SOCORRO!!! Estafa mental ansiedade, estresse crônico ou depressão podem causar problemas de linguage

18 respostas
Estafa mental ansiedade, estresse crônico ou depressão podem causar problemas de linguagem, como nomear um objeto errado, falar sofá invés de guarda roupa, já escrevi a palavra "indecivo" invés de indeciso, entre outros erros, devo me preocupar em isso ser alguma demência, alzheimer?
Experimentar os sintomas de sofrimento mental intensos como os que você descreve podem gerar perdas cognitivas e isso pode não ter relação alguma com quadros de demência, incluindo ai o alzheimer.

Com o tratamento e cuidado em saúde mental adequados esses estados de sofrimento tendem a diminuir e a perda cognitiva a reduzir.

Claro que a demência pode estar presente também, mas apenas com uma avaliação de um especialista o diagnóstico adequado poderá ser realizado.

Busque um serviço de saúde mental ou um profissional para esclarecer melhor suas dúvidas e queixas.

Olá, estados de estresse, depressão e ansiedade importantes podem provocar prejuízos de memória, de fala e/ou de desempenho. A sensação que temos é de a cabeça não "funcionar" direito. Nesses casos, é importante procurar por ajuda de um profissional da Psicologia e da Psiquiatria.
Sim, a sintomatologia depressiva e ansiosa pode afetar sutilmente as funções atencionais simples, a linguagem, a produtividade acadêmica e laboral e o convívio social. Porém, diante dessas queixas, os fatores neurológicos precisam ser avaliados. Muito importante procurar avaliação médica e neuropsicológica. Um abraço.
Ola! O quadro que você relata, parece indicar sinais de estafa mental. Este cansaço extremo eleva a produção de cortisol (hormônio do estresse) e prejudica o funcionamento cerebral, como na retenção de memória, informações e concentração, etc.
É pouco provável ser relacionado com quadros de demência ou Alzheimer.
No entanto, procure um psicólogo para lhe ajudar com suas demandas e um médico para avaliar a necessidade de investigar mais afundo.
Abraços!
Sim, podem, devido ao rebaixamento da atenção. A mesma lógica se aplicaria a um jogador de futebol, ele estando mais cansado está mais propenso a errar passes e correr menos. O que cabe investigar é a frequência dessas questões e como o Psicólogo pode te ajudar a superar elas.
Olá, sim, mas essas sintomatologia podem estar relacionada com as síndromes depressivas e ansiosas, seria necessário procurar um profissional da psicologia ou psiquiatria, e tb difícil falar sem dados mais detalhados como idade, estilo de vida, enfim procure um profissional para não agravar os sintomas. Estou à disposição.
Oi. Espero que esteja bem. Para responder a sua pergunta, só fazendo uma análise mais completa de vc, incluindo alguns testes que são privativos para os psicólogos e um entrevista completa, fora algumas sessões. Inclusive analisar sua idade e buscar algum neurologista para pedir exames de imagem, com um trabalho multi profissional, podendo até ser chamado algum fonoaudiólogo. Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, espero que estejas bem. Realmente para termos uma resposta mais precisa precisamos de uma avaliação mais completa; mas o stress crônico ou uma estafa mental como você menciona podem trazer dificuldades cognitivas sim, uma certa desorganização mental, o que não caracteriza necessariamente quadros de demência. Sugiro fazer uma avaliação neurológica e psicológica para ter um diagnostico multiprofissional, entender se é um quadro mais definitivo, ou apenas sintomas mais momentâneos; e aí sim iniciar o tratamento necessário.
Todas essas condições mencionadas por você (ansiedade, depressão etc) podem provocar impactos negativos na memória e cognição.

É importante observar também a qualidade do seu sono, pois pode potencializar "falhas" e esquecimentos.
Oriento fazer uma avaliação psiquiátrica para compreender melhor os fatores que estão levando a essas "falhas".

Os sintomas de Alzheimer são mais comuns após os 65 anos, no entanto, não é impossível que aconteçam em jovens, especialmente quando existe histórico na família, podendo começar por volta dos 30 anos e recebendo o nome de Alzheimer precoce. Portanto, se você tem parentes próximos com essa condição, converse com seu médico para que essa hipótese seja avaliada com critério.

