Gostaria de saber se o transtorno do Pânico pode evoluir para um quadro de psicose?

5 respostas
Gostaria de saber se o transtorno do Pânico pode evoluir para um quadro de psicose?
Não. Por vezes, as pessoas relatam que, durante a crise, têm medo de enlouquecer, mas isto não ocorre. Pessoas com psicose podem ter crises de pânico, mas não porque o pânico cause psicose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não é possível um quadro de pânico evoluir para uma psicose.
Porém é interessante que procure um psicólogo para que tenha um diagnóstico correto e tire todas as sias dúvidas sobre os transtorno.
O importante é buscar ajuda e realizar um bom tratamento
O Transtorno de Pânico não evolui para um quadro de psicose. A ansiedade é cientificamente conhecida como a reação de luta e fuga, sendo sua função primordial a de ativar o organismo e de protegê-lo do perigo. Associadas à esta reação, estão uma série de mudanças mentais, físicas e comportamentais. É importante notar que, uma vez o perigo tenha desaparecido, muitas dessas mudanças (especialmente as físicas) continuarão. Quando os sintomas físicos surgem na ausência de uma explicação óbvia, as pessoas costumam interpretar erradamente os sintomas de luta e fuga como indicativos de sérios problemas mentais ou físicos. Muitas pessoas, quando experimentam os sintomas da reação de luta e fuga, acreditam estar ficando loucas. Elas costumam relacionar tais sintomas com os sintomas de uma psicose, mais frequentemente esquizofrenia.
A esquizofrenia em grande parte é um transtorno com base genética, ocorrendo fortemente em famílias, geralmente se inicia de forma gradual e não de repente (como em um ataque de pânico). Também, justamente porque ocorre em
famílias, apenas uma certa proporção de pessoas tende a tornar-se esquizofrênica, e ainda, em outras pessoas, nenhuma quantidade de estresse causaria como conseqüência o transtorno em questão. Pessoas esquizofrênicas exibem alguns dos sintomas leves do transtorno por grande parte de suas vidas (p.ex., pensamentos estranhos e fala florida). Desta forma, se essas características não tiverem sido ainda percebidas em sua personalidade, a maior probabilidade é de você não se tornar esquizofrênico. Esta chance diminui mais ainda se você já tem mais de 25 anos, já que a esquizofrenia surge geralmente no final da adolescência até os 20 anos.
Olá!
Desconheço a existência dessa possibilidade. Mesmo a literatura especializada no assunto não dá conta de alguma ocorrência nesse sentido. O que normalmente ocorre em transtornos mentais é um agravamento das condições que eles mesmo provocam. No caso do transtorno de pânico, pode ser que sua ansiedade e suas preocupações aumentem muito, dando margem a cultivar um medo de que você possa desenvolver uma psicose, mas sem que haja de fato uma real possibilidade que isso ocorra. O aumento da frequência e da intensidade dos ataques de pânico também é possível.
Em casos de agravamento de qualquer transtorno, é indispensável a ajuda profissional. Psicólogos e/ou psiquiatras podem ajudar na redução dos prejuízos que o transtorno de pânico causa. Eventualmente, é possível que o transtorno seja superado.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.