Há alguma forma de amenizar crises de ansiedade com exercícios respiratórios?

14 respostas
Há alguma forma de amenizar crises de ansiedade com exercícios respiratórios?
Olá! Muitas técnicas de respirar fundo, lentamente, focar no presente podem até aliviar momentaneamente os sintomas. Praticar atividade física regularmente, além de fazer bem à saúde como um todo, é um grande aliado no combate a ansiedade.
A ansiedade é uma questão psicológica, essas técnicas podem até ajudar, entretanto não devem ser o principal tratamento, você deve buscar ajuda especializada e correta para tratar as crises, que merecem muita atenção.
Procure ajuda profissional de um Psicólogo para orientação mais direcionada ao seu caso.

Olá existem sim estratégias para amenizar um dos sintomas que mais aprecem em um episódio de ansiedade, que é a alteração de respiração. Mas somente ele não é eficaz para lidar com essa ansiedade, é preciso ser combinado com outras estratégias, que podem ser trabalhadas durante um processo psicoterapêutico. Espero ter ajudado, fico a disposição caso precise, abraço!!!!
Com a função de amenizar, como você diz, acho possível em um momento ou outro menos agudo. No entanto, como forma de tratamento não penso ser eficaz pois não vai à raiz da questão. Se o seu corpo tem se manifestado dessa forma, pelas crises de ansiedade, isso pode indicar a necessidade de fazê-lo ser escutado de outras formas que sejam menos sofridas para você. É importante que você possa fazê-lo se manifestar de outros modos, isto é, que consiga tratar aquilo que você não tem acessado, que tem ignorado, e que tem se apresentado de forma tão violenta. A psicanálise trabalha com a premissa de que uma grande parte dos nossos processos mentais operam a nível inconsciente. Portanto, eles são uma parte fundamental em nós que buscamos ignorar, que desconhecemos, mas que insiste em se apresentar na vida cotidiana, seja por escolhas e gostos nos quais não nos reconhecemos, comportamentos repetitivos, às vezes danosos, enxaquecas resistentes, preferências amorosas ou até mesmo no que tem sido chamado de crises de ansiedade e diversos outros diagnósticos que ao fornecer o nome, nomear o sofrimento vivido pelas pessoas, não diz nada sobre o que tem produzido esse sofrimento. Diante disso tudo, acho importante que você pense na diferença entre amenizar um sintoma e trata-lo.
Existem muitas técnicas a respiração é uma delas , mas tem outras técnicas e instrumentos passados pelo psicólogo, consulte um, para uma avaliação.
Bom dia! Existem várias técnicas de respiração e relaxamento que ajudam, mas é bom você passar por um profissional da área de Psicologia para ver quais são as causas desta ansiedade.
Sim. Recomendo que você faça hatha yoga ou meditação taoista. Ambos trabalham a respiração.
Boa tarde!
É possível sim! Nosso corpo começa a entender que não estamos em perigo, e acabamos nos acalmando quando respiramos fundo e devagar...
Porém, a respiração sozinha não resolve o problema.
É como se houvesse um incêndio florestal, e você tem alguns extintores... Eles podem resolver o fogo momentâneo, mas o que causou o fogo? Se não for tratado, o fogo virá de novo e de novo até que apenas os extintores não "deem conta" de apagar.
Por isso, fazer psicoterapia é importante.
Oie! É possível amenizar a ansiedade com exercícios de respiração sim! Mas, é muito importante ter o ampara de um profissional da Psicologia. É sempre importante você se questionar "o que eu preciso fazer nesse momento pra aclamar". Em casa, tomar banho gelado pode ser super benéfico ou molhar as mãos/pulsos e o rosto/nuca com água gelada. Isso pode te proporcionar o alívio em momentos de crise de ansiedade. A psicoterapia em situações assim seria importante porque te ajudaria a entender quais estratégias funcionam ou não pra você nestes momentos. Espero ter ajudado (:
Geralmente essa eh a primeira ação a ser realizada em uma crise de ansiedade.. eh interessante q busque um maior entendimento sobre o assunto, pq n adianta apenas tecnica de respiracao.. é preciso entender e buscar as causas das crisesm p que elas acabem.
Sim, é possível amenizar as crises de ansiedade com algumas técnicas. Porém, é necessário descobrir a causa ou o gatilho para essas crises. É efeito colateral de alguma medicação? É uma situação de relacionamento ou no trabalho? Algum medo? O psicólogo é um profissional com formação ampla, e o mais indicado para descobrir a causa e o melhor tratamento para a sua situação. Não perca tempo e dinheiro com soluções prontas, conte com um profissional adequado.
Você pode pesquisas por técnicas clássicas de relaxamento, como respiração diafragmática, expiração alongada, alternar as narinas enquanto respira etc. Existe também a possibilidade de relaxamento muscular progressivo e técnicas de mindfulness (de preferências as que possuem comprovação científica e que são aplicáveis ao seu dia-a-dia. Não adianta aprender uma técnica que não vai conseguir aplicar). São todas técnicas que ajudam a atenuar os sintomas em um momento tenso, embora não tratem a ansiedade em si. Alguns profissionais da psicologia adotam o Mindfulness em sua prática clínica e o resultado é significativo e amparado por evidências científicas.
Olá! Sim, há uma gama de técnicas respiratórias que podem ser utilizadas no controle de crises de ansiedade. Vale ressaltar que tais crises são complexas e multideterminadas, o que pode exigir uma compreensão aprofundada sobre este fenômeno. Além das técnicas utilizadas para o controle, o processo de psicoeducação pode te auxiliar a compreender melhor sobre estes sintomas apresentados, além da haver a possibilidade de um trabalho multiprofissional a depender do nível de sofrimento causado pelas crises.
Sim, técnicas respiratórias podem ser uma forma eficaz de amenizar crises de ansiedade. A respiração profunda e consciente pode ajudar a acalmar o sistema nervoso e reduzir os sintomas de ansiedade. Alguns exercícios respiratórios que podem ser úteis incluem: por exemplo a respiração diafragmática, a respiração quadrada dentre outras.
Além dos exercícios respiratórios, é importante abordar as causas subjacentes da ansiedade. A terapia baseada em mindfulness pode ajudar a desenvolver uma maior consciência dos pensamentos e emoções, aprender a lidar com o estresse de forma mais saudável e adquirir ferramentas para gerenciar a ansiedade.
É importante buscar o apoio adequado para uma abordagem abrangente ao lidar com a ansiedade. Estou à disposição para te ajudar nesta jornada.

Olá, existem técnicas respiratórias que ajudam no controle da ansiedade, porém essas técnicas vão amenizar os sintomas, mas não a causa da ansiedade.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!