Já faz um tempo que faço alongamentos diários nos membros inferiores. Porém sinto que minhas articulações

5 respostas
Já faz um tempo que faço alongamentos diários nos membros inferiores. Porém sinto que minhas articulações do quadril não acompanham a evolução do alongamento nos músculos, parece que elas não ganham amplitude. Isso é normal? Elas demoram a acostumar com a abertura?
Tem que avaliar a biomecânica do seu quadril e membros inferiores. Nem Sempre o alongamento do quadril necessariamente acompanha o alongamento dos membros inferiores. Seu quadril precisa ser avaliado podendo ter algum encurtamento da cápsula ou outras situações comentadas pelo colega acima. Procure um fisioterapeuta para fazer uma avaliação funcional. Estou a disposição para tirar suas dúvidas.

Bom dia. O ganho de amplitude de movimento articular é dependente de uma série de fatores como
o tempo de encurtamento muscular (encurtamentos crônicos exiges um tempo maior de treinamento para retorno ao normal),
doenças ósseas (artrose, "esporões ósseos", calosidades como as do impacto do quadril...)
hábitos posturais (modo de sentar, modo de cruzar as pernas...)
formato do seu osso (alguns tipos de articulação não conseguirão nunca realizar determinados movimentos, mesmo com treinamento, por haver algum tipo de impedimento mecânico pelo próprio formato do osso)

Para uma avaliação completa procure um especialista para localizar a causa e tratá-la.
Nesse caso o mais indicado seria uma avaliação da articulação do quadril, a qual muitas vezes pode estar com alguma restrição, causando diminuição da sua amplitude de movimento.
O alongamento muscular por si só realizado incorretamente pode gerar sobrecarga muscular o que pode gerar dor ou limitar o movimento . O segundo aspecto é que nem sempre o alongamento muscular acompanha o arco de movimento da articulação . Ganho de arco de mobilidade depende de inúmeros fatores conforme os descritos acima ...
Primeiramente, seria interessante ter um acompanhamento profissional adequado para identificar se você está realizando estes exercícios corretamente. Além disso, quais os seus objetivos? Seria uma reabilitação de lesão? Seria para competir nas olimpíadas?

Há uma grande possibilidade de alongamentos que podem ser realizados para os membros inferiores.
Você poderia buscar educadores físicos, fisioterapeutas, professores de dança (em especial, ballet) e iôguis (praticanetes de yoga).
Baseado na minha experiência, acredito que o mais especializado e que têm maior entendimento para te auxiliar nisso tudo seria um professor de yoga.
Um profissional de educação física com histórico de ter sido dançarino ou atleta de ginástica olímpica (artística), por exemplo, poderia também te dar o melhor tipo de orientação.