tenho muita sensação de sufocamento e falta de ar, várias vezes ao dia sinto necessidade de respirar

29 respostas
tenho muita sensação de sufocamento e falta de ar, várias vezes ao dia sinto necessidade de respirar fundo e quando não consigo parece o fim do mundo, tudo piora!
Olá! As sensações que você descreve realmente parecem ser muito desconfortáveis e seu sofrimento faz todo sentido. De fato, é importante solicitar ajuda de um profissional neste momento. Dessa forma, faz-se necessário uma avaliação de tais sintomas para que se compreenda de que forma eles ocorrem, em quais lugares, em quais momentos, além do quanto isso tem sido prejudicial no seu dia-a-dia. Além disso, o processo psicoterapêutico pode ser uma possibilidade para que você crie estratégias para lidar com os episódios e, a depender do quanto isso tem atrapalhado em sua rotina, um trabalho multiprofissional pode ser indicado. Reitero que você já deu o primeiro passo que é perceber tais sintomas e tomar a decisão de buscar ajuda profissional.

Boa tarde! Os sintomas que você relatou podem estar relacionados com ansiedade. Seria interessante você marcar uma consulta médica para descartar qualquer problema fisiológico que possa ter. Sugiro que consulte também um Psicólogo para fazer um acompanhamento. Espero ter ajudado!
Olá! Imagino que não seja fácil pra você. Sugiro agendar uma consulta médica pra verificar se não há de fato algo relacionado a respiração, e então psicólogo, porque pode sim ter relação com o emocional. Um abraço!
Olá! A falta de ar e o sufocamento precisam ser investigados por um médico. Porém, acredito que um acompanhamento psicológico tb se faz necessário e urgente, pois a ansiedade e o medo já estão presentes. Vc precisa entender o que está contribuindo para esse quadro. O corpo pede socorro qdo não aguenta mais segurar algo. Busque ajuda. Ouça os sinais de seu corpo emocional. Espero ter lhe ajudado. Abs
Olá! Segundo o seu relato, seu sofrimento é grande. Mas é importante que vá a um clínico geral p descartar a causa orgânica. Descartando a causa orgânica, existe a possibilidade de ser ansiedade. E aí é necessário analisar gatilhos como som, cheiro, objetos, lugar, enfim, lembranças que possam trazer esse sofrimento p ti. Para avaliar isso, procure uma psicóloga da Terapia Cognitiva comportamental, que é a abordagem q traz resultados eficientes em algumas sessões de psicoterapia. Desde já me ponho à disposição.
Espero tê-ló ajudado
Um abraço
Olá, normalmente sintomas de ansiedade são confundidos com outros sintomas decorrentes de doenças cardiorrespiratórias. Porém, descartada a possibilidade de uma infecção ou algo agudo do trato respiratório, sugiro que experimente esvaziar o peito na respiração, em vez de puxar mais o ar quando tiver a sensação de falta de ar. Muitas vezes pessoas ansiosas tentam inspirar quando o peito já está demasiadamente cheio, sem se dar conta disso. O melhor pode ser buscar um relaxamento da musculatura acessória da respiração (que deve estar bastante tensionada/imobilizada, pelo seu relato) e cadenciar sua respiração novamente, depois de esvaziar o peito. Não se preocupe em inspirar profundamente e nem rapidamente neste momento, hiperventilar não irá ajudar. Existem diversos estudos sérios sobre o tema e muitos exercícios respiratórios que podem ser indicados dentro do campo da psicoterapia corporal, para alivio do que relatou. Estou à disposição caso possa orientar sobre mais alguma coisa. Melhoras!
