Gostaria de saber se o aparecimento da doença de Alzheimer esta ligado a fatores genéticos mas também

3 respostas
Gostaria de saber se o aparecimento da doença de Alzheimer esta ligado a fatores genéticos mas também ambientais? qual a melhor forma de se o Alzheimer ? E Necessariamente se existem casos na minha família eu também o terei?
A hereditariedade não é determinante, mas aumenta a probabilidade de um membro da família vir a desenvolver quadro semelhante. Fatores ambientais tem sim influência. São os chamados fatores de risco: hipertensão, dislipidemia, diabetes, estresse agudo ou crônico, má oxigenação cerebral promovida pela apneia do sono, abuso do álcool, depressão...Cada um desses fatores de risco não são determinantes, mas mostram-se envolvidos no processo demencial. Em alguns casos pode sim abrir o quadro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Doença de Alzheimer (DA) existe em 2 variantes, a variante de início precoce (VIP) e a variante de início tardio (VIT). A VIP, que compõe cerca de 4% dos casos mundiais, é uma rara doença genética - a pessoa que herda o gene com a mutação tem praticamete 100% de probabilidade de ter DA um dia - e o fará em idades geralmente precoces (cerca de 50 anos). É por isto que cerca de 96% dos casos da DA são compostos pela variante tardia (VIT), que é uma doença de causa multifatorial. Entre muitos fatores de risco, há mutações genéticas que podem aumentar ou diminuir o risco de DA; outros fatores incluem causas ambientais, educacionais e até doenças crônicas descontroladas, como hipertensão e diabetes. Se existem casos tardios (após 65 anos) na família, provavelmente se trata da VIT (em que nenhum fator de risco é determinante). Até o momento, sabemos: ter o melhor nível educacional possível, manter a mente ativa e cuidar da saúde física como um todo reduzem o risco de surgimento da doença.
A doença de Alzheimer é uma demência (morte de neurônios no cérebro) e se caracteriza pelas perdas das capacidades intelectuais e cognitivas. Não existe uma causa específica, várias doenças pode causar a demência. Ela se manifesta aos 65-75 anos em 5 %; 75-85 anos, 20%; e acima de 85 anos em 50% dos indivíduos. A qualidade de vida é a chave para uma velhice saudável. A prática de uma boa alimentação sem o uso de drogas e álcool administrada com exercicios físicos podem evitar a qualquer tipo de demência.

Especialistas

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Ligia Gimenes Schuertz

Ligia Gimenes Schuertz

Psicólogo

Campinas

Graziela Baranda

Graziela Baranda

Geriatra

Além Paraíba

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Patricia Eduarda Biselli

Patricia Eduarda Biselli

Homeopata

Curitiba

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 193 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.