Gostaria de saber se é possível curar traumas ou crenças com a terapia? Estou 1 mês mau por acredita

34 respostas
Gostaria de saber se é possível curar traumas ou crenças com a terapia? Estou 1 mês mau por acreditar em ideias que eu não sei se são reais, difícil de tirar da mente.
Olá, com certeza pode se modificar as suas crenças com a psicoterapia, usando técnicas, questionamentos dos pensamentos, averiguando com a realidade e inclusive dessensibilizar se for o caso desses pensamentos serem geradores de muita ansiedade, os traumas também são vistos em sessão onde o profissional ajuda a torna- los mais aceitáveis e principalmente vendo formas de lidar com eles que os tornem mais leves para sua vida.

Olá, sim é possível ressignificar suas crenças e traumas com psicoterapia. É um processo que vai amenizar e ajudar você a olhar para esses traumas e crenças do seu passado de uma forma mais leve.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Oi. A psicologia pode auxiliar demais em relação aos traumas ocorridos e crenças que atrapalham o seu dia a dia. E é muito difícil superar sozinho, sem ajuda, por isso fazer terapia, nesse caso, é muito importante.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! Sim, é possível "curar", ou, mais precisamente, reestruturar crenças limitantes e a responder de maneira mais adaptativa aos traumas.

Traumas são respostas a experiências negativas ou perturbadoras que podem ter efeitos duradouros na forma como percebemos o mundo e reagimos a ele. Crenças limitantes, por outro lado, são ideias ou percepções arraigadas sobre nós mesmos, os outros ou o mundo, que muitas vezes não são baseadas em evidências reais, mas que afetam nossos comportamentos e emoções.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) baseia-se na ideia de que nossos pensamentos (cognições) influenciam nossos sentimentos e comportamentos. Se temos crenças ou pensamentos distorcidos, isso pode levar a emoções e comportamentos desadaptativos. A TCC trabalha para identificar, desafiar e modificar esses pensamentos distorcidos e crenças limitantes.

O cérebro é notavelmente plástico, o que significa que ele tem a capacidade de se reorganizar em resposta a novas informações e experiências. Esta plasticidade é uma das razões pelas quais a terapia é eficaz.

Quando experimentamos traumas ou nos apegamos a crenças limitantes, certos caminhos neurais (rotas no cérebro) são reforçados. Estas são as "rotas" que o cérebro toma quando apresentado com certos estímulos ou situações. No entanto, com terapia e novas experiências, podemos criar novos caminhos neurais e enfraquecer os antigos.

