (CRP, CFP). O psicanalista, por sua vez, é uma pessoa, com qualquer área de formação (contabilidade, economia, qualquer faculdade mesmo), que estudou a psicanálise e, obrigatoriamente, submeteu-se ao próprio processo de análise durante anos. Ele pode atuar como "psicanalista", mas não é fiscalizado e não responde perante a um conselho profissional caso prejudique algum paciente.

Olá. A Psicologia é uma disciplina científica que tem em sua origem a intenção de medir processos psicofísicos. Há nela uma marca bastante forte oriunda das ciências naturais. Historicamente dedica-se ao estuda da percepção, memória, motivação, identidade. Na psicoterapia, dedica-se a auxiliar o fortalecimento de meios saudáveis de o paciente enfrentar seu sintoma. Geralmente a queixa inicial determina o curso do tratamento. De um ponto de vista psicanalítico, a queixa inicial é apenas uma porta de entrada para questões que permanecem latentes, as quais geralmente encontram-se na origem das queixas. Em poucas palavras, o que determina a psicanálise é o pressuposto do inconsciente, ou seja, de que há algo em nós que para além de nossa vontade consciente acaba por orientar nossas condutas. É possivel procurar um psicanalista diretamente. Lembrando que um psicanalista pode ser um psicólogo, um médico, um filósofo.
O psicologo trabalho com o consciente...comportamentos e vivencias, ou seja, os fenômenos ocorrido ao londo da vida e as angustias que impossibilita a uma vida plena. Para ser psicologo é preciso uma graduação de 5 anos, depois pode fazer especializações na aria em que se tem maior afinidade.
Psicanalise, trabalha com o inconsciente, acredita que grande parte das neuroses e conflitos precisam vir a tona para serem tratadas, por isso a depender do contexto as pessoas podem ficar a vida toda sendo analisadas. Para ser "psicanalista", basta ter qualquer graduação, se matricular em uma especialização psicanalítica. Mas normalmente, as universidades só considerem psicanalistas aqueles que são formados em medicina ou psicologia. Mesmo porque, é complicado para um não psicologo ou médico, compreender fenômenos psicológicos, orgânicos, e "personalidade", fatores imprescindíveis para tratar um ser humano.
Gostaria de colaborar adicionando às respostas dos meus colegas que no Brasil algumas das principais escolas de Psicologia proporcionam aos seus alunos estudar e atender os pacientes utilizando a Psicanálise, sendo por isso comum que psicólogos trabalhem com psicoterapia de orientação psicanalítica em suas diversas vertentes, sendo tal prática aprovada pelo Conselho. Para o Psicólogo a clinica (trabalhar atendendo pessoas) é apenas uma de várias opções profissionais, sendo que muitas dessas podem se utilizar dos conhecimentos obtidos com o estudo de vários referencias, tais como a Psicanálise, a Análise do Comportamento e a Fenomenologia, entre outras. Ainda sobre a Psicanálise, a ciência humana que estuda o inconsciente, eu gostaria de adicionar que as escolas de Psicanálise no Brasil normalmente exigem que o aluno seja formado em algum curso superior, normalmente da área de saúde ou humanas.
Psicologia trabalha com processos conscientes, comportamentais do sujeito. A psicanálise é uma abordagem criada por Freud onde os processos inconscientes são de extrema importância. Visa a subversão desse sujeito, faze-lo pensar, construir e trilhar seus caminhos, visando fazer o sujeito elaborar quais são suas responsabilidades, suas escolhas pelo que aflige, procurando fazer com que o sujeito possa buscar e reconhecer o seu desejo. Antes, somente médicos e psicólogos poderiam ser psicanalistas, porém, se há desejo em tornar-se um analista, após passar por sua própria trajetória de análise há possibilidade e capacidade de tornar-se um, em decorreria de sua própria experiência analítica.
O psicólogo é alguém que fez um curso de 5 anos, buscam entender o comportamento consciente (verificáveis por meios empíricos) das pessoas e também de outros animais.
Além disso há uma gama de áreas como psicologia organizacional, escolar, clínica (diversas abordagens), hospitalar, do esporte e para aplicação de testes.

