Há um tempo,de repente,tive uma sensação bem ruim de angústia, inclusive com sintomas físicos como

22 respostas
Há um tempo,de repente,tive uma sensação bem ruim de angústia, inclusive com sintomas físicos como suor frio,"entalo" na garganta etc. Isso ocorre em crises pois tem momentos que estou relativamente bem. Estou em dúvida de que profissional buscar?
Sua descrição se encaixa em sintomas de transtorno de ansiedade, é importante dizer que se faz necessário uma avaliação mais criteriosa para confirmar o diagnóstico.
Quanto ao profissional de saúde que deve procurar é mesmo o psicólogo, que, de acordo com a avaliação lhe sugerirá algum tratamento de apoio ou não.

O psiquiatra é o profissional capacitado para lhe diagnosticar e prescrever o tratamento mais adequado, seja farmacologico, seja psicoterápico ( a maioria dos convenios por exemplo exigem o encaminhamento do psiquiatra) ou ambos.
O nosso dia a dia nos exige seja em casa, no trabalho ou nas relações sociais.

Isso nos leva muitas vezes a nos sentirmos vulneráveis e pensarmos que não conseguiremos dar conta.

Quando aparecem os sintomas relatados é necessário um espaço para poder falar a sobre o que lhe incomoda, e como se fortalecer afetivo e emocionalmente, para isso recomendo a Psicoterápia.

O trabalho Psicoterapeutico, com um profissional de sua confiança, lhe auxiliará a um auto conheciemento e consequentemente lidar melhor com seus sentimentos e emoções.

Abraços.
Olá!!
Sensações de angústia, são emoções contidas, que em um momento da vida do indivíduo não foram liberada!
Um psicólogo clínico poderá auxiliar você, de uma forma criativa a buscar novas possibilidades, além dessas que, estão te impedindo de fluir espontaneamente!
Ok. Como foi dito, no momento, o psiquiatra é um dos profissionais que pode te ajudar com o diagnóstico e medicação para diminuir esses sintomas. No entanto, o tratamento terá mais eficácia com a terapia. Trabalho com a abordagem EMDR, uma nova abordagem, que tem como meta dessensibilizar e reprocessar traumas e problemas psicológicos. A terapia é recomendada pela organização mundial de saúde devido sua eficácia. Se puder fazer seu tratamento nessa linha, ótimo. Mas, fica a critério do cliente qual terapeuta quer. Fica a dica...
Pela descrição que você deu da situação vivenciada, você pode estar enfrentando um momento de ansiedade. você pode buscar ajuda de um Psicólogo primeiramente e ele vai fazer uma avaliação da situação e, se for o caso, lhe encaminhar para um Profissional da área da Psiquiatria. É importante avaliar por que sente angústia e o nó na garganta, o medicamento vai amenizar os sintomas, mas o que está lhe causando a angústia, trabalha-se na Psicoterapis.
Bom dia,

Há quanto tempo tem tido essas "crises"? Se teve um início pode-se dizer alguma coisa sobre esse período, o qie estava acontecendo com você, com pessoas próximas?Você teve vontade de dizer alguma coisa e não pôde?
Atualmente, há alguma coisa ainda te incomodando? Se tem algo.... o que você pode fazer em relação a isso? Se você se fizer essas perguntas ( no sentido de que muitas vezes, o sentimento de angústia são palavras não ditas, e podem inclusive gerar doenças) e respondê-las e isso te desangustiar você não precisa precisaria procurar profissional. Mas se ainda assim continuar angústiado, procure um profissional cuja abordagem você se identifique.

Abc

Danilo
Busque um psicólogo, de preferência linha cognitivo-comportamental, para que este faça um diagnóstico mais detalhado. Este se necessário lhe encaminhará a um psiquiatra para que juntos possam conduzir o caso. Mas é muito importante que você busque a ajuda de profissionais para que seja diagnosticada corretamente, e consiga caminhar com o tratamento. Normalmente trabalhar com uma equipe multidisciplinar garante mais resultado do que apenas concentrar em uma única possibilidade.

