Gostaria de saber se existe algum exame específico para saber os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina;

9 respostas
Gostaria de saber se existe algum exame específico para saber os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina; pois estou fazendo uso de antidepressivo sertralina a 20 dias e obtive pouca melhora; é possível que eu não responda ao tratamento com antidepressivos convencionais e deva mudar a classe?
 Thiago de Sousa
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Dificilmente qualquer medicação independentemente de classe/geração será o suficiente sem o devido acompanhamento psicológico. Além do fato de 20 dias não é tempo suficiente para medicação psiquiátrica surtir efeito. Quando se fala de psiquismo, a simples mudança entre captação /recaptaçao de neurotransmissores não é o suficiente para garantir uma melhora de quadro, pois não se trata somente de regular uma balança bioquímica. Nessa sentido, se você realmente deseja alguma mudança, há de aliar-se o tratamento medicamentoso com psicoterápico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Andreza Robusti
Psicólogo
São Paulo
Em geral, 20 dias é pouco tempo para sentir os efeitos do medicamento. De qualquer forma, é preciso entender a indicação desse medicamento e qual a expectativa de melhora. A psicoterapia combinada ao medicamento ajuda muito, pois o medicamento reduz os sintomas, mas a terapia ajuda a identificar a causa. Boa sorte no seu tratamento.
 Sandra Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Bom dia! Procure o seu médico que lhe esclarecerá sua pergunta. Você pode começar um acompanhamento terapêutico com psicólogos pra verificar a causa dos seus sintomas e verificar o porque precisa de medicamentos.
Dr. Henrique do Prado Cabral
Psiquiatra
Goiânia
Olá!

Embora existam testes para dosagens destes neurotransmissores, estes exames não tem finalidade clínica, e somente em pesquisa. Até porque o que realmente importa não é a dosagem no sangue, e sim na sinapse neuronal. Do ponto de vista clínico, essa dosagem não tem grande valor.

Entretanto a resposta acontece a partir da 3ª semana de uso, e o sucesso terapêutico vai depender do diagnóstico correto, da medicação correta, da dose correta, e sobretudo do tempo.

Em seu caso, você deve discutir com seu psiquiatra a conduta a ser tomada: (1) aumentar a dose, (2) fazer associações de classes diferentes, (3) trocar a medicação, e em todas estas opções, devem avaliar o motivo da falha terapêutica na medicação.

Independente disso, procure fazer uma psicoterapia e adotar outros meios de saúde mental, como sono, atividades físicas e relaxamento.

Att
 Hudson A. R. Bonomo
Psicanalista
Rio de Janeiro
Existe uma certa confusão entre o psiquismo e o corpo biológico. A construção da depressão não se dá na mente, mas esta conectada a ela através de uma rede de significantes muito bem elaborados no psiquismo. Quando não damos conta em análise de compreender estes significantes e o corpo físico encontra-se em sofrimento procuramos a ajuda de medicamentos, e é muito importante, mas também é possível viver sem eles - até porque você mesma relata que houve pouca melhora (apesar do pouco tempo de uso). Neste caso, e em muitos que acompanho há uma tendência ao aumento excessivo das doses e uma paralisia da vida, o que realimenta a depressão. Procure um analista e não desista de acreditar em você!
 Obirici Santos
Psicólogo
Barueri
Entendo que esteja em busca de resposta lógicas com o objetivo de entender o que vem acontecendo com você, mas neste caso, os exames para medir tais níveis não farão grande diferença no seu processo. A medicação varia de pessoa para pessoa, bem como, o tempo de resposta. O indicado é que sente com o seu psiquiatra e relate o que vem acontecendo para que ele possa verificar o que é melhor, mudar a dosagem e/ou a medicação.
Também é fundamental que esteja num processo psicoterápico para que possa, em conjunto com a medicação / tratamento psiquiátrico, tratar das questões de ordem emocional que com certeza estão influenciando este momento.
 Eduardo Coutinho Lopes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
O tratamento medicamentoso leva um tempo converse com seu médico, pense na possibilidade de fazer terapia para compreender o que lhe leva a ter tais sentimentos.
Att.
Eduardo
Dra. Maria das Graças Silva
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Ola, sua pergunta mostra que você quer saber o que se passa dentro de você. Quais seriam os níveis ótimos de funcionamento com os recursos que você dispõe, e porque eles estão abaixo do esperado mesmo fazendo uso de ajuda externa (medicamentos). Sua queixa esta associada a problemas emocionais, os quais devem ser tratados com algo mais que medicamento. Cuide de sua vida psíquica com um atendimento psicoterapeutico, onde poderá desenvolver recursos que te permitira viver melhor, e possivelmente não precisar mais de medicamentos.
Apesar de haver uma associação bem forte entre eles, neurotransmissores e sentimentos são absurdamente diferentes. Saber os níveis de serotonina não ajuda a lidar com a frustração ou o medo.
Por este caminho medicamentoso, primeiramente, espere alguns dias a mais e, não havendo melhora, converse com o seu psiquiatra sobre esta sensação e solicite uma alternativa.
Do ponto de vista emocional, questione também o que acontece do lado de fora. Muitas vezes, o corpo passa uma mensagem confusa e codificada do que ele anseia. Se achar necessário, por favor, busque ajuda!

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1236 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.