É normal sentir o braço dormente quando se tem ansiedade ou crise de pânico?

31 respostas
É normal sentir o braço dormente quando se tem ansiedade ou crise de pânico?
Transtorno de ansiedade generalizada e pânico crônico tem vários sintomas físicos antes da crise de taquicardia. Um deles é a sensação de dormência e formigamento.

Sim, durante uma crise de ansiedade ou pânico, é possível sentir sintomas físicos, como dormência ou formigamento em várias partes do corpo, incluindo os braços. Esses sintomas ocorrem devido à resposta do corpo ao estresse e à ansiedade, que pode afetar temporariamente a circulação sanguínea e os nervos periféricos. Nestes casos, é importante notar se a sensação de dormência nos braços é temporária e se não representa uma ameaça à sua saúde. Se você está enfrentando sintomas recorrentes de ansiedade ou crises de pânico que afetam significativamente sua qualidade de vida, é aconselhável buscar a ajuda de um psicanalista para compreender e gerenciar melhor essas questões emocionais.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 150
Sim, é importante pontuar o seguinte, independente de ser um transtorno psicológico não podemos anular o físico pois quando alguém está tendo uma crise seja ela ansiosa ou indo pra um ataque de pânico a parte orgânica do corpo é afetada diretamente, então é completamente errado quando falam que é algo apenas psicológico.
Sugiro procurar ajuda primeiramente psicológica e a partir disso fazer uma caminho junto com seu/sua terapeuta sobre como agir.
Geralmente a ajuda psicológica já é boa e ajuda bastante os fatores orgânicos.
Sim, para a psicanálise os nossos sintomas são tentativas de saídas para nossos conflitos psíquicos. Diante disso aconselho que busque um analista/psicólogo para que possa avaliar quais questões possam ter associação com esse sintoma e a partir construírem saídas possíveis para o quadro, olhando para as especificidades da sua individualidade.
Sim, pode acontecer
Olá, o sintoma físico associado a uma crise de pânico ou ansiedade pode ocorrer de distintas formas, apesar de ter manifestações mais frequentes como os distúrbios cardiorrespiratórios, a falta de ar, a sudorese, etc. Entretanto, se você sente algum sintoma físico, seja ele qual for, a primeira conduta é passar em um médico para um diagnóstico diferencial. Caso se confirme a questão psicossomática, aí sim, seria interessante procurar um profissional da saúde mental. Sugiro um psicanalista.
Sim, durante uma crise de ansiedade ou pânico, é possível sentir sintomas físicos, como dormência ou formigamento em várias partes do corpo, incluindo os braços12. Esses sintomas ocorrem devido à resposta do corpo ao estresse e à ansiedade, que pode afetar temporariamente a circulação sanguínea e os nervos periféricos
A crise de panico provoca reações muito singulares, o normal é um lugar bem complexo nesse caso. Mas o panico por si só merece uma atenção especial, por isso o sintoma físico sempre dever ser acompanhado de um médico, mas os sintomas emocionais podem achar vasão em um bom processo terapêutico.

