Gostaria de saber quando da eletroconvulsoterapia no tratamento de depressão recorrente grave. É indicado
9
respostas
Gostaria de saber quando da eletroconvulsoterapia no tratamento de depressão recorrente grave. É indicado ? Qual a resposta terapeutica esperada quando se submete a esse procedimento médico? Há expectativas de melhora?
Sim, como o colega falou, a eletroconvulsoterapia, está atualmente reservada aos casos refratários aos protocolos terapêutica bem cumpridos, podendo ser indicada como primeira opção para depressão grave na gestante, depressão com caquexia, idoso com arritmias cardíacas e outros casos bem específicos, o tratamento atual está disponível apenas em centros de excelência como na USP e é realizado sob anestesia, minimizando os riscos (fraturas), os resultados são ótimos, bastante superiores aos medicamentos, os familiares e pacientes relatam melhora na primeira semana, após duas ou três sessões.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A eletroconvulsoterapia é um último recurso para o tratamento das depressões refratárias a todos os outros tratamentos experimentados (psicoterápicos e medicamentosos. O tratamento atual é bastante humanizado comparado com a eletroconvulsoterapia de décadas atrás e o médico psiquiatra deverá avaliar o custo-beneficio em conjunto com os familiares do portador do transtorno depressivo para um melhor prognóstico. A participação familiar será crucial para um tratamento adequado e tanto quanto possível eficaz.
Olá!!! Atualmente é mais comum a EMT, estimulação magnética transcraniana e é totalmente segura e indicada para casos extremos. Costumo dizer que "salva vidas".
Existem vários artigos científicos que explicam bem o que acontece, mas procure aqueles em sites com publicações acadêmicas como o Scielo e outros confiáveis.
Entretanto, lembre-se de que a EMT não exclui que o tratamento psicológico aconteça paralelamente às sessões. Ela será apenas uma "facilitadora" para que a terapia (psicologia) consiga acessar todos os conflitos do paciente.
Abração!
Existem vários artigos científicos que explicam bem o que acontece, mas procure aqueles em sites com publicações acadêmicas como o Scielo e outros confiáveis.
Entretanto, lembre-se de que a EMT não exclui que o tratamento psicológico aconteça paralelamente às sessões. Ela será apenas uma "facilitadora" para que a terapia (psicologia) consiga acessar todos os conflitos do paciente.
Abração!
O tratamento e indicado para pacientes com depressao grave,catatonia e com ideaçoes suicidas que a utilzaçao do anti-depressivo pode levar ao suicidio ,porem as voltagens devem ser bem estudadas e o acompanhamento pelo psiquiatra e psicologo fundamentais.
Distimia e Esquizofrenia. Mas tenho maiores parâmetros.
A eletroconvulsoterapia é o ultimo recurso utilizado quando o paciente não está mais respondendo satisfatoriamente ao uso de medicação. No passado era realizado de forma a deixar sequelas no paciente. Hoje, existe todo um cuidado na realização do procedimento, sendo usado inclusive anestesia, visando minimizar os efeitos do procedimento. Pode surgir como efeitos secundários a dor muscular, associado a amnésia retrograda e anterógrada, que é a perda de memória anterior ao tratamento e perda de memória após o tratamento, mas nada que cause um dano muito grave, pois na utilização desse procedimento é considerado os efeitos e o benefício. O resultado esperado é o alivio dos sintomas da depressão, com isso a melhora do paciente.
Olá, somente o psiquiatra poderá avaliar se este tipo de tratamento é indicado ou não, mas antes precisar haver todo um histórico bem detalhado da doença da depressão e quais os recursos a ser utilizados até chegar a este tratamento, para isto precisará sempre de uma avaliação em conjuntos de todos os profissionais que lida com este paciente.
Realmente, como os profissionais acima falaram, a ECT é uma alternativa de tratamento usada em último recurso e a resposta é muito relativa de paciente para paciente. Como a medicina não é uma ciência exata, a resposta dos pacientes variam. Porém só mesmo o médico poderá, a partir da devida avaliação e análise, entender sua necessidade e a hora certa para realizar.
Boa tarde, como já alguns colegas alaram a eletroconvulsoterapia é um último recurso para o tratamento das depressões refratárias a todos os outros tratamentos, ela deve ser o ultimo recurso. Hoje tem terapias que podem dar um suporte muito eficaz e significativo da cura. Hoje tem varias psicoterapias que são muito eficazes na cura da depressão procure algum psicologo/a que trabalhe com EMDR e/ou Brainspotting com certeza encontrará alivio nesse processo de cura.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tive h pylori e gastrite, ainda nao realizei uma segunda endoscopia, tomei os antibioticos ano passado 3, e 2 no começo desse ano. Sinto enjoos e dores as vezes por todo lado da barriga, seria ainda a gastrite?faço uso de clonazepam todo dia, e tentarei voltar com a fluoxetina mas preocupada com estomago..
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Eu tomo a bastante tempo amitriptilina 25 mg e clonazepam de 2 mg pra depressão.Tive uma recaída e o médico aumentou a dose da amitriptilina pra $50 mg.Demora pra fazer efeito se já tomo de 25 á anos?
- Estou usando escitalopram 20mg há 11 dias comecei com dose de 1 gt e a cada dia aumentando 1 gota para chegar a dose de 20 GTS porém tenho sentindo muito mal estar no estômago queimação aumento das crises de pânico falta de disposição meu retorno ao psiquiatra será no próximo mês dia 06 ele tbm me receitou…
- Uma paqciente toma 2 quetiapinas LP ao Como este medicamento está esgotado e ela tem em seu poder a quetiapina 50 normal e o stock só será reposto dentro de dias, pergunta-se;- Pode tomar em simultaneo ao deitar um comprimido normal conjuntamente com um de libertação prolomgada ?
- boa tarde estou tomando desvelafaxina a 23 dias e normal sentir ainda tristeza?
- Eu tinha uma vida feliz, mas do nada tudo deu errado; eu ja não tenho mais ânimo pra nada e não tenho expectativas para o meu futuro; eu estou completamente perdida e preciso de ajuda.
- Tomo escitalopram 15 mg a 12 anos e estava bem. Nao sentia nada. Meus hormonios desregularam e entrei em uma crise de ansidade e depressao. A medica aumentou a dose para 20 mg, fui melhorando mas ainda com muita ansiedade. Na 4 semana estou com muito tremor e ansiedade. Ainda seria a adaptacao a nova…
- Meu médico trocou a paroxetina que eu tomava a 9 anos, por a desvenlafaxina. Estou na medicação nova a 20 dias, mas estou com vários efeitos colaterais físicos como náuseas,dores de cabeça e tontura. Além de crises de choro e ansiedade. Quanto tempo leva pro corpo se adaptar a nova medicação? E melhorar…
- Tive início de depressão e tontura fui ao neuro fiz ressonância e eletro não deu nada. O mesmo informou que tenho TAG. Tive uma dor de cabeça e aumento de pressão momentâneo e desde então não pego mais no sono. O psiquiatra passou desvalexina e quetiopin. Tenho 5 dias usando. O que aconteceu para que…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1245 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.