O psicanalista parte de um princípio diferente, responsabilizando a pessoa no seu sofrimento e não do seu sofrimento.
A pessoa só pode mudar alguma coisa se ela se der conta de sua participação daquilo que a pessoa se queixa.
São duas perspectivas distintas, tanto de método como de formação (que é permanente, respeitando o tripé análise didática, ensino e supervisão) uma vez que o psicólogo pode ser psicanalista, mas o inverso não é necessário.
A psicanálise se originou da prática médica, portanto, algumas instituições só aceitam médicos e psicólogos de formação, não sendo regra no entanto, podendo encontrar instituições onde a transmissão é aberta a todos/as.
Resumindo um pouco a questão, o Psicanalista se utiliza de alguns elementos provenientes do Inconsciente que são os sonhos, os xistes e os atos falhos numa associação livre de escuta, e na consolidação pela transferencia com o paciente, ao passo que a Psicologia visa mais o Consciente e a lógica provenientes da cognição comportamental.
Para se autorizar como Psicanalista o interessado precisa no mínimo de três condições: 1-Conhecer a Psicanálise através das obras de Freud e Lacan e fazer cursos de especialização; 2-Realizar a sua auto-análise com um Psicanalista; 3-Atender pacientes mediante a Supervisão de um Psicanalista.
Olá! Psicologia é Profissão, Psicanálise não é ciência, não tem comprovação científica. Surgiu de estudos e observações de um Psiquiatra Austríaco, Freud, no século dezenove.Chegou ao Brasil através da medicina e sem que eu entenda...entrou no campo da Psicologia como uma abordagem terapêutica, mas não é e nada tem haver com a Psicologia...Atualmente qualquer um pode ser Psicanalista...advogado...engenheiro...sapateiro...desde que faça uma "formação" onde seja ministrado o curso. Não precisa de faculdade e não tem fiscalização de nenhum conselho. Paz e Bem!
Psicanálise é uma teoria e um tipo de prática na psicoterapia em geral. Em geral se sugere o uso do Divã, com o cliente se deitando. Para ser Psicanalista no Brasil é condição se ter um curso superior, e isso é livre. Pode ser médico, psicólogo, assistente social... Obrigado.
Olá.
O tratamento com psicólogo e o tratamento com psicanalista são, de modo geral, terapêuticas por meio da palavra, ou seja, psicoterapias.
O tratamento com psicólogo pode variar bastante. Depende muito da linha adotada pelo profissional. Por exemplo, o profissional pode adotar a perspectiva cognitivo-comportamental, a humanista, a gestalt ou mesmo a psicanalítica.
Especificamente, o tratamento psicanalítico está baseado na transferência com o analista, permitindo que o paciente atualize seus desejos e vivências inconscientes, e na hipótese do inconsciente. Desse modo, por meio da fala, o paciente pode tratar de seu sofrimento e reconhecer os seus desejos.
No Brasil, a formação do psicólogo ocorre nos cursos de graduação de Psicologia. Já a formação do psicanalista exige que o aspirante seja graduado. Em seguida, ele deve realizar o tripé formativo: análise, supervisão e formação teórica.
Espero ter contribuído.
A psicologia é uma ciência que busca explicações e formas de lidar com as questões humanas. Dentro da psicologia, há abordagens diferentes, são "lentes" diferentes de enxergar e explicar o mundo e o que acomete o humano; dentre elas, temos as abordagens comportamentais, que atuam num plano da consciência e do comportamento, as cognitivas, que buscam formas de lidar a partir do pensamento consciente, as humanistas, que encontram em bases filosóficas possíveis caminhos para a existência, de acordo com a realidade de cada indivíduo, entre outras.
A psicanálise é uma ética. O que isso quer dizer? Que ela investiga os princípios e bases sociais das relações humanas. Assim como as demais abordagens, a psicanálise também é uma "lente", uma forma de explicar o que é concernente ao humano, tendo como ponto de partida a existência de um inconsciente e como ferramenta principal a fala, através da chamada "associação livre". Para a psicanálise, o inconsciente é o responsável por diversas situações ou afetos que sentimos e vivenciamos e, muitas vezes, não conseguimos explicar. A proposta é poder "clarear" tais elementos, a fim de que cada pessoa possa encontrar outras formas, cada uma a seu jeito, de lidar com as adversidades da vida, que não só através do sintoma, que causa sofrimento.
A psicanálise não exige uma formação prévia para estudá-la e exercer sua prática. A exigência é de que a pessoa que tem o desejo de ser analista faça análise pessoal (com outro psicanalista), supervisão e estudo da teoria.
Portanto, há psicólogos de diversas abordagens, sendo a psicanálise uma delas. Mas nem todo psicanalista é psicólogo.
Gostaria de fazer uma correção a respeito de que o psicanalista não é fiscalizado. Isso é um grande equívoco. O psicanalista ele é controlado pela Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), Pela Federação Latino Americana de Psicanálise (FEPAL), pela Federação Europeia de Psicanálise ou pela International Psychoanalytical Association(IPA). Dependerá de que continente e país que ele está registrado como membro. Por isso, é importante que o paciente pergunte as credenciais do Psicanalista.

Olá!
As psicanálises como método de tratamento psicoterápico visam investigar os conteúdos inconscientes , constituídos de atitudes em desalinho e, por este motivo causadores de sintomas ou má qualidade de vida que necessitam ser investigadas afim de que possam ser convertidas em outras mais eficientes para darem conta das demandas da vida emocional atual do paciente constituindo um tratamento resolutivo. Em medicina constitue uma área de atuação da especialidade de psiquiatria , podendo ser associado , no início do tratamento ao método biológico ( medicamentos) configurando o que chamamos de tratamento combinado ou dual.