Procure um terapeuta treinado em TCC para explorar suas experiências e crenças em um ambiente seguro e de apoio. Eles podem fornecer as ferramentas e estratégias necessárias para ajudá-lo a processar e superar as dificuldades que está enfrentando.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
É POSSÍVEL SIM. A base da Terapia Cognitivo Comportamental é justamente esta e esta abordagem pode ser uma estratégia muito eficiente para casos relacionados a crenças. Avalie a possibilidade de agendar uma consulta.
Sim é possível curar Traumas e Crenças na psicoterapia. A Psicoterapia EMDR, trabalha com o reprocessamento de traumas , utilizando movimentos bilaterais.
Olá, claro que é possível! Mas temos que respeitar o tempo de cada pessoa, pois temos uma singularidade e um jeito de ver as coisas! Um leva pouco tempo, outra mais tempo. Importante é continuar firme no processo terapêutico! Se não tiver fazendo terapia, procure um psicólogo que possa acolher suas questões!
Espero ter ajudado
Olá! Traumas são feridas psíquicas muito profundas que carregamos pela vida toda, porém sim, com o auxílio da psicoterapia é possível ressignificar essas marcas da nossa alma, encontrando um novo sentido para elas. Quanto às crenças, com certeza é possível muda-las. O processo de autoconhecimento realizado durante a terapia permite que o paciente veja o mundo sob uma nova perspectiva, abandonando crenças antigas e reavaliando novas possibilidades diante da vida. Seria muito benéfico procurar um profissional qualificado para te auxiliar.
Olá! Tudo bem? Sim, é possível curar traumas e/ou crenças com a terapia. Existem técnicas específicas na psicologia para a melhoria emocional especialmente para os temas que você perguntou. Quando algumas ideias ficam confusas entre o real e imaginário, como você comentou sendo difícil de tirar da mente uma boa ajuda e orientação psicológica para um tratamento adequado pode contribuir para o bem estar e superação. Estou à disposição para lhe acompanhar na sua jornada de desenvolvimento pessoal!
Sugiro que agende uma primeira consulta com um profissional para poder falar sobre essas ideias que estão difíceis de tirar da mente e sobre outras queixas que podem surgir. Nessa primeira conversa você poderá ver como se sente e avaliar a possibilidade de iniciar um tratamento. Fico à disposição.
Olá! Boa noite. Os Traumas são lesões profundas no emocional do paciente e a cura é muito subjetiva, além do mais a Psicologia, de um modo geral, não promete uma cura, pois são muitos fatores envolvidos tal como comorbidades, histórias de vida, personalidades, temperamentos, experiências traumáticas diversas, etc.
O que se consegue fazer é ressignificar as suas crenças, reestruturá-las de forma a fazer uma remissão dos sintomas, ensinando o paciente a identificar os próprios pensamentos disfuncionais e substituir pelos realistas e principalmente agir na prevensão de recaídas. Este é o princípio.
Desta forma ele aprenderá a lidar com suas questões permitido que viva de uma forma mais leve.
Sim, é possível mudar crenças e tratar de traumas com a psicoterapia. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal. Estou à disposição.
Olá! Sim. É possível. Uma boa abordagem centrada nessa demanda te ajudará a identificar e entender a função de suas crenças e enfraquecê-las. Conhecer o histórico que as desenvolveram e o que as mantêm, identificando também as situações gatilhos que fazem com que as crenças sejam ativadas e o nível de prejuízos causados. Dessa forma, você terá recursos de autoconhecimento e de autorregulação emocional.
Estarei à Disposição!
Na abordagem fenomenológica da clínica, entendo a importância das experiências e das crenças pessoais na vida de um indivíduo. É possível explorar e compreender essas crenças e traumas por meio da terapia, buscando aprofundar-se nas vivências e nas interpretações pessoais que estão causando sofrimento.
No entanto, não falo em termos de "cura", pois na fenomenologia, não se trata de eliminar ou apagar essas experiências, mas sim de compreendê-las, dar-lhes significado e encontrar maneiras de lidar com elas de forma mais saudável. O objetivo é ajudar o indivíduo a ganhar uma perspectiva mais clara e a reconstruir seu relacionamento com essas crenças e traumas, permitindo que eles sejam integrados de uma maneira que não cause mais sofrimento.
Portanto, na psicoterapia fenomenológica, trabalharemos juntos para explorar suas experiências, questionar e compreender suas crenças, e encontrar maneiras de viver de forma mais autêntica e significativa, mesmo com as experiências difíceis que podem persistir na consciência.
Olá. Sim a terapia é muito eficaz para lidar com traumas e crenças limitantes.
Geralmente estes traumas e crenças se consolidam na infância e não são muito bem trabalhados, trazendo problemas no momento presente, semelhante aos que você está relatando. Por isso eu recomendo que você busque ajuda profissional de psicologia. Espero que você melhore!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia online - R$ 100
A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a lidar com traumas e opiniões negativas. No entanto, é importante entender que a terapia não necessariamente “cura” traumas ou é de forma imediata ou definitiva. Em vez disso, ela oferece ferramentas e apoio para que você possa trabalhar com esses problemas e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais saudável e adaptativa.
A terapia pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar a lidar com traumas e opiniões negativas, mas a "cura" completa pode levar tempo e esforço. É importante procurar apoio profissional e estar disposto a trabalhar no processo de autocura para alcançar resultados positivos a longo prazo.
Traumas ou crenças negativas podem ser tratados com psicoterapia, auxiliando na recuperação e saúde mental do paciente.
Olá, sem dúvida a psicoterapia pode ser uma boa ferramenta de ressignificação para suas crenças e tratar traumas.
Os colegas já apresentaram ótimas respostas, mas gostaria de acrescentar também algumas considerações sobre seu questionamento: É muito bacana como você se questiona sobre suas crenças, pois se questionar sobre elas é um passo fundamental em uma análise. Em 'Genealogia da moral', Nietzsche diz que “nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos; de nós mesmos somos desconhecidos”, algo que Freud já havia nos contado quando apontou que não éramos senhores em nossa própria morada. Que reações temos diante de determinadas situações? Que sofrimento apresentamos? Sentimos angústia? Culpa? Vergonha? O que é que nos afeta?
Quando nascemos, não escolhemos nossos nomes, a língua que iremos falar ou a cultura na qual iremos nascer, mas vamos nos constituindo dentro deste contexto e, nesse processo, várias crenças vão sendo estabelecidas para si mesmo. Crenças construídas também para dar conta da realidade, muitas vezes dura. Começar a falar sobre isso que nos afeta, não é tarefa fácil, mas penso que um processo de análise pode ajudar a compreender tais crenças, analisá-las, entender o que faz sentido e o que não faz mais. Cada um possui suas marcas, bem como suas possibilidades de fazer novos rearranjos próprios para si.
A terapia pode ser muito eficaz no tratamento de traumas e crenças negativas. No entanto, é importante compreender que o processo de cura não é necessariamente uma "cura" instantânea, mas sim um caminho de autoconhecimento, autotransformação e aprendizado. O tempo necessário para o tratamento pode variar de pessoa para pessoa. Alguns podem experimentar uma melhora significativa em questão de meses, enquanto outros podem precisar de um acompanhamento mais longo. O importante é manter uma comunicação aberta com seu terapeuta e seguir as orientações fornecidas. É fundamental lembrar que a terapia pode fornecer as ferramentas e o apoio necessários para lidar com traumas e crenças negativas, mas você também desempenha um papel importante no processo: ser consistente com as sessões terapêuticas, praticar exercícios e estratégias recomendados pelo terapeuta e trabalhar ativamente em sua recuperação são passos cruciais para alcançar a cura e o alívio dos sintomas. Se você está lutando com pensamentos intrusivos ou preocupações persistentes, é importante procurar a ajuda de um profissional de saúde mental para orientação específica para o seu caso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100

