Gostaria de saber sobre o tratamento do óleo de canabis para o alzaimer e o parkinson?se tem resulta

2 respostas
Gostaria de saber sobre o tratamento do óleo de canabis para o alzaimer e o parkinson?se tem resultados?.
Olá! Existem estudos que demonstram benefício com o uso de derivados do cannabis para tratamento dos sintomas psicológicos e comportamentais nestas duas doenças. Podem ser utilizados e estão atualmente disponíveis no nosso país.

Olá! Primeiramente é importante diferenciar as substâncias que são frequentemente confundidas quando se aborda esse tema. O canabidiol (CBD) e o tetra-hidrocanbidiol (THC) são substâncias distintas encontradas nas plantas do gênero Cannabis ( tendo com um dos exemplos mais conhecidos a Cannabis sativa, a maconha). Pesquisas envolvendo essas duas substâncias têm demonstrado resultados limitados e controversos tanto para Doença de Parkinson como para Alzheimer. Algumas têm mostrado melhora de agitação, desinibição irritabilidade, comportamento motor aberrante para Alzheimer e melhora do bem-estar na Doença de Parkinson sem melhora significativa dos sintomas motores ; enquanto outras pesquisas provaram o contrário, demonstrando ausência de melhora qualquer ou até piora com alucinação e psicose. Ainda não existem estudos realizados em larga escala (com grande número de pacientes) e, se houver de fato alguma melhora, não se sabe qual tipo específico de paciente se beneficiaria ( qual idade e qual estágio da doença por exemplo), nem se sabe seus efeitos indesejáveis a longo prazo. Nenhuma das Academias de Neurologia, nem a brasileira, nem a americana indicam formalmente o uso dessas substâncias para o tratamento de Parkinson ou Alzheimer atualmente. É possível que os sintomas que você busca melhorar com óleo de cannabis possam ser resolvidos com outros tratamentos comprovados e exaustivamente testados. Para termos certeza, marque uma consulta com um(a) neurologista.