Gostaria de ter uma segunda opinião de um psiquiatra. Meu marido hoje aos 49 anos acabamos de ter o

2 respostas
Gostaria de ter uma segunda opinião de um psiquiatra. Meu marido hoje aos 49 anos acabamos de ter o pré-diagnostico de esquizofrenia paranóide. Ele uma pessoa saudável, vivo com ele a mais de 23 anos e ele nem comprimido para dor de cabeça precisava tomar... Mas de uns meses para cá, tem tido muita preoculpação com relação ao trabalho e teve um dia que simplesmente ele surtou... não dizia coisa com coisa, tudo para ele iria dá errado e veio a preoculpação de que de alguma forma o trabalho dele iria descobrir algo errado e que ele seria despedido do emprego (nesta época, ele estava de licença para dar entrada no inss para ser reabilitado na profissão devido a problemas de coluna).
Tenho dúvidas quanto ao diagnóstico e gostaria de tentar uma segunda avaliação médica mas não sei como falar isso a outro profissional sem chamar a atenção dele para o diagnostico inicial
Realmente, não é esperado que alguém com 49 anos desenvolva esquizofrenia, um transtorno que tipicamente ocorre em adultos jovens. Outras causas devem ser investigadas, caso ainda não tenham sido. Normalmente, a ética médica nos obriga a dar ao paciente seu diagnóstico, a não ser que isto vá clara e gravemente contra seus interesses imediatos ou quando ele expressa o desejo de não saber. Entretanto, não há obrigatoriedade de mencionar nenhum diagnóstico ao longo de uma avaliação. Para tanto, comunique ao psiquiatra esta sua questão que, certamente, ele saberá abordar a entrevista com cuidado. Às vezes, é interessante o familiar fazer uma consulta prévia com o psiquiatra, na qual passa o histórico detalhado e suas próprias observações sobre o comportamento do paciente, se não quiser expor estes assuntos na frente dele.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rafael Calzada
Psiquiatra
Brasília
Olá! Se você não se sente segura com o diagnóstico indicado pelo médico, você tem total direito de buscar uma segunda opinião. Uma sugestão seria falar com a secretária do segundo médico sobre a necessidade de falar com ele antes do seu marido entrar para a consulta.
Falando abertamente sobre os problemas e as dúvidas, ameniza-se os problemas ou más interpretações.
Um abraço e melhoras ao seu marido.

Especialistas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Ruben Xambre

Ruben Xambre

Psiquiatra, Médico do trabalho

Belo Horizonte

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 92 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.