Boa sorte.
Os sintomas da ansiedade, por envolverem muitas vezes essas interações orgânicas (taquicardia, tremor, falta de ar,...) podem ser muito assustadores. Entretanto, é interessante poder pensar que eles estão representando partes suas que não estão conseguindo se expressar adequadamente. Esses sintomas poderão então ser acolhidos como um pedido de cuidado. Com a ajuda de uma psicoterapia pode ser possível re-integrar essas partes "excluídas" para que possam ser sentidas novamente como um todo, algo de dentro, e não algo invasivo e estranho como podem estar sendo sentidas.
Além do que já foi falado e estou de acordo, e se lhe causa sofrimento, indico que inicie o tratamento psicoterápico, pois a vivência com outra pessoa fora das suas relações diárias, ou seja o(a) psicólogo(a), pode lhe proporcionar alívio.
Olá!
Sua dúvida, penso, seja devido a estar preocupada com os sinais físicos que sente não de forma frequente, mas, recorrente. Como não relata uma condição de maior sofrimento (o que lhe levaria por exemplo, a buscar uma emergência médica), lhe indico a buscar um psicólogo para melhor ajudá-la a entender essas ocorrências de reação física para até mesmo sendo necessário, melhor se explicar a um médico.
Espero te-la ajudado.
Abraço
Independente de qualquer abordagem procure primeiramente o psiquiatra para se necessário entrar com a medicação e com certeza encaminhará para psicóloga para minimizar seu sofrimento, pois seu organismo ja esta manifestando suas angustias.
Att.
Mônica Araújo
Neuropsicologa
Deve procurar um psicologo e um psiquiatra!!!
Angustia representa divisão, algo que precisa analisar para fazer escolhas. A terapia cognitivo comportamental e o EMDR poderão te ajudar a entender melhor o que acontece e os ativadores que geram esses sintomas. Faço votos de melhoras!! Abraço.
Ola Bom Dia De preferência procure um psicólogo pois com certeza poderá lhe ajudar, e muitos casos não necessita de medicamento. Se caso necessitar ele mesmo encaminha. Abraço
Procure um psicólogo, pois, atualmente você aparenta ter crises de ansiedade, porém com o acompanhamento você pode começar a tomar consciência das causas dessas crises, inclusive para que as mesmas não se agravem.
Tenho dito sempre que medicamentos devem ser recomendados somente em ultimo caso, quando já se esgotaram as possibilidades de tratamento psíquico. Diante da vasta variedade de resposta, recomento que procure um profissional honesto e competente, sem se preocupar com qual a linha ou abordagem ou técnica sera ideal. Um profissional honesto e competente vai lhe proporcionar o melhor tratamento.
Conforme a sua queixa, eu apresento o enfoque multidisciplinar para o tratamento mais eficaz no seu caso. O atendimento com o médico clínico é o primeiro momento, pois este identificando a necessidade de suporte com médico psiquiatra já estará firmando parceria profissional. É importante enfatizar que, na realidade, o tratamento com Psicólogo (a) de sua confiança já pode ser iniciado, pois este profissional também terá como objetivo aumentar o grau de funcionalidade do seu organismo e a adaptação social nesta condição atual ao qual se encontra.
Mesmo sendo similar aos sintomas de alguns transtornos psicológicos, sugiro também consultar, além de um psicólogo, um médico, clínico e /ou psiquiatra, para ter uma pesquisa e uma análise mais completa e detalhada, sobre sua vida e histórico familiar. Desejo melhoras e Q receba a ajuda adequada. Att, Débora Da Rós
Procurar um psicólogo para uma avaliação é de total relevância. A psicoterapia com certeza vai lhe ajudar e, se necessário, também será encaminhada para algum outro tipo de apoio, como o medicamentoso, por meio de um psiquiatra.

É realmente importante que a via medicamentosa seja feita com encaminhamento, pois o tratamento pode ter exito somente com a psicoterapia. O profissional psi vai considerar se a ajuda de fármacos é imprescindível ou não.
Pelo que você escreveu, você já teve crise de ansiedade. Sugiro que você procure a um psicólogo, com a abordagem de sua preferência, e de preferência, o psicólogo de confiança. Ele fará uma avaliação para que você tenha um tratamento adequado.
Poder ser sintomas de Ansiedade, aconselho você a procurar um Psicólogo para avaliar melhor estes sintomas.

Att. Dr. José Dilson