Olá, o mais recomendado seria buscar por um médico e avaliar suas condições físicas, pelo seu relato eu imagino que deva ser um momento desconfortável, um profissional poderá examinar se encontra-se tudo bem fisicamente e caso seja necessário irá fazer o acompanhamento devido com você, caso contrário o mesmo poderá sugerir que busque por auxilio psicológico para investigar se trata de ansiedade ou algo relacionado. Espero que fique tudo bem!
Oii, como outros colegas aqui disseram é importante que busque um médico para entender o quanto esses sintomas podem ser biológicos e estar vinculado com suas condições físicas. Para além disso, seria interessante buscar um psicólogo ou psicóloga, para que pudesse falar sobre o que tem sentido e para além disso, como seu contexto e sua história, assim, através dela você possa entender melhor o que pode estar passando.
Olá, é adequado procurar um médico para investigar se existe algum aspecto fisiológico envolvido. Mas os sintomas que você relata podem estar relacionados com questões psicológicas como, por exemplo, estado de ansiedade, então seria interessante agendar uma avaliação com um (a) psicólogo (a). Estou à disposição. Espero que fique bem!
Olá, foram poucas informações, por exemplo: Esses sintomas começaram agora? Esses sintomas estão aparecendo pela primeira vez? Passou por alguma situação traumática? Entre outras informações. Como por exemplo se está com outros sintomas, tais como: tremores, coração acelerado, musculatura tensa, "medo" de algo que não consegue definir? Se algumas dessas características também ocorrem pode ser que esteja passando por um quadro de ansiedade e neste caso seria importante buscar uma terapia. Espero ter ajudado. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! Penso que deve se sentir péssimo(a) com tudo isso! Sinto muito!
Já procurou um clínico para avaliar seu quadro respiratório?
Muitas vezes quando estamos com questões a resolver, quando precisamos falar e não conseguimos ou quando achamos que não podemos falar, pois não seremos ouvidos, poderemos nos sentir abafados, sufocados, sem ar.
Converse com alguém de sua confiança. Perceba também o que anteceder esses sintomas, o que estava acontecendo, com quem falava e sobre o que falava, ou o que queria falar. Busque compreender o contexto, e os gatilhos e se precisar de uma psicóloga para trabalhar questões precisas estarei á disposição!
Fique bem!
Olá! É provável que estas sensações desconfortáveis sejam sintomas de crise de ansiedade. Entretanto, somente com a realização de uma avaliação psicológica e psiquiátrica poderíamos afirmar algo mais concreto referente a um diagnóstico. Procure agendar. Na maioria das vezes a psicoterapia conciliada com o acompanhamento médico são responsáveis pela melhora destes sintomas em pouco tempo. Boa sorte!
Bom dia
Crises de estresse envolve ansiedade. Será que consegue controlá-la? Caso contrário, procure um psicólogo especialista em transtornos de ansiedade
Procure um tratamento eficaz para aprender através da psicoeducação formas de estabilizar a ansiedade. A TCC apresenta excelentes resultados nesses casos.
Olá, tudo bem?

