Gostaria de saber sobre o tratamento do óleo de canabis para o alzaimer e o parkinson?se tem resulta

2 respostas
Gostaria de saber sobre o tratamento do óleo de canabis para o alzaimer e o parkinson?se tem resultados?.
Olá! Existem estudos que demonstram benefício com o uso de derivados do cannabis para tratamento dos sintomas psicológicos e comportamentais nestas duas doenças. Podem ser utilizados e estão atualmente disponíveis no nosso país.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Primeiramente é importante diferenciar as substâncias que são frequentemente confundidas quando se aborda esse tema. O canabidiol (CBD) e o tetra-hidrocanbidiol (THC) são substâncias distintas encontradas nas plantas do gênero Cannabis ( tendo com um dos exemplos mais conhecidos a Cannabis sativa, a maconha). Pesquisas envolvendo essas duas substâncias têm demonstrado resultados limitados e controversos tanto para Doença de Parkinson como para Alzheimer. Algumas têm mostrado melhora de agitação, desinibição irritabilidade, comportamento motor aberrante para Alzheimer e melhora do bem-estar na Doença de Parkinson sem melhora significativa dos sintomas motores ; enquanto outras pesquisas provaram o contrário, demonstrando ausência de melhora qualquer ou até piora com alucinação e psicose. Ainda não existem estudos realizados em larga escala (com grande número de pacientes) e, se houver de fato alguma melhora, não se sabe qual tipo específico de paciente se beneficiaria ( qual idade e qual estágio da doença por exemplo), nem se sabe seus efeitos indesejáveis a longo prazo. Nenhuma das Academias de Neurologia, nem a brasileira, nem a americana indicam formalmente o uso dessas substâncias para o tratamento de Parkinson ou Alzheimer atualmente. É possível que os sintomas que você busca melhorar com óleo de cannabis possam ser resolvidos com outros tratamentos comprovados e exaustivamente testados. Para termos certeza, marque uma consulta com um(a) neurologista.

Especialistas

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Aquino

Carlos Aquino

Psicólogo

São Paulo

Camila de Oliveira Fernandes

Camila de Oliveira Fernandes

Geriatra, Especialista em clínica médica

Viçosa

Graziela Baranda

Graziela Baranda

Geriatra

Além Paraíba

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 193 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.