Há relação cientificamente comprovada entre disbiose intestinal e dislipidemias?

4 respostas
Há relação cientificamente comprovada entre disbiose intestinal e dislipidemias?
Bom dia!
Nunca li nenhum artigo científico sobre esse assunto.
A colega nutricionista, Maria Rangel, colocou com bastante propriedade sobre o tema, mas o nosso arsenal terapêutico para tratamento das Dislipidemias está um pouco longe desse mecanismo de ação, inclusive nos sentimos às vezes, em uma encruzilhada quando nossos pacientes apresentam intolerância às medicações disponíveis.
Bastante interessante a pergunta, e mais ainda a resposta.
E sigamos sempre aprendendo...
Muita Paz!

Sim. Diversos estudos mostram esta relação, entre a disbiose intestinal e Doenças Cronicas Não Transmissíveis (DCNT), tais como dislipidemias, diabetes melito e obesidade, entre outras. Por exemplo Nagpal et al - Gut microbiota in health .... De forma muito resumida e simples a explicação é que: a alimentação influencia a composição da microbiota e caso haja mais bactérias patogênicas do que bactérias benéficas, este desequilíbrio leva a disbiose que por sua vez altera a mucosa intestinal e gera aumento da permeabilidade do intestino, e diminuição da seletividade na absorção de bactérias, toxinas, proteínas e isto pode gerar uma inflamação local ou sistêmica. Por isto a ingesta através da alimentação/suplementação de probióticos (micro-organismos vivos), prebioticos (oligossacarídeos não digestíveis que "alimentas bactérias ) e simbióticos ( que contem os dois anteriores) podem ajudar ou prevenir doenças do tipo DCNTs.
Há evidências que mostram que um intestino desregulado e inflamado, como a Disbiose intestinal é um fator de risco para o desenvolvimentos de obesidade, diabetes, síndrome metabólica e aumento nos níveis de colesterol, glicose, proteína C-reativa. Essa associação está ligada com os tipos de bactérias encontradas nesse tipo de situação como mostrado no estudo de Zupancic et al 2012. Para tratamento da Disbiose Intestinal procure o Nutricionista. Um abraço.
Sim, há relação cientificamente comprovada da disbiose intestinal com diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), incluindo as dislipidemia, como já confirmado e fundamentado pelas colegas acima. No entanto, não se pode inferir que a diabiose é a causa de níveis de colesterol elevado, porque as dislipidemias em geral são multifatoriais. Aconselho que busque um médico e um nutricionista para acompanharem o caso de modo sistemático. São duas disfunções (a disbiose e a dislipidemia) que precisam ser tratadas.