Sim, diversos sintomas corporais (psicossomáticos), podem ocorrer numa crise de ansiedade/pânico. O ideal é que vc busque ajuda profissional para não ficar sofrendo com questões que podem ser resolvidas. @lysipsicologa
Olá!
Para saber se trata-se de uma crise de pânico, precisa antes ser descartada a posse de algo orgânico, como um infarto, AVC etc.
Porém em crises de pânico ou até em doenças psicossomáticas podem acontecer os sintomas descritos.
Espeto ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Anamnese psicológica - R$ 150
"Compreendo que sentir dormência no braço durante uma crise de ansiedade ou pânico pode ser uma experiência assustadora. No entanto, quero tranquilizá-lo de que isso é um fenômeno relativamente comum e pode ser explicado pela forma como nosso corpo reage ao estresse. Durante momentos de ansiedade intensa, nosso sistema nervoso entra em modo de 'luta ou fuga', preparando-se para enfrentar uma situação de perigo. Isso envolve uma redistribuição temporária do fluxo sanguíneo para os músculos maiores, o que pode reduzir o fornecimento de sangue para outras áreas, como os braços. Isso pode causar a sensação de dormência, formigamento ou fraqueza. É importante lembrar que esses sintomas são passageiros e não costumam representar uma ameaça grave à saúde. Se você estiver enfrentando isso, considerar buscar apoio profissional, como a terapia, pode ajudar a lidar com a ansiedade e prevenir futuras crises. Você não está sozinho nessa jornada, e existem estratégias eficazes para o manejo da ansiedade. Lembre-se sempre de cuidar de si mesmo e procurar o apoio necessário quando precisar."
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 230
Sim, é possível! Ainda assim, recomendo a consulta tanto com um Psicólogo quanto com um cardiologista (para descartar possíveis causas físicas, além das psicológicas). No caso da Psicologia, entre em contato, podemos marcar uma consulta!
Durante crises de ansiedade ou pânico, a dormência nos braços pode ocorrer devido à resposta do corpo ao estresse, afetando temporariamente a circulação sanguínea e os nervos. Avalie se a dormência é passageira e não ameaça sua saúde. Se enfrentar sintomas recorrentes que prejudicam sua qualidade de vida, consulte um psicanalista para ajuda na compreensão e no manejo emocional.
Você pode obter esta resposta falando sobre isso que você nomeia de ansiedade e fazer uma análise juntamente com o psicanalista. Neste sentido, possivelmente terás uma resposta.
Olá, tudo bem? Eu diria que sim e não. Primeiramente é importante investigar junto a um clinico geral a possibilidade de alguma questão biológia, pois muitas vezes a crise de ansiedade é confundida com um enfarto e vice e versa. Descartada a possibilidade de alguma disfunção de ordem biológica... Ai sim poderemos dizer que sim; a crise de ansiedade pode ser a causa da dormência e formigamento.
Olá,muito obrigada por vc ter enviado a sua pergunta. Quando as pessoas têm ansiedade é comum ser jogada na corrente sanguinea dessa pessoa adrenalina e cortisol (essa adernalina é jogada pq o nosso sistema nervoso autonomo simpático foi acionado). A adrenalina faz com que o nosso coração bata muito rápido e a consequência disso é que uma boa parte do sangue vai para o coração e consequentemente as nossas estremidades ficam dormentes. Toda essa reação é feita para nos preparar para uma ação. O que vc tem que pensar é que existe um tempo onde essa reação vai acontecer, mas depois passa.
Espero ter te ajudado, qualquer outra duvida é só perguntar. Um abraço
Olá, como tem passado?
Uma crise de ansiedade ou uma crise de pânico pode se manifestar das mais variadas formas e sintomas, pensamentos repetitivos, manifestações no corpo e ações, uma delas pode ser a sensação de dormência no braço.
Para pensar mais a respeito procure um(a) psicólogo(a), pode ser interessante falar sobre essas crises, sobre o que pode estar relacionado a elas, em quais momentos surgem, como aparecem, como que elas se manifestam além da dormência no braço.
Espero ter ajudado.
Olá. Dependendo do grau de crise sim, é absolutamente normal que esses sintomas apareçam em um momento agudo de crise. É muito importante procurar ajuda profissional com um psicólogo para que o mesmo lhe ajude a superar essas crises, pois certamente estão relacionadas a sentimentos de evitação do qual está com dificuldades de poder lembrar, onde, a terapia lhe ajudará nesse processo.
Iniciar um acompanhamento terapêutico em busca do autoconhecimento, poderá ser muito benéfico para avaliar o que pode estar acontecendo e buscar meios de reduzir o sofrimento que você tem enfrentado. A ansiedade é sintoma de algo que pode não ter sido resolvido e temos como trabalhar isso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Sim, é possível que você sinta manifestações físicas ao sentir ansiedade. Caso isso esteja acontecendo com você, seria interessante buscar por uma ajuda profissional para que você possa ter um espaço de escuta com possibilidades para falar mais sobre o que tem sentido!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 140
Sim, esses sintomas podem ser de ansiedade ou crise de pânico. Mas não da para avaliarmos somente com esses sintomas sem que escute o seu caso, como ta sua vida por trás disso. Por isso, indico que procure um profissional para entender melhor essas questões.
Acho que se você achasse "normal", não estaria sequer perguntando, não é...? - Mas em todo caso, eis aí uma boa pergunta para você se fazer em sua psicanálise: já pensou em iniciar um tratamento psicanalítico para investigar e tratar disso tudo clinicamente com um psicanalista...?
O transtorno da ansiedade generalizada (TAG), segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. Estes sintomas psicossomáticos precisam ser trabalhados em análise pois apenas compreendendo a causa do adoecimento é possível eliminar o sintoma.
Sim, sentir o braço dormente pode ser um sintoma comum durante episódios de ansiedade ou crises de pânico, devido à resposta do corpo ao estresse. No entanto, é importante que qualquer sintoma persistente ou preocupante seja avaliado para descartar outras possíveis causas. Estratégias de manejo, incluindo terapia e técnicas de relaxamento, podem ser eficazes. Se você está enfrentando esses sintomas frequentemente, considerar procurar a orientação de um psicólogo ou médico é um passo importante. Estou à sua disposição, entre em contato para agendar uma sessão de psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Tanto o transtorno de ansiedade generalizada, quanto o quadro de pânico crônico possuem vários sintomas físicos, dentre eles, a dormência e o formigamento. Porém, para melhor análise do seu caso, busque um profissional da saúde (Psiquiatra/Clínico Geral e Psicologia).
A Síndrome do Pânico pode desencadear vários fenômenos físicos, assim como o qual você descreve. Tais processos psicossomáticos são um dos fatores chave para o processo de diagnóstico. Mas para chegar ao diagnóstico tanto a investigação psicológica e médica são necessárias. Cuidado com o autodiagnóstico!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá tudo bem ? Oara aqui, durante uma crise de ansiedade ou pânico, o corpo pode passar por uma resposta de "luta ou fuga", na qual o sistema nervoso simpático é ativado, resultando na liberação de hormônios do estresse, como a adrenalina. Essa resposta pode levar à vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo para áreas não essenciais, como os braços, o que pode causar sensações de formigamento, dormência ou fraqueza. Além disso, a hiperventilação, comum durante uma crise de ansiedade, pode reduzir os níveis de dióxido de carbono no sangue, levando à alcalose respiratória, que também pode contribuir para sintomas de dormência e formigamento nos braços.
Me coloco a disposição. Oara Milametto Mendonça
@oaramendonca
Sim, é possível e é relativamente comum sentir dores no braço e no corpo durante crises de ansiedade e pânico. Isso acontece porque nos momentos da crise o corpo pode liberar hormônios do estresse, como a adrenalina, e eles podem causar tensão muscular e sensações de dor por várias partes do corpo, incluindo o braço. Se a dor for grave e muito frequente, recomendo que você busque orientação médica. E para as crises, que estão fortes o suficiente a ponto de causar dor, é recomendável um acompanhamento psicológico. Caso queira conversar, pode ficar a vontade para me chamar.
Olá! Como está?

