Gostaria de saber se o transtorno do Pânico pode evoluir para um quadro de psicose?

5 respostas
Gostaria de saber se o transtorno do Pânico pode evoluir para um quadro de psicose?
Não. Por vezes, as pessoas relatam que, durante a crise, têm medo de enlouquecer, mas isto não ocorre. Pessoas com psicose podem ter crises de pânico, mas não porque o pânico cause psicose.

Não é possível um quadro de pânico evoluir para uma psicose.
Porém é interessante que procure um psicólogo para que tenha um diagnóstico correto e tire todas as sias dúvidas sobre os transtorno.
O importante é buscar ajuda e realizar um bom tratamento
O Transtorno de Pânico não evolui para um quadro de psicose. A ansiedade é cientificamente conhecida como a reação de luta e fuga, sendo sua função primordial a de ativar o organismo e de protegê-lo do perigo. Associadas à esta reação, estão uma série de mudanças mentais, físicas e comportamentais. É importante notar que, uma vez o perigo tenha desaparecido, muitas dessas mudanças (especialmente as físicas) continuarão. Quando os sintomas físicos surgem na ausência de uma explicação óbvia, as pessoas costumam interpretar erradamente os sintomas de luta e fuga como indicativos de sérios problemas mentais ou físicos. Muitas pessoas, quando experimentam os sintomas da reação de luta e fuga, acreditam estar ficando loucas. Elas costumam relacionar tais sintomas com os sintomas de uma psicose, mais frequentemente esquizofrenia.
A esquizofrenia em grande parte é um transtorno com base genética, ocorrendo fortemente em famílias, geralmente se inicia de forma gradual e não de repente (como em um ataque de pânico). Também, justamente porque ocorre em
famílias, apenas uma certa proporção de pessoas tende a tornar-se esquizofrênica, e ainda, em outras pessoas, nenhuma quantidade de estresse causaria como conseqüência o transtorno em questão. Pessoas esquizofrênicas exibem alguns dos sintomas leves do transtorno por grande parte de suas vidas (p.ex., pensamentos estranhos e fala florida). Desta forma, se essas características não tiverem sido ainda percebidas em sua personalidade, a maior probabilidade é de você não se tornar esquizofrênico. Esta chance diminui mais ainda se você já tem mais de 25 anos, já que a esquizofrenia surge geralmente no final da adolescência até os 20 anos.
Olá!
Desconheço a existência dessa possibilidade. Mesmo a literatura especializada no assunto não dá conta de alguma ocorrência nesse sentido. O que normalmente ocorre em transtornos mentais é um agravamento das condições que eles mesmo provocam. No caso do transtorno de pânico, pode ser que sua ansiedade e suas preocupações aumentem muito, dando margem a cultivar um medo de que você possa desenvolver uma psicose, mas sem que haja de fato uma real possibilidade que isso ocorra. O aumento da frequência e da intensidade dos ataques de pânico também é possível.
Em casos de agravamento de qualquer transtorno, é indispensável a ajuda profissional. Psicólogos e/ou psiquiatras podem ajudar na redução dos prejuízos que o transtorno de pânico causa. Eventualmente, é possível que o transtorno seja superado.