Gostaria saber minha mãe tem 72 e sofre depressão, devo levar ela em psicólogo ou geriatra ?

14 respostas

Gostaria saber minha mãe tem 72 e sofre depressão, devo levar ela em psicólogo ou geriatra ?
Bem, indico que inicie com um geriatra ou neurologista ou psiquiatra porque nesta idade a depressão pode ser secundária de alguma organicidade, ou seja, de desfunção fisiológica ou neurológica. Diante da avaliação do profissional da área da saúde este dará o melhor encaminhamento além, da conduta farmacológica e possíveis solicitações de exames. Também é pertinente relatar ao Doutor qual a funcionalidade da sua mãe, se ela é ativa, se realiza atividades de vida diária e outras para que se possa além, do acompanhamento médico ser indicado a outras condutas tais como: uma possível avaliação neuropsicológica, ou terapia ocupacional ou reabilitação cognitiva ou terapia cognitiva comportamental. E se é possível ter atividades complementares que possam ser como participar de centro de referência a idosos ou prática de um atividade física e outras. O importante saber que a depressão é um sintoma que pode ser primário ou secundário e é grave e precisa de tratamento. Att

Indico que leve ao geriatra, pois pela idade é indispensável este acompanhamento, e ao psicólogo, pois os idosos nesta fase por vezes sentem-se sozinhos, e fragilizados pela própria idade e pela perda de autonomia.
Para avaliação do grau da depressão e comorbidades, o mais indicado é o psicólogo. Após diagnóstico, esse profissional fará o devido encaminhameno, ao psiquiatra, se for o caso, para compensação medicamentosa.
Grande abraço
Olá. O acompanhamento geriátrico é mais do que necessário. Por outro lado, idosos nesta idade tem dificuldades de se posicionar na vida, pois encontram dificuldades de continuar sendo úteis e por vezes, a dinâmica da família, inconsciente ou não, acabam relegando o idoso a um segundo plano. A solidão, nestes casos acaba revertendo em tristezas e prováveis sintomas de depressão. Por vezes, precisam apenas de alguém que os ouça, que os valorize e lhes dê importância. Tente isso e se precisar de ajuda, recorra a um psicólogo.
Sugiro que procure os dois.
Além de aspectos fisiológicos do envelhecimento, há os psicológicos também.
Tanto a geriatria quanto a psicologia ajudarão a sua mãe a ter mais qualidade de vida.
Boa sorte!
Indico leva-la aos dois: primeiro geriatra, para que ele acompanhe periodicamente sua mãe. Após, agende uma sessão com um psicólogo vai lhe fazer muito bem.
É importante também a família estar ativamente presente na vida de sua mãe.
Abraço
Recomento uma conversa sua com um psicólogo para compreender a amplitude dos cuidados que ela necessita. Quem faz o cuidado e está próximo, tem a riqueza de detalhes para ajudar a pensar na situação. Uma conversa com você é fudamental antes mesmo do atendimento de sua mãe. Posteriormente pode-se pensar numa Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa para os encaminhamentos adequados. Abraços.
Os dois são importantes, a depressão em idosos podem estar associado à fatores orgânicos por isso o acompanhamento ao geriatra é necessário. A avaliação psicológica vai ajudar tanto sua mãe quanto você a lidar com essa fase, acolhendo e esclarecendo pontos desconhecido sobre a situação. Os ganhos são inúmeros. Procure ajuda não hesite, pois sofre ela e quem está próxima a ela também.
Você pode até levar a sua mãe para estes profissionais, mas o melhor que você pode fazer por ela é dar muita atenção, carinho, demonstrar interesse pelas histórias de vida dela. Pergunte a ela o que ela quer fazer de sua vida pelo resto da vida dela. Que sonhos ela ainda não realizou? como poderia realizar?
Diga a ela que a vida é uma só e tudo o que temos nesta vida é o tempo, então, como aproveitar da melhor maneira possível o tempo que temos? como celebrar a nossa existência nesse planeta repleto de riquesas?
Este movimento seu em diração a ela poderá ajudar a sua mãe a sair da depressão.
Caro internauta, se a sua manhã tem depressão, leve a um psiquiatra, pois ele é o profissional mais capacitado para diagnosticar e tratar casos de depressão, assim como o profissional que mais estuda a piscofarmacologia.
Como ela é idosa, recomendo que leve a um psiquiatra especializado em geriatria, uma subespecialidade chamada psicogeriatria. Vale lembrar que os transtornos do humor, como a depressão, nessa idade, podem ser indicativos de outros quadros orgânicos, como a demência, então, ao invés de procurar "vários especialistas", sugiro que vá direto ao psicogeriatra.
Um grande abraço e boa sorte!
Olá!
Acredito que o mais indicado é o geriatra e ele fará os encaminhamentos necessários, concordo com as colegas que algumas patologias apresentam a depressão que não é a principal causa e sim secundária.
É importante acompanhamento do geriatra para identificar se há algum fator biológico a ser considerado. Além do geriatra, sugiro passar com psicólogo para que ele possa auxiliar no processo de envelhecimento, se for o caso, pois muitas pessoas idosas sentem que estão chegando ao fim da vida, ou que não são mais úteis... Mas é preciso saber da subjetividade dela, não podemos generalizar apenas pela idade.
Abraço!
Olá, boa tarde. Será importante sua mãe buscar os dois especialistas, o geriatra irá avaliar se a depressão está associada à fatores orgânicos. Já o psicólogo irá ajudá-la a lidar melhor com este momento tardio da vida, que muitas vezes gera tristeza e desmotivação por diversos fatores.

A indicação é levá-la a ambos, pois o psicólogo por um lado irá auxilia-la psiquicamente e analisar terapêuticamente sua rotina e ver o que pode ser modificado para conseguir melhorar o quadro pessoal. O geriatra por outro lado irá ver a questão fisiológica e ver com precaução se há necessidade de se medicar algum remédio para juntamente com o atendimento psicológico, ter uma alteração no cenário do quesito depressivo de sua mãe.
Cuidem-se!