É comum sentir formigamento e sensação de dormência em algumas regiões do corpo durante a ansiedade e/ou crise de pânico, e as regiões do corpo podem variar de pessoa para pessoa. Tendemos a enxergar o corpo como um inimigo nessas horas, pela sensação terrível que não podemos controlar. Por isso é tão importante aprender a escutar o que seu corpo tem a te dizer, pois ele reflete seu emocional. O que essa ansiedade tem a comunicar? Será algum limite pessoal que estamos desrespeitando em nós mesmos? Será que estamos validando nossos sentimentos? Qual o nome da sua dor: medo, raiva, frustração, ressentimento, culpa?

Caso queira, estou aqui e será um prazer ajudar. Vamos juntos
Sim, é possível sentir sintomas físicos como dormência ou formigamento nos braços durante episódios de ansiedade ou crises de pânico. Isso ocorre devido à resposta do corpo ao estresse extremo.
Durante momentos de ansiedade ou pânico, o corpo entra em um estado de alerta elevado, conhecido como resposta de luta ou fuga. Isso desencadeia uma série de mudanças físicas no corpo, incluindo o aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada e tensão muscular. Essas alterações podem interferir no fluxo sanguíneo e na circulação, resultando em sensações de dormência, formigamento ou fraqueza em diferentes partes do corpo, incluindo os braços.
Além disso, a hiperventilação, que é comum durante ataques de pânico, pode levar à diminuição dos níveis de dióxido de carbono no sangue, causando sensações de formigamento ou dormência nos membros.
É importante ressaltar que, embora esses sintomas possam ser assustadores, eles geralmente não representam uma ameaça à vida. No entanto, se você está experimentando esses sintomas com frequência ou se eles estão interferindo significativamente em sua qualidade de vida, é recomendável procurar orientação médica e/ou psicológica. Um profissional de saúde qualificado pode ajudá-lo a entender suas preocupações, fornecer um diagnóstico preciso e desenvolver um plano de tratamento adequado às suas necessidades individuais.

Durante uma crise de ansiedade, o corpo entra em um estado de alerta extremo, desencadeando uma série de reações físicas e emocionais.
Que pode incluir tensão muscular e hiperventilação, afetando a circulação sanguínea e causando sensações de dormência ou formigamento.
Essas respostas são parte da reação de "lutar ou fugir" do corpo diante de uma ameaça percebida, mesmo que a ameaça seja apenas uma sensação de perigo iminente e não uma situação real. A Psicanalise pode ajudar entender estas questões.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 90