Sugiro também focar em ter uma boa alimentação, fazer atividade física regularmente, ler, ter tempo de descanso, buscar ter momentos de lazer e bem estar, ter pelo menos 7 horas de sono diariamente.
A fala desorganizada pode estar associada a transtornos psiquiátricos ou neurológicas que envolvem perdas cognitivas e distúbios de memória, atenção e linguagem. A organização mental é traduzida na fala. Se há sintomas que denotam desorganização mental, como distúrbios do pensamento, ou dificuldades na expressão verbal, ou
uma fala fragmentada, supressão ou troca de palavras, deve-se investigar causas psiquiátricas e neurológicas.
Olá! Ansiedade, estresse, cansaço crônico ou depressão podem sim causar essa confusão na troca de palavras que você se refere. Esses não são sintomas restritos a uma demência. Mas de qualquer forma ansiedade, depressão, estresse crônico são problemas que merecem atenção, pois a confusão das palavras são um dos prejuízos que esses problemas podem trazer. Observe outros sintomas que você vem apresentando, caso seja necessário, consulte um psiquiatra ou um psicólogo, pois a presença de sintomas não indica que há um transtorno, mas a presença de sintomas por muito tempo, sem tratamento pode dar origem a um transtorno e não é preciso esperar que haja um transtorno para que se inicie o tratamento dos sintomas.
Olá, tudo bem? Os estados alterados de humor podem alterar funções cognitivas pontualmente ou cronicamente. É comum estarmos em um dia particularmente estressante e termos dificuldade de concentração, observarmos o pensamento mais acelerado. Portanto, para responder corretamente a sua pergunta, seria necessária uma avaliação em psicoterapia, para que seja possível identificarmos com clareza como os problemas de linguagem acontecem pra você e as demais preocupações que você apresenta diante disso. Espero ter lhe ajudado!
Difícil saber sem mais dados; esses estados mentais podem sim alterar a linguagem, entretanto seria importante passar num neurologista e fazer exames de imagem e/ou uma avaliaçào neuropsicológica com uma psicologoa ou fono. Estresses prolongados podem sim causar alterações desse tipo, mas também pode se tratar de sequela de COVID, falta de algumas vitaminas (complexo B; etc); e até mesmo afasias ou demencias (mas não Alzheimer); é bem provavel que seja estresse mesmo, mas é bom ir no médico. Se não der nada; neuropsicologo para avaliaçao; abraço
Esses erros de linguagem podem ser um sinal de que você está sofrendo de ansiedade, estresse crônico ou depressão, mas não são necessariamente um sinal de demência ou Alzheimer. É importante procurar ajuda profissional para tratar esses problemas de saúde mental.
Boa tarde, eu espero do fundo do meu coração que você esteja bem!, Sim meu caro, qualquer quadro, situação, acontecimento, ou sentimento tem o poder de causar alterações da memória, mas algo importante a ressaltar é que o processo de memorização é complexo , sendo que a primeira etapa é ter um nível de atenção ideal para prestar atenção no objeto que você queira lembrar. Agora fica facil de imaginar porque algo como o stress pode atrapalhar a memória né ? é só derrubar sua atenção que já dá sintoma !. Quando levamos isso a situações mais extremas e juntamos outros fatores como idade acima de 65 anos e um quadro de burnout ou depressão podemos encontrar uma coisa chamada Pseudo-demência, que como o próprio nome indica, são quadros que imitam a demência, mas não são demência!

Agora, para responder a outra pergunta, para falarmos do Alzheimer propriamente dito, devemos entender que ele é um tipo de Demência Senil (acontece acima dos 65 anos de idade, com pequenas ressalvas genéticas muito raras), na qual acomete duas funções cognitivas ou mais, e tem degradação notável da memória episódica e semântica. Mas para termos o diagnóstico certeiros, precisamos que você faça uma avaliação bem detalhada, chamada avaliação Neuropsicológica, ela vai mostrar "tintin pot tintin', como anda a sua cognição e funcionalidade.

Espero ter ajudado, grande abraço !
Penso que você deve ir atrás de respostas sobre o que está acontecendo, mas não precisa se preocupar. Minha orientação é fazer uma avaliação com psiquiatra. Abraço
Problemas de linguagem, como dificuldades em nomear objetos corretamente, trocar palavras ou cometer erros ortográficos, podem estar relacionados a vários fatores, incluindo estafa mental, ansiedade, estresse crônico ou depressão. Esses sintomas geralmente estão associados a problemas cognitivos temporários e não necessariamente indicam demência ou doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.
A estafa mental, ansiedade e estresse crônico podem afetar a clareza mental, a concentração e a capacidade de processamento da informação, resultando em lapsos temporários na linguagem. Da mesma forma, a depressão pode impactar a cognição e a função executiva.
Se você está preocupado com esses lapsos de linguagem e acredita que podem estar interferindo em sua vida diária, é aconselhável procurar a orientação de um médico ou profissional de saúde mental. Eles podem realizar uma avaliação abrangente, considerando seus sintomas, histórico médico e outros fatores relevantes.

Além disso, problemas de linguagem relacionados à demência geralmente envolvem padrões mais consistentes e progressivos ao longo do tempo, incluindo esquecimento frequente, confusão e dificuldades em realizar tarefas cotidianas. Se você está apenas enfrentando lapsos ocasionais ou episódios isolados de dificuldade linguística, é menos provável que seja indicativo de demência.
Alterações emocionais podem ocasionar declínio cognitivo secundário como perda de memória, dificuldades na atenção e nos processos primários da linguagem. Se você é idoso e vem apresentando essas dificuldade por no mínimo 2 semanas e com prejuízo em suas atividades de vida diária, procure ajuda de um profissional médico geriatra para realizar uma avaliação.
Se você é um adulto nas mesmas circunstâncias procure um profissional médico psiquiatra para avaliar sintomas de depressão e ou ansiedade.
Sou Liliane Rapozo
Psicóloga/ Neuropsicóloga e Gerontóloga