Sensação de sufocamento, falta de ar e dificuldades para respirar podem indicar diversas causas. Portanto, indico que procure realizar exames médicos, para ser analisado se há alguma alteração no funcionamento do seu organismo.
No entanto, esses sintomas são, também, bastantes comuns em transtornos de ansiedade, sendo necessária uma investigação mais aprofundada. Se nada for constatado em seus exames físicos, procure um profissional da saúde mental, como o psicólogo e psiquiatra, que trabalharão na investigação desse sintomas e suas causas, assim como na compreensão de suas emoções e comportamentos, que estejam interferindo em sua respiração.
É importante, também, adotar técnicas de respiração e relaxamento, e a prática de atividades físicas, para o treino e melhora das condições cardiorrespiratórias.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.

Olá, tudo bem? Pelos sintomas que você descreveu acredito que seria importante uma avaliação médica, se não for algo fisiológico, uma avaliação psicológica. Se for psicológico, busque ajuda de um profissional, pois te auxiliar a entender que situações estão desencadeando tudo isso e juntos encontraram formas de reduzir tudo isso. Abraço, fico à disposição.
A sensação de sufocamento e falta de ar é um sintoma físico de ansiedade, e esta é intensificada quando você tenta respirar e não consegue, formando, dessa forma, um ciclo. É importante que você procure um psicólogo ou um psiquiatra para que possa te ajudar a lidar com os problemas que geram ansiedade em você.
Inicialmente consulte um médico para descartar questões orgânicas que podem estar causando isso. Caso nada seja encontrado, pode ser que você esteja tendo crises de ansiedade, onde muitas vezes, sem perceber, a pessoa não percebe que não está soltando o ar, criando a percepção de falta de ar, pois quanto mais inspira mais difícil fica. Algumas técnicas de respiração - como a respiração diafragmática - já são um bom começo para você lidar melhor com esses sintomas.
Precisa se consultar com um psicólogo e um psiquiatra, boa sorte.
Olá, em que momento acontece a falta de ar? Com qual frequência? Já percebeu se há algo que é como um "gatilho" para o início do mal-estar? Os sintomas que você descreveu são característicos com ansiedade. Entretanto, é importante que você consulte um médico para garantir que esteja tudo bem com a saúde física. Caso seja apenas crises de ansiedade, o acompanhamento psicológico e psiquiátrico poderá te trazer grandes benefícios. A abordagem da terapia cognitivo e comportamental se mostra favorável para o manejo de crises de ansiedade.
Importante que você possa buscar uma escuta profissional, através da psicoterapia, de forma que consiga organizar suas idéias e emoções. Os sintomas que você descreve, tem semelhança com o quadro do transtorno de ansiedade, porém diante das coisas que você tem passado e do seu sofrimento repercutido em seu dia-a-dia, independente do diagnóstico, você precisa de apoio emocional.
Olá! Procure ajuda de um médico geral para avaliar suas condições fisiológicas e procure ajuda psicológica para que cuidar da sua saúde mental e emocional.
Olá! Os sintomas relatados têm relação com alguns comportamentos ansiógenos. No entanto, para se ter um panorama geral, é necessária a consulta com um profissional da psicologia para entender o seu contexto na integralidade. Não deixe de buscar um auxílio profissional. Espero tê-lo(a) ajudado(a)! =)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 110
Olá!
Esses sintomas podem ser angustiantes e impactar significativamente a qualidade de vida. É importante que você busque a avaliação de um profissional de saúde para obter um diagnóstico adequado e orientação personalizada.

Existem várias condições de saúde física e mental que podem estar associadas a esses sintomas, como ansiedade, transtorno do pânico, asma, problemas respiratórios, entre outros. Cada caso é único, e somente um profissional de saúde qualificado poderá avaliar e determinar a causa subjacente das suas dificuldades respiratórias.

Além de procurar um profissional de saúde, você também pode experimentar algumas técnicas de relaxamento e respiração profunda para ajudar a aliviar os sintomas. A prática de exercícios físicos regulares, a redução do estresse e a adoção de um estilo de vida saudável também podem contribuir para melhorar a sua saúde geral.
Com carinho... abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Consulte um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo. Abraço
Boa tarde! Pelo que descreve pode ser sintomas de ansiedade, porem precisa investigar juntamente com um profissional para verificar. Abraçao!
Sinto muito ler isso. Esses sintomas podem ter diversas causas, desde questões emocionais até problemas respiratórios ou cardíacos. Recomendo que procure um profissional de saúde para avaliação adequada, pois somente um médico pode fazer um diagnóstico preciso e oferecer orientações específicas para o seu caso. Priorizar a sua saúde é fundamental.
A sensação de sufocamento e falta de ar pode ser sintoma de ansiedade ou de outros problemas respiratórios. Recomendo que você busque avaliação médica para descartar possíveis causas físicas. Se não houver uma causa médica identificável, a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode ser benéfica. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é frequentemente eficaz no tratamento de sintomas de ansiedade, incluindo questões relacionadas à respiração. O suporte profissional pode ajudar a compreender e manejar essas sensações, proporcionando alívio e estratégias para melhorar a qualidade de vida.
Olá, tudo bem? Compreendo que essa sensação de sufocamento e falta de ar seja muito angustiante para você. Respirar fundo e lidar com esses momentos pode ser desafiador, e é importante reconhecer o impacto que isso tem em sua vida. Gostaria de convidá-lo(a) a explorarmos juntos(as) esses sentimentos durante uma sessão de terapia. Sempre é importante uma avaliação médica para descartar questões físicas.
Na terapia, podemos trabalhar para compreender as raízes dessas sensações, identificar gatilhos e desenvolver estratégias para lidar com esses momentos de ansiedade. Se você se sente pronto(a) para dar esse passo, estou aqui para oferecer suporte e orientação.
Lembre-se, não está sozinho(a), e o processo terapêutico pode ser um espaço seguro para explorarmos as questões que estão afetando sua qualidade de vida. Fico à disposição, marque uma sessão e iniciarmos esse caminho juntos(as). Sucesso naquilo que busca e até breve! Um abraço, psicóloga Adriana de Araújo