Compreendo as suas preocupações e questões relacionadas a traumas e crenças intrusivas. A terapia pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar a lidar com traumas e crenças negativas, embora seja importante entender que o processo pode variar de pessoa para pessoa.

Mudança de crenças disfuncionais: Terapeutas trabalham com os clientes para identificar e desafiar crenças negativas e distorcidas. Isso envolve aprender a reconhecer quando essas crenças estão influenciando o pensamento e o comportamento e substituí-las por crenças mais realistas e positivas.

Estratégias de enfrentamento: Terapeutas ensinam estratégias de enfrentamento eficazes para lidar com sintomas relacionados ao trauma e crenças negativas, como ansiedade, depressão e pensamentos intrusivos. Lembre-se de que pedir ajuda é um passo importante em direção à melhoria do seu bem-estar emocional.
A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a lidar com traumas, crenças disfuncionais e pensamentos intrusivos. Embora a palavra "cura" possa ser usada de maneira geral, é importante entender que o processo terapêutico não necessariamente "cura" traumas ou crenças de forma definitiva, mas pode fornecer recursos e estratégias para lidar com essas questões de maneira mais eficaz e melhorar a qualidade de vida.

Se você está enfrentando pensamentos intrusivos e crenças perturbadoras que estão causando sofrimento, é altamente recomendável buscar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo.
Sim, o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) é uma abordagem terapêutica eficaz para o tratamento de traumas e crenças limitantes. Ele pode ajudar a reprocessar e integrar essas experiências traumáticas de uma maneira segura e eficaz.

A técnica facilita a ressignificação dos eventos traumáticos e a alteração de crenças disfuncionais, promovendo a recuperação e o bem-estar emocional.

