Grávida de 7 semanas pode fazer uso de Sertralina? Caso sim, quais são as consequências para o fe

4 respostas
Grávida de 7 semanas pode fazer uso de Sertralina? Caso sim, quais são as consequências para o feto?
Sendo direto e objetivo na tua pergunta: pode. A sertralina é para mim a primeira escolha em gestantes, já que durante a fase de amamentação é o antidepressivo mais seguro. Ainda assim, temos que avaliar cada caso em particular. Em geral, os sintomas da depressão e ansiedade fazem com que o nosso organismo produza substâncias que em excesso são mais danosas ao feto do que a sertralina, como o cortisol e a noradrenalina por exemplo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Vários fatores devem ser considerados quanto à questão de uma gestante usar ou não um antidepressivo. A gestação parece não ser um protetora quanto ao risco de desenvolver doenças mentais. Em pacientes com predisposição a faixa etária de maior risco está entre os 25 anos aos 44 anos. Se a paciente teve mais de dois episódios de depressão, não convem retirar o antidepressivo. mas dar preferencia àqueles que há mais estudos feitos. Particularmente minha preferencia é a Fluoxetina. Considero muito seguro e os estudos afirmam isso. Se não houver risco severo de uma recaída, pode-se tentar retirar ou usar a dose mínima possível nos 3 primeiros meses. Há gestantes que é imprescídível manter o tratamento sob o risco aumentado para a mesma e para o bebê, inclusive no pós parto. Abços.
A medicação para gestantes é controversa; principalmente pensando em tratamento de doenças não graves, sem evidente comprometimento da vida da gestante. Em geral, os obstetras são contrários ao uso de antidepressivos na gravidez. Os psiquiatras são mais liberais. Porém, todos concordam que é de "boa prática" evitar antidepressivos (por exemplo sertralina) no primeiro trimestre, até a 12 semana, devido a ser o momento mais "sensivel" do desenvolvimento do seu neném. Fato é que a sertralina parece ser o antidepressivo mais seguro para todas as fases da gestação e lactação, mas deve-se considerar que não existem evidências científicas fartas nem de segurança, nem de risco ao neném, em nenhuma fase. Existem alguns poucos estudos sobre possiveis problemas no ultimo trimestre. Em resumo: o remédio parece ser seguro, mas não existem provas inequívocas disso. Ao mesmo tempo, por menor que seja o risco, vale a pena usar esta medicação neste momento? Esta é a principal pergunta. Boa sorte!
Olá, boa tarde! Obrigada por sua pergunta. Sugiro que a avaliação dos riscos e dos benefícios do uso de um antidepressivo durante a gravidez deve ser discutida com o seu médico psiquiatra de confiança. Grata!

Especialistas

Magali Carmelo

Magali Carmelo

Psicólogo

Santo André, SP

Agendar uma visita
Beatriz Sevilhano Casado

Beatriz Sevilhano Casado

Psicólogo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Tratamento Em Psiquiatria Em Hospital Geral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.