Já sofri ansiedade e síndrome do pânico. Meu pai é bipolar. Porém, estou com extremo medo de ficar

7 respostas
Já sofri ansiedade e síndrome do pânico. Meu pai é bipolar. Porém, estou com extremo medo de ficar esquizofrênico. Fico em extrema vigilância em tudo. Tenho medo de surtar quando saio de casa. Não vejo nem ouço nada. Contudo, esse meu estado pode ser um estado inicial da doença.?
A presença de transtorno afetivo bipolar em seu pai torna suas filhas com mais chances de também desenvolverem quadros de bipolaridade. Na biporalidade temos sintomas parecidos com sintomas presentes na esquizofrenia.

É importante que se esses pensamentos e seu histórico familiar já está te preocupando, que seja feito um acompanhamento psicoterápico. Isso certamente, já seria uma possibilidade de passar todas as reais evidências que tem acometido, saber sua rotina e os momentos que desencadeiam esses tipos de pensamentos. para levantar hipóteses diagnósticas é importante relatar todo o histórico para um profissional, ok?
O diagnóstico de Esquizofrenia precisa ser feito por um profissional de saúde mental dentro de um contexto de cuidado. Não é um diagnóstico simples, visto que há vivências que se comparam às de outros processos de adoecimento. Procure um profissional para wue receba todo o cuidado necessário nesse momento.
Você pode ter predisposição genética para transtorno bipolar, mas não necessariamente o desenvolverá. Acredito que o fato de você preocupar-se demasiadamente se adoecerá faz com que se torne excessivamente atento a si mesmo, o que acaba elevando sua ansiedade e gerando o medo de surtar. Se for um quadro de ansiedade seus sintomas não estão relacionados a esquizofrenia. Acredito que seria adequado procurar um acompanhamento especializado para acompanhar suas preocupações, e averiguar o que realmente está acontecendo.
Diante dos sintomas descritos acima não se pode fechar a hipótese diagnóstica de esquizofrenia, contudo considero importante que busque um acompanhamento psicológico para que você possa ser feito um diagnóstico e tratamento.
É difícil avaliar um quadro psicótico como a esquizofrenia apenas pelo que você relata, mas uma vez que você já tenha sido diagnosticado com um transtorno de ansiedade é importante você passar por nova consulta e ver se esses sintomas estão controlados, ou eventualmente precise de novo tratamento.
De fato o componente genético para transtornos psiquiátricos de maneira geral é muito relevante, mas não garantem que filhos de pais com transtorno psiquiátrico necessariamente o desenvolverão. Acredito que pra você ficar mais tranquilo procure seu psiquiatra que o tratou/trata seu transtorno ansioso e realize uma avaliação mais detalhada de seu quadro atual.
Espero ter ajudado.
Jacqueline Segre
Olá! O próprio estado de ansiedade pode estar desencadeando essa extrema vigilância, e isso está muito mais associado aos seus medos e sintomas físicos típicos de crises de ansiedade e ou do pânico. Isso acaba desenvolvendo pensamentos persecutórios (perseguição) e desconfiança de tudo e todos. Acredito que você precise investigar mais isso com um Psicólogo, Psiquiatra ou Neurologista já que você tem histórico familiar de bipolaridade e sendo assim, têm maior propensão a desenvolver. Investigue, pois quanto mais cedo começar o tratamento, mais controle e melhora na qualidade de vida você conseguirá.