É fundamental buscar um terapeuta especializado em EMDR para orientação e suporte nesse processo.
A capacidade de cura de um trauma em terapia pode ter um longo percurso. Ela nasce de um compromisso constante de avaliar o que aconteceu contigo, com a ajuda do seu psicólogo, que constantemente oferece acolhimento, entendimento e análises e sobre o trauma. Não é nada fácil... exige paciencia e uma otima relacao com o psicologo. Se voce está angustiado sobre isso, fale com isso com o seu terapeuta!
Por meio da psicoterapia você aprende conviver com seus traumas e entende-los da melhor forma. A terapia te auxilia a diminuir as dores que esses traumas te trazem diariamente. Vamos trazer um novo significado para essas situações. Caso precise pode entrar em contato. Abraço!
Olá, como tem passado?
Um trauma que afete a vida de alguém de maneira tão forte a ponto de causar sintomas, doenças, stress ou ansiedades pode estar associado a alguns outros elementos, fatos e eventos da vida da pessoa, para isso é possível analisar, elaborar, se questionar e propor novas formas de se colocar frente a esses elementos e construir novas soluções para os traumas, ideias e eventos que trazem tanto incômodo.
A terapia pode ajudar sim a solucionar esses traumas, as lembranças deles às vezes podem continuar, mas apenas como lembranças e não mais como traumas que impedem uma vida mais saudável para a pessoa.
Espero ter ajudado.
Olá. Com a psicoterapia é possível modificar sua forma de perceber e entender algumas questões, podendo sim haver mudanças em nossas crenças. Abraço.
O ato de associação livre produz um sujeito que, ao narrar-se, recorda, repete e elabora traumas, angústias e revê pensamentos que achava serem reais e entende suas fantasias. Sugiro procurar um analista para poder falar sobre essas ideias!
A terapia pode ser uma ferramenta muito eficaz para ajudar a curar traumas. No entanto, é importante entender que o processo de cura e mudança pode levar tempo e não é garantido que todos os traumas ou crenças negativas possam ser completamente eliminados.

Lembre-se de que você não precisa enfrentar traumas ou crenças negativas sozinho. A ajuda de um profissional de saúde mental treinado pode fazer uma diferença significativa na sua recuperação e bem-estar emocional. Se você está passando por um momento difícil, considere procurar um terapeuta ou psicólogo para obter apoio e orientação adequados.
Olá. É possível sim. Um tratamento psicológico bem feito te ajuda a superar traumas, crenças não saudáveis, pensamentos ilógicos e te ajuda a ter mais saúde mental.
Ola, boa tarde. Sim com o processo terapêutico é possível que consigo modificar suas crenças e lidar e superar melhor com seus traumas, possibilitando melhor qualidade de vida, Te convido a conhecer melhor meu trabalho e agendar uma consulta @psiluanamarys
Olá, bom dia! Sim, é possível a melhora dos sintomas com os cuidados e orientações adequadas.
Sendo assim, te indicaria buscar por um psicólogo para uma avaliação, orientação e acompanhamento.
A Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas. Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado.
Olá, como você está? Com certeza, a terapia pode ser uma ferramenta poderosa para tratar traumas e crenças limitantes. A Terapia Cognitivo-Comportamental, por exemplo, trabalha para identificar e modificar pensamentos e crenças que podem estar causando sofrimento. É um processo que leva tempo, mas muitas pessoas encontram alívio e uma nova compreensão de si mesmas através desse trabalho. Se você está passando por um momento difícil, lembre-se de ser gentil consigo mesmo e procurar auxilio de um profissional da saúde. A mudança é possível e você não está sozinho nessa jornada. Fico à disposição. @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
A terapia pode ser muito eficaz no tratamento de traumas e crenças negativas. Com o apoio de um terapeuta qualificado, você pode explorar essas questões, processar experiências passadas de maneira segura e desenvolver habilidades para substituir crenças negativas por pensamentos mais realistas e adaptativos. Embora o processo de cura possa levar tempo e esforço, muitas pessoas encontram alívio significativo e são capazes de superar traumas e crenças negativas com a terapia adequada.