Há 3 meses tenho apresentado crises de pânico, inicialmente, o psiquiatra passou Exodus 10 gotas e

10 respostas
Há 3 meses tenho apresentado crises de pânico, inicialmente, o psiquiatra passou Exodus 10 gotas e 1 mg de Rivotril, tive uma melhora de 70%, o psiquiatra optou por associar 10 gotas de Daforin, devido aos efeitos colaterais Escitalopram. É uma boa combinação?
Crises de pânico se caracterizam por picos de ansiedade, angústia ou medo súbitos, associados a sintomas físicos como falta de ar, palpitações, suor, "tontura", vista turva. Se forem seguidos de pelo menos um mês de preocupação excessiva em ter nova crise ou evitação de situações que possam provocar crises, fala-se em transtorno de pânico.

Exodus* (escitalopram) é uma das alternativas no tratamento do transtorno de pânico (TP). Daforin* (fluoxetina) é uma medicação aprovada no tratamento do TP.

Alguns médicos associam uma medicação como o Rivotril* (clonazepam), quando as pessoas têm crises muito fortes e se considera importante proporcionar um alívio mais rápido. Entretanto, a não ser em casos excepcionais, recomenda-se suspender este tipo de medicação após algumas semanas, pois potencialmente podem propiciar problemas de coordenação motora, de memória e quedas. O uso de medicações como o escitalopram e a fluoxetina, por outro lado, pode ser feito por períodos muito prolongados.

É importante conversar com o seu Psiquiatria a respeito e e se você já está fazendo uso da medicação é necessário observar como respondem ao seu organismo.

Estou à disposição.
Quem melhor pode responder isso é o psiquiatra que lhe acompanha, porque depende do que sente e quais efeitos coletorias. Você está fazendo psicoterapia com psicólogo também. É muito necessário as duas coisas. A medicação pode ajudar muito em sintomas físicos mas a psicoterapia irá à origem do que causou isso promovendo mudanças. Abraço
Bom dia!
Para tratamento de crises de pânico, usualmente nao costuma-se associar essas duas medicações. De qualquer forma, procure sempre tirar suas duvidas com o psiquiatra que está lhe acompanhando.
Olá, os colegas psiquiatras se posicionaram quanto às questões medicamentosas. Gostaria de manifestar minha experiência em relação ao atendimento com pessoas que apresentam graves quadros de Ataque de Pânico. Independente de elas estarem tomando medicação ou não, a psicoterapia realizada de forma apropriada tem um eficácia muito grande no caso do pânico que é na verdade picos extremos de ansiedade. Posso dizer sem exagero que é um dos tipos de quadros com melhor resposta e mais rápida, pelo menos na minha experiência. Com a psicoterapia é possível rapidamente (2 ou 3 consultas) suprimir as crises de pânico, aspecto que costuma ser o mais aversivo. Posteriormente é necessário continuar o trabalho para tratar a raiz do problema que é a ansiedade. A medicação pode ser muito importante para combater os sintomas, mas não deixe de procurar psicoterapia para poder atacar a origem do problema e, no momento adequado, desvincular das medicações. Espero ter auxiliado.
Vc não esclareceu quais os efeitos colaterais e a intensidade. O ideal seria usar uma das duas substancias, que são muito boas. Converse com o seu médico assistente.
Olá!! em relação aos medicamentos os psiquiatras já responderam,mas acredito muito na psicoterapia para crises de pânico,a medicação vai tirar os sintomas mas não o que te levaram a ter as crises. Na psicoterapia vamos entender o que te levaram a desencadear tais sintomas ,e ajudar a transformação de um funcionamento que está prejudicando sua vida. Abraço
Boa noite, os psiquiatra e alguns colegas já explicaram sobre os medicamentos, o que desejo sugerir para as crise de panico é de procurar algum psicologo perto de você que trabalhe com EMDR ou Brainspotting. Estas duas linhas de trabalho são muito adequada para tratar das crises de panico, e podem aliviar muito teu sofrimento. Para mais esclarecimento estou disponível a elucidar mais sobre isso.
Olá, apenas reforçando as ponderações dos meus colegas. Muitas vezes podemos agir como se apenas os remédios fossem os responsável pela nossa melhora. Por favor, não permita essa ideia guie seu comportamento. Às vezes é mais fácil fazer isso, pela velocidade e facilidade de usar os remédios. Mas sintomas de ansiedade ou depressão ou quaisquer outros muitas vezes são sinais de que você precisa rever sua vida de maneira profunda. É como se fosse seu corpo de avisando de que algo precisa ser repensado. Recomendo você pensar sobre 3 medidas:
1.Fazer psicoterapia: na terapia analítico-comportamental, te ajudamos a entender a função que as crises tem em sua vida. Função quer dizer quais as varáveis que contribuem para que essas crises ocorram. Para além disso, o foco nas cries pode está fazendo com que você deixe de olhar para aspectos relevantes da sua vida e você começa a buscar tanto a redução dos sintomas que esquece de viver a vida que você deseja. Em uma psicoterapia (atualmente você pode fazer até online, caso não tenha tempo para fazer presencialmente) você pode trabalhar questões que talvez você não perceba.
3.Cuide do seu sono: você tem dormido bem? se não, você tem criado uma rotina saudável de sono ou você passa o dia todo pensando e quando chega a noite espera que sua mente simplesmente desligue e você durma? Seja gentil e honesta(o) consigo mesma(o) e tente adotar uma rotina de sono mais adequada. Pesquise mais sobre "higiene do sono"
2.Exercícios físicos: realizar atividades aeróbicas, especialmente se for ao ar livre, é parte do tratamento de quaisquer questões emocionais (com dados científicos atestando isso). Por isso, vá correr, dançar, nadar, andar de bicicleta, fazer arte marcial, etc. Se uma dessas atividades brilharem ou já fizeram seus olhos brilharem no passado, vá em frente, permita-se, isso vai te ajudar muito! Espero ter te ajudado. Abraço!
Olá, pense na possibilidade de associar o tratamento medicamento a terapia comportamental. Espero ter ajudado.