Gostaria de saber quando da eletroconvulsoterapia no tratamento de depressão recorrente grave. É indicado

9 respostas
Gostaria de saber quando da eletroconvulsoterapia no tratamento de depressão recorrente grave. É indicado ? Qual a resposta terapeutica esperada quando se submete a esse procedimento médico? Há expectativas de melhora?
Prof. Moacir Toledo
Médico de família, Psiquiatra
Sinop
Sim, como o colega falou, a eletroconvulsoterapia, está atualmente reservada aos casos refratários aos protocolos terapêutica bem cumpridos, podendo ser indicada como primeira opção para depressão grave na gestante, depressão com caquexia, idoso com arritmias cardíacas e outros casos bem específicos, o tratamento atual está disponível apenas em centros de excelência como na USP e é realizado sob anestesia, minimizando os riscos (fraturas), os resultados são ótimos, bastante superiores aos medicamentos, os familiares e pacientes relatam melhora na primeira semana, após duas ou três sessões.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Sandro César Silvério da Costa
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
A eletroconvulsoterapia é um último recurso para o tratamento das depressões refratárias a todos os outros tratamentos experimentados (psicoterápicos e medicamentosos. O tratamento atual é bastante humanizado comparado com a eletroconvulsoterapia de décadas atrás e o médico psiquiatra deverá avaliar o custo-beneficio em conjunto com os familiares do portador do transtorno depressivo para um melhor prognóstico. A participação familiar será crucial para um tratamento adequado e tanto quanto possível eficaz.
Dra. Cátia Rosa
Psicólogo
Teresópolis
Olá!!! Atualmente é mais comum a EMT, estimulação magnética transcraniana e é totalmente segura e indicada para casos extremos. Costumo dizer que "salva vidas".
Existem vários artigos científicos que explicam bem o que acontece, mas procure aqueles em sites com publicações acadêmicas como o Scielo e outros confiáveis.
Entretanto, lembre-se de que a EMT não exclui que o tratamento psicológico aconteça paralelamente às sessões. Ela será apenas uma "facilitadora" para que a terapia (psicologia) consiga acessar todos os conflitos do paciente.
Abração!
 Monica Nogueira Da Silva
Psicólogo
Rio de Janeiro
O tratamento e indicado para pacientes com depressao grave,catatonia e com ideaçoes suicidas que a utilzaçao do anti-depressivo pode levar ao suicidio ,porem as voltagens devem ser bem estudadas e o acompanhamento pelo psiquiatra e psicologo fundamentais.
 Victor Paiva
Psicólogo
Osasco
Distimia e Esquizofrenia. Mas tenho maiores parâmetros.
 Luciana Melo
Psicólogo
Fortaleza
A eletroconvulsoterapia é o ultimo recurso utilizado quando o paciente não está mais respondendo satisfatoriamente ao uso de medicação. No passado era realizado de forma a deixar sequelas no paciente. Hoje, existe todo um cuidado na realização do procedimento, sendo usado inclusive anestesia, visando minimizar os efeitos do procedimento. Pode surgir como efeitos secundários a dor muscular, associado a amnésia retrograda e anterógrada, que é a perda de memória anterior ao tratamento e perda de memória após o tratamento, mas nada que cause um dano muito grave, pois na utilização desse procedimento é considerado os efeitos e o benefício. O resultado esperado é o alivio dos sintomas da depressão, com isso a melhora do paciente.
 Jair Cerqueira
Psicólogo
Osasco
Olá, somente o psiquiatra poderá avaliar se este tipo de tratamento é indicado ou não, mas antes precisar haver todo um histórico bem detalhado da doença da depressão e quais os recursos a ser utilizados até chegar a este tratamento, para isto precisará sempre de uma avaliação em conjuntos de todos os profissionais que lida com este paciente.
 Teresinha Silveira
Psicólogo
Recife
Realmente, como os profissionais acima falaram, a ECT é uma alternativa de tratamento usada em último recurso e a resposta é muito relativa de paciente para paciente. Como a medicina não é uma ciência exata, a resposta dos pacientes variam. Porém só mesmo o médico poderá, a partir da devida avaliação e análise, entender sua necessidade e a hora certa para realizar.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa tarde, como já alguns colegas alaram a eletroconvulsoterapia é um último recurso para o tratamento das depressões refratárias a todos os outros tratamentos, ela deve ser o ultimo recurso. Hoje tem terapias que podem dar um suporte muito eficaz e significativo da cura. Hoje tem varias psicoterapias que são muito eficazes na cura da depressão procure algum psicologo/a que trabalhe com EMDR e/ou Brainspotting com certeza encontrará alivio nesse processo de cura.

Especialistas

Léia Ribeiro de Morais

Léia Ribeiro de Morais

Psicólogo

Alta Floresta

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Isabelle da Silva Kretzer

Isabelle da Silva Kretzer

Psicólogo

Florianópolis

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1245 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.