Gostaria de saber se é possível utilizar hipnose associada psicoterapia como a TCC. A TCC oferece su

23 respostas
Gostaria de saber se é possível utilizar hipnose associada psicoterapia como a TCC. A TCC oferece suporte a hipnose?
Sendo um psicólogo especialista em TCC não vejo problema nenhum desde que a hipnoterapia seja realizada com alguém de boa formação como por exemplo a especialização em hipnoterapia Ericksoniana. Em minha clínica mesmo, o nosso psiquiatra desenvolve hipnoterapia e trabalhamos em conjunto com alguns pacientes sem problemas.

Olá. O especialista em TCC pode se utilizar de hipnose como ferramenta na prática clínica. Entendemos que no processo de hipnose, onde é possível acessar lembranças de situações experimentadas como muito ansiogenicas, o paciente consegue expressar suas emoções e sentimentos, que serão trabalhos na psicoterapia com a reestruturação cognitiva a fim de buscar as crenças disfuncionais.
Olá... A Terapia cognitiva comportamental é um tipo de psicoterapia que trabalha com a correção de pensamentos inadequados.
A hipnose é uma técnica que pode ser utilizada em diferentes abordagens, com a proposta de acessar conteudos do inconsciente.
Alguns psicólogos da TCC, trabalha com hipnose.
Gratidão!
É possível sim porém, com um processo de hipnoterapia bem realizado, com uma abordagem que age diretamente no foco do problema provavelmente o cliente não necessitará de nenhum procedimento a parte.
A TCC e a Hipnoterapia cognitiva comportamental são ferramentas que quando utilizadas juntas potencializa sua eficácia quando manejadas por profissionais capacitados e preparados. O psicólogo hipnoterapeuta pode ajudar com as demandas tanto com a hipnose como, com o acompanhamento terapêutico.
Como já comentado pelos colegas sobre a importância da TCC e da Hipnoterapia em um processo terapêutico, pode sim ser realizado, porem o paciente deve-se ater a formação do profissional ,se realmente é o psicólogo com registro no CRP, que faz a hipnoterapia.
Olá,

A TCC é uma abordagem terapêutica e a hipinose uma ferramenta separada da abordagem, mas que pode ser utilizada pelo profissional. Existem profissionais da TCC que utilizam essa ferramenta. Mas também pode ser realizada separadamente, desde que ambos os profissionais sejam capacitados para tal exercício. Indico que o hipnoterapeuta seja também psicólogo, pois terá os conhecimentos necessários para lhe acolher e intervir em casos de demandas urgentes e profundas que surjam durante a sessao.
Sim sim, é excelente quando usadas juntas. Para melhor dizer, a hipnose ericksoniana ou EMDR são muito eficazes desde que seja um profissional habilitado e experiente.
Não existe relação em ambas as práticas, porém a hidroterapia pode ser usada como ferramenta complementar.
A hipnose é apenas uma técnica é deve ser usada em casos específicos junto com a psicoterapia. Sugiro procurar um psicólogo especialista em TCC e que use a hipnose no tratamento simultâneo, caso haja necessidade.
Para responder sua perguntar é importante destacar que a hipnose é uma ferramenta - uma técnica. Como ferramenta ela pode ser utilizada por qualquer terapia (desde que não exista conflito entre os métodos) e também em outras aplicações como desenvolvimento de alta performance, aprendizagem entre outros.
Todo conhecimento é complementar num processo terapêutico.
Em Novembro vai ter um curso maravilhosl.
Acessa hipnobrasil.com

Caso queira saber mais sobre meu trabalho, basta me chamar pelo whatsapp. O Numero está no meu perfil.
Olá, bom dia! Hipnose é uma técnica complementar dentro da terapia, não uma abordagem, dessa forma pode ser utilizada em diferentes psicoterapias ou terapias (tendo este ultimo como exemplo as terapias holísticas). Oriento quanto ao cuidado em escolher um profissional que trabalhe com hipnose, pois por ser uma técnica aberta, diferentes pessoas podem ter acesso, por isso é necessário cautela em sua escolha.
Como psicóloga, utilizo a hipnose como um recurso clínico, além disso trabalho com abordagens neurocerebrais como EMDR e Brainspotting e diante de todas elas são visíveis os grandes resultados. Conhecendo a demanda do paciente através da escuta psicoterapêutica, é possível construir um plano de trabalho e através dele direcionar o melhor manejo para o tratamento.
Bom dia, dentro do meu conhecimento e experiência com hipnose, eu sugiro aliar hipnose com psicanálise. A hipnose é uma técnica, a psicanálise dá um excelente suporte. Procure um profissional com crp para consultar com segurança.
A hipnose é uma técnica utilizada em diferentes abordagens a proposta de acessar conteúdos do inconsciente.
São duas técnicas bem diferentes. O profissional de tcc trabalha com o comportamento e o hipnoterapeuta com insconsciente. Mas se o objetivo e encontrar uma terapia que trabalha os dois lados do cérebro ao mesmo tempo de amplie os resultados e ressignificação do paciente você pode fazer psicoterapia sistemica.
Olá
Sim é possível, como muito bem vinda associada a TCC. A Hipnose sendo uma técnica que acessa os conteúdos mais profundos que causam determinadas emoções pode até mesmo ajudar a encurtar o tratamento. Com a as sessõe de TCC é possível fazer a manutenção do tratamento evitando que os
Pensamentos disfuncionais voltem.
Olá!!
Hipnose é uma ferramenta terapêutica usada para tratar várias situações de conflito e pode ser feita independente da linha teórica que o paciente prefere seguir.
Sou junguiana e utilizo hipnose, independente do paciente fazer ou não psicoterapia...São caminhos distintos, que sim, podem ser complementares.
Não vejo nenhum problema em unir a hipnose como parte do protocolo para TCC
Olá! Sou especialista em TCC e não vejo mal algum em fazer hipnose em seu tratamento. Esta é apenas mais uma técnica para complementar o atendimento terapêutico. Nem todos os profissionais que atuam na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental são hipnoterapeutas, pois precisa de especialização para conduzir esta técnica. Espero ter contribuído com sua questão.
A hipnose é um estado alternativo de consciência ampliada que pode ser usada perfeitamente como ferramenta auxiliar para o trabalho com TCC. Seria muito bom nesse caso, procurar um Psicólogo devidamente qualificado para trabalhar com Hipnose clínica, em conjunto com sua abordagem em Terapia Cognitivo-Comportamental.
Olá, pode sim, e já existem muitos profissionais da TCC que utilizam a hipnose como ferramenta. Um abraço!
A TCC, é um processo consciente onde o paciente aprende a pensar e observar seus pensamentos automáticos e se eles são disfuncionais, ou seja se ele está compatível com a realidade, onde o paciente observa como seus pensamentos e sentimentos geram hábitos e comportamentos. Já a Hipnose trabalha com o inconsciente, ou seja o paciente em um processo semi-consciente, vai relembra de cenas em que iniciou um trauma e seus mecanismos de suas consequências dolorosa, neste acesso de seus painéis da memória, é sugerido um enfrentamento e um novo olhar desta memória, consequentemente é um auto